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Mix de Marketing – Preço

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante em
Mix de Marketing – Preço
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O preço é a parte crucial do mix de marketing, pois tem que levar o cliente a comprar o produto em volume suficiente para que se obtenha lucro.

É, também, o elemento mais flexível do mix, pois pode ser mudado rapidamente. O produto só terá sucesso se tiver um preço adequado e justo.

Encontrar um preço justo e correto para o produto é uma das funções do marketing.

Para isso, você deve se basear em três critérios:

Fonte: Portal ADM

> Fixação dos seus preços a partir dos preço praticado pela sua concorrência. Se você oferece um diferencial em relação à concorrência, o seu preço pode ser um pouco mais elevado sem, contudo, ser cado demais. Estabeleça um preço justo;
> A partir da demanda (a procura pelo seu produto). Quanto maior a procura, menor pode ser o preço, pois há maior volume de vendas. Porém, se o seu produto é mais personalizado e exclusivo essa regra pode ser contrária, quando há uma procura muito grande por sua exclusividade ou qualidade, você pode cobrar um pouco mais por isso, afim de selecionar melhor seu cliente, já que você não consegue atender no volume;
> E a partir dos custos da empresa para produzir aquele produto. Quanto mais alto o custo, maior deve ser o preço. Daí a importância de baixar, ao máximo o custo de produção, para tornar o preço final do produto competitivo.

Observações importantes:
  • Dos critérios analisados, a empresa só tem controle sobre o valor dos seus custos. Por isso é preciso que ela saiba dominar os seus gastos para ter uma margem de lucro suficiente, e poder competir no mercado em termos de preço;
  • Vender barato significa ter baixa margem de lucro e você fica dependendo excessivamente do volume de vendas. Nesse caso, se há uma queda das vendas, a empresa pode enfrentar sérias dificuldades;
  • O preço baixo muitas vezes é visto como sinônimo de má qualidade;
  • Clientes não compram um produto só porque ele e barato. Compram por necessidade;
  • Cliente pode preferir pagar mais por um produto idêntico pensando que é melhor do que o equivalente mais barato;
  • A diferença dos preços é um ótimo instrumento de marketing para atrair clientes. Procure oferecer mais valor do que preço.

Ofereça mais valor do que preço

Ofertas baseadas em preços vão atrair consumidores sensíveis ao preço e que já compram o seu produto. Uma oferta baseada na qualidade e no valor percebido, no entanto, poderá atingir consumidores que ainda não perceberam que precisam desse produto.

Consumidores que compram baseados no valor, são mais fieis do que os que buscam preços baixos. Quem procura preços baixos vai sempre onde estiver mais barato.

Oferecer valor é

  • Oferecer economia de tempo e esforço ao consumidor;
  • O produto deve oferecer vantagens com relação a concorrência, em termos de qualidade, beleza, status;
  • O produto deve representar um bom investimento para o consumidor e isto deve ficar claro para ele:
    > Através de pesquisas, descubra qual o valor que o cliente percebe no seu produto e destaque esses valores em todas as divulgações do produto;
    > Analise o poder aquisitivo do cliente, pois se a renda do consumidor for baixa, o item preço terá maior importância do que o valor. Já se for o contrário, o valor será o principal item percebido.

Fonte: CPT.

Esse post faz parte do Curso: Marketing para pequenas empresa, O Mix de Marketing

Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer



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