Prepare sua Empresa para Bombar no Feriado

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Prepare Seu Negócio para Vender em Datas Sazonais
Lição 1/2
Vamos Responder
Por que preciso organizar minha empresa com antecedência para os feriados?
O que posso fazer para preparar minha empresa para a correria dos feriados?
Como posso estimular fregueses de feriado a virarem clientes leais e de longo prazo?

Pensa comigo: a Cozinha da Carol é uma loja de utensílios de cozinha. O Natal está chegando e a Carol está ansiosa para vender um pouquinho mais que o normal. Mas, uma semana antes da correria do fim de ano, as forminhas de biscoito e as assadeiras já tinham esgotado. Clientes frustrados precisaram recorrer aos concorrentes da Carol para fazer compras. A Carol não só perdeu algumas vendas de Natal, mas ela pode ter perdido alguns clientes de vez para a concorrência.

Onde foi que a Carol errou?
Vamos descobrir.
Como a Carol deveria ter se preparado para o fim de ano?
1 – Ela não deveria ter feito nada. Produtos sempre se esgotam no fim do ano.
2 – Comprar 4 vezes mais forminhas e assadeiras – independente dela ter ou não verba para isso.
3 – Fazer as contas de quanto material extra ela precisaria e se planejar para pagar por isso.

Facilmente vemos que a resposta correta é a 3, Carol poderia ter se preparado para o fim do ano meses antes, fazendo as contas de quanto material extra ela precisaria e se certificar que teria verba suficiente.

Feriados podem trazer lucros enormes para empresas. Só os feriados de dezembro representam 20% das vendas anuais de varejo.
Porém, dezembro não é a única época que você pode esperar um aumento nas vendas. Também tem outros períodos ao longo do ano que podem dar um gás nas vendas, como feriados religiosos e nacionais, até datas especiais, sejam essas mundiais, nacionais, estaduais ou mesmo local ai na sua cidade.

Por exemplo: a Cozinha da Carol pode se dar muito bem em maio, mês das noivas, quando buffets e docerias podem precisar urgentemente de mais utensílios de cozinha. Saber quais feriados ou eventos podem aumentar suas vendas é importante. Isso te dá tempo o suficiente para se planejar para o aumento de interesse na sua empresa durante esses períodos tumultuados.

A primeira coisa a fazer antes dos feriados é organizar suas finanças. É legal fazer isso com meses de antecedência. Tenha certeza de que você tem dinheiro o suficiente para comprar mais estoque ou material, e para contratar mão de obra temporária, se precisar. Também é bom saber que você não vai quebrar se não bater as metas do feriado. Caso você não tenha dinheiro o suficiente em caixa, você pode checar as opções de empréstimo no seu banco para poder cobrir custos operacionais. Alguns bancos podem dar empréstimos de curto prazo baseado no seu histórico de pagamento. Aí você pode pagar o empréstimo com o lucro que você conseguir com as vendas do feriado.

Organizar suas finanças também quer dizer fazer as contas de quando você vai gastar e receber. Pegue o calendário e anote quando você vai ter que pagar pelo material extra e os custos de produção. Depois descubra quando dá para recuperar esse investimento. Será que as vendas do feriado vão ajudar a recuperar o dinheiro gasto e ainda gerar lucro? Não esqueça de considerar qualquer gasto extra que você possa vir a ter. Você não quer deixar as pessoas esperando pelo salário, nem contratar gente que você não consegue pagar. Então também veja a data que seus funcionários recebem. Quando você tiver uma boa ideia de quando você vai gastar e lucrar, você pode organizar suas finanças de acordo com isso. Assim, vai saber quanto você realmente tem disponível para se preparar para o feriado. Considere nesses gastos e investimentos, também sua verba de comunicação, para eventuais ações e propagandas extras que deseje fazer.

Um jeito inteligente de se planejar financeiramente é aprender com o passado. Como foram suas vendas nos últimos feriados? Se você for uma empresa nova, pesquise o que foi popular ano passado e use isso para prever o que pode ser requisitado agora.

Depois de organizar as finanças, é hora de pensar em como facilitar para os fregueses acharem presentes na sua loja. Criar kits de presentes é um jeito ótimo de direcionar seus clientes para certos produtos. Por exemplo, para uma loja de artigos esportivos, você pode criar kits de presentes que juntam produtos assim: Reis do Futebol, Mini Chuteiras e Boleiro Chic. Para os Reis, a loja podia juntar bolas de futebol com camisas de times. Para as Mini Chuteiras, os kits poderiam ser de camisas infantis e garrafas térmicas. E o kit Chic poderia vir com chuteiras profissionais e caneleiras.

Você pode divulgar seus kits de presentes numa página especial do seu site, ou num post do seu blog e nas mídias sociais da sua empresa.

Dentro da loja , você pode colocar seus kits num canto especial e divulgar esses produtos nas suas redes sociais, por e-mails, etc. Você também pode usar plaquinhas dentro da loja para os kits serem mais fáceis de achar.

Depois que souber o que vai estar em cada kit, veja se você tem estoque o suficiente para cobrir a correria do feriado. É claro que você vai querer ter o produtos o suficiente para os seus kits. Mas também é legal dar uma olhada no que vendeu melhor no ano passado, para saber o que pode faltar este ano. Se você vende de terceiros, peça os produtos com antecedência para conseguir recebê-los a tempo para o feriado. É possível que seu fornecedor esteja recebendo vários pedidos ao mesmo tempo de outras empresas. Já se você for fornecedor de outras empresas, faça as encomendas da matéria-prima necessária, com antecedência. Também é bom se dar tempo suficiente para poder montar os produtos tranquilamente e entregá-los na data combinada. Quando seus produtos ou matéria-prima começarem a chegar, você vai precisar de um lugar para guardá-los. Então reserve um espaço para eles. Se você não tiver lugar no estoque, você pode precisar alugar um galpão extra.

Se você tiver produtos que precisam ser entregues para clientes, seu próximo passo é descobrir como você vai empacotar e enviar tudo para eles. Tenha certeza de ter um procedimento padrão para enviar seus produtos para seus clientes. Verifique as melhores formas de enviar pacotes pelos Correios e organize suas encomendas, imprima endereços e compre selos. Também considere que tipo de pacotes você vai precisar na sua loja. Nessa época os clientes costumam pedir embrulhos para presente. Então estoque bastante papel de embrulho, adesivos com “de” e “para” e fitinhas. Informe suas políticas de envio para os seus clientes no caso de vendas online. Assim, todos podem se planejar para o feriado. Diga a última data possível para as compras deles chegarem a tempo e qual é o custo do envio.

#DICA
Arrumar os produtos para envio pode te economizar muito tempo e estresse. Por exemplo, você pode começar a colocar seus produtos mais populares e os produtos em promoção em caixas para o correio antes mesmo do feriado começar. Você também precisa preparar seus funcionários. A última coisa que você quer são muitos clientes loucos para comprar e poucos funcionários para atendê-los.

Se você precisar contratar funcionários temporários durante o feriado, não espere até o último momento para contratá-los. Há grandes chances de eles já terem arrumado outro emprego. Também aumente o setor de atendimento ao cliente. Todos os clientes a mais do feriado quer dizer mais perguntas sobre os produtos, envios e outros detalhes. Você vai precisar de gente o suficiente para responder e-mails, atender telefones, etc.

FIQUE ATENTO
Empresas espertas também se preparam para o que acontece depois do feriado. Por exemplo, você pode precisar fazer uma queima de estoque para os produtos que não foram vendidos no feriado. Pense antes no que você colocaria na queima (se precisar) e qual seria o desconto. E mais, como você vai divulgar essa queima?

Outra coisa para a qual você precisa se planejar é como manter os clientes depois do feriado. Para manter contato com seus clientes, estimule-os a assinar sua lista de e-mails, visitar seu site, te seguir nas mídias sociais e/ou ler seu blog ou outro meio de marketing de conteúdo. Também tenha uma estratégia de marketing para contar para os seus clientes sobre sua queima de estoque, formas de divulgar seu produto ou serviço no futuro e como manter os clientes interessados na sua empresa depois do feriado.

Para divulgar promoções no futuro ou lançamentos de novo produtos, você pode considerar pôr anúncios na mídia regional, como a TV Indoor, o rádio ou o jornal do bairro.

VAMOS FAZER AGORA
Se preparar para o feriado obviamente dá um trabalhão. Mas você pode criar uma lista agora mesmo que o ajudará a criar um kit de presentes para o próximo grande feriado ou evento.
Parece bom: Lista do kit de presentes, escolha o que adicionaria à sua lista de tarefas:
✅ Faça uma lista de todas as atividades, emoções, temas, etc. associadas a esse feriado;
✅ Escolha quais produtos combinam melhor com as atividades, emoções, temas, etc. desse feriado;
✅ Identifique o segmento de público-alvo mais provável de fazer compras no feriado, exemplo: Mães e donas de casa, ou jovens namorados;
✅ Junte os produtos do feriado que podem atrair mais o segmento do seu público-alvo;
✅ Pense em formas de divulgar seus kits – páginas especiais na internet, sites, posts nas redes sociais, mídia local como rádio, TV Indoor, jornais locais;
✅ Cheque seu estoque atual e de produtos para os kits.

Feito isso, sua lista do kit de presente vai ajudá-lo a se preparar para o próximo grande feriado ou evento especial. Mas lembre-se: criar um kit de presentes é só uma pequena parte de se planejar para a correria dos feriados.

Por Jorge Cavalcante e Primer Team power by: Time Primer


Complete seu conhecimento e sua preparação para datas sazonais, leia também: Como vender em feriados e momentos especiais?

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