Escolhendo a pesquisa de mercado correta

Escolher corretamente a pesquisa de mercado pode ser um desafio para pequenas e médias empresas, pouco dinheiro, falta de conhecimento por onde começar, e até mesmo desafios maiores como: o que de fato quero saber em uma pesquisa de mercado.

É fato que as pesquisas de mercado ajudam não somente para descobrir o que anda acontecendo atualmente, mas também geram insights excelentes para novos lançamentos, descobrir novas necessidades dos consumidores e quais as tendências futuras do mercado que atuamos.

Há diversas tipos de pesquisas de mercado, cada uma trás respostas e possibilidades diferentes: as pesquisas primárias e secundárias são as bases para começar os estudos de mercado.
Pesquisa primária – onde você mesmo gera os dados para sua análise, buscando de forma mais específica as respostas para chegar ao seu objetivo. Neste tipo de pesquisa há diversas maneiras de executar, como por exemplo, pesquisas quantitativas que visam buscas o maior número de respostas possíveis para tirar as conclusões. E também a pesquisa qualitativa, geralmente feita através de grupos focais, onde aqui o objetivo é buscar insights, ideias e opiniões de cada consumidor, a ponto de formar uma resposta qualificada para sua questão chave.
Pesquisa secundária – aqui você busca resposta em pesquisas já existentes, como por exemplo dados de setores de mercados geralmente produzidos por pesquisas governamentais, assim como os dados geográficos e demográficos. Neste tipo de pesquisa é possível encontrar resposta para o cenário atual de um dado segmento de mercado, região, população dentre outros relacionados a grupos de pessoas. Este tipo de pesquisa é muito usado no início de tudo. Franquias costumas usar com frequência essas pesquisas para conhecer melhor a região onde se pretende abrir um novo ponto.

Foi exatamente pesando nisto que o Time Primer by Google lançou a série: Dê um gás nas suas estratégias de marketing usando a pesquisa correta, e é essa sequência de conhecimento incrível que você vai poder conferir nos três links abaixo. Aproveitem em bons estudos.

1 – O que podemos aprender com nossos concorrentes

2 – Pesquisa de Mercado: como ler a mente dos consumidores

3 – Transforme opiniões em insights com grupos focais

Por Jorge Cavalcante Power By Time Primer

Os Melhores Livros de Administração e Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *