Como contratar um funcionário temporário

Em razão da possibilidade de crescimento das vendas em épocas comemorativas, como Natal, Páscoa e dias das mães, dos pais e dos namorados, por vezes, as empresas precisam de ajuda redobrada para suprir a demanda de atendimentos.

Nesse contexto, é comum a abertura de vagas temporárias para garantir a satisfação dos clientes. Mas você tem ideia de como a chamada de novas pessoas deve ser conduzida? Continue lendo este post para saber como contratar um funcionário temporário para seu empreendimento!

Defina seus objetivos

Antes de dar início ao processo de seleção, é necessário que você tenha clareza sobre as demandas do negócio, pois elas impactam no tipo de contratação que será efetivado. É importante saber respostas para perguntas como: qual é o tipo de função que o contratado deve exercer? Qual meta o funcionário deve alcançar? Quantas pessoas serão necessárias para um atendimento de alta performance?

Já com um plano definido, chega a hora de escolher que organização intermediará as contratações temporárias. A mediação de outra companhia é obrigatória nesse processo, pois, caso contrário, o trabalho poderá ser considerado dentro do regime efetivo, ou seja, CLT.

Escolha o melhor modelo de contrato

A contratação temporária, segundo a Lei nº 9.601/98, pode ser aplicada em três hipóteses: quando há contrato de trabalho sazonal, transitório e de experiência. Veja, a seguir, as diferenças entre esses modelos:

Sazonal

Destina-se às atividades que apresentam uma grande oscilação na demanda durante o ano. A fabricação de ovos de Páscoa e a presença do personagem do Papai Noel nos centros comerciais são alguns exemplos de trabalho sazonal.

Transitório

Aplica-se na execução de uma obra específica, como uma campanha especial, e na substituição da equipe, como na cobertura de férias de um funcionário efetivo.

Experiência

Volta-se a verificar se o profissional é apto para exercer determinada função. Com a reforma trabalhista já em vigor, o prazo máximo de duração do período de experiência é de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.

Entenda as vantagens de um funcionário temporário

Além de gerar novas oportunidades de trabalho, o contrato temporário oferece uma série de benefícios para o empregador. A principal vantagem é não arcar com os custos de um vínculo empregatício, como multas e FGTS, diminuindo o processo burocrático e as despesas. Essas obrigações passam a ser de responsabilidade da organização que assume o andamento do processo de seleção dos candidatos.

Outra vantagem possibilitada pela empresa que terceiriza os serviços temporários é o treinamento. O candidato chega ao posto de trabalho pronto para exercer suas atividades, e, caso seja necessária a troca de mão de obra, o processo é rápido.

Contrate um funcionário temporário rapidamente

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, entenda de fato como contratar um funcionário temporário para o seu negócio. Anote as dicas:

Planeje as chamadas por períodos

Procure pensar na sazonalidade com antecedência. Estimativas de vendas para as épocas mais produtivas do ano podem ajudar a prever quanta mão de obra extra será necessária para que a empresa continue a desempenhar as atividades em alto nível, sem que haja diminuição do ritmo.

Conte com a expertise de uma empresa terceirizada

A contratação de uma companhia de intermediação é obrigatória, como já foi dito. Por isso, procure instituições que tenham boas referências no mercado e experiência com o seu produto. Avalie comentários, peça referências e visite a unidade de trabalho.

Siga os procedimentos legais

Consulte o departamento jurídico de sua empresa antes de iniciar os processos de recrutamento. Os contratos temporários exigem tanta atenção quanto os de prazo indeterminado. Dessa forma, você terá tranquilidade e tempo para se dedicar às demais questões estratégicas da empresa.

Este post lhe ajudou a entender melhor como contratar um funcionário temporário? Então, o que acha de conhecer as ideias da Adilis para aumentar a produtividade do seu negócio? Visite nossa página de soluções!


Por Adilis power by: Time Prime

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *