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Comunicação

5 passos para implementar a comunicação integrada na sua empresa!

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Escrito por Parceiro
5 passos para implementar a comunicação integrada na sua empresa!
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Comunicação integrada é uma estratégia focada no planejamento, análise e execução de canais variados para as estratégias de comunicação e marketing, de modo a promover a melhor experiência para o público e consolidar o negócio.

Empresas dos mais variados tipos utilizam diferentes estratégias de marketing e comunicação nos dias de hoje, e essas ações são veiculadas pelas redes sociais, mensagens nos produtos, propagandas na televisão, e-mail e assim por diante.

As organizações fazem isso para que estejam sempre em contato com o público, proporcionando uma experiência positiva. Mas essas ações não são realizadas por acaso e o conceito usado para isso é a comunicação integrada.

Na era da informação, as companhias estão se comunicando constantemente com os consumidores, e mesmo que o negócio não tenha redes sociais, e-mail ou telefone, o fato de enviar um produto para o cliente já é um tipo de comunicação.

Isso porque se a embalagem não for boa o suficiente ou tiver uma aparência ruim, vai transmitir uma característica da marca, e o contrário também acontece.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, é importante entender o que é comunicação integrada, sua importância para as empresas e de que maneira deve ser aplicada, e é sobre isso que o conteúdo vai falar.

Comunicação integrada: o que é?

Comunicação integrada nada mais é do que o planejamento e análise de práticas que integram os canais de comunicação, oferecendo uma experiência mais agradável para o público, além de manter o alto padrão em todos os canais.

Para compreender melhor esse conceito, é necessário pensar nas características da sociedade atual, depois que a internet começou a ser utilizada avida e intensamente no mundo todo, muitas plataformas começaram a surgir.

Hoje em dia, uma autoescola que oferece aulas particulares para habilitados não precisa ficar presa às propagandas de televisão, panfletagem e rádio para se comunicar com o público.

Embora essas estratégias continuem sendo importantes, é necessário enxergar as oportunidades e explorar o potencial de cada um.

Uma das mudanças provocadas pelo marketing digital é que negócios de todos os tamanhos podem aumentar seu público, tendo acesso a oportunidades de otimizar seus investimentos e ampliar o alcance.

Mas é um erro acreditar que atacar todos os meios de comunicação e de qualquer forma é o suficiente. Na verdade, as estratégias de marketing dependem de um bom planejamento e da integração dos canais.

É desagradável para o consumidor ser recebido de uma forma nas redes sociais e receber um atendimento diferente no telefone.

Em outras palavras, a identidade da marca deve ser mantida em todas as plataformas usadas por ela, isso é comunicação não for muito bem planejada e executada, é como se a empresa mudasse de personalidade o tempo todo.

Importância da comunicação integrada

A comunicação integrada é uma estratégia importante para os negócios por diversas razões, dentre as quais se destacam:

  • Fortalece a identidade da marca;
  • Melhora a comunicação;
  • Integra as equipes;
  • Mais economia;
  • Aumento das vendas.

Por meio dessa estratégia, um fabricante de rede protetora para varanda consegue fortalecer sua identidade de marca. Ela precisa ter uma personalidade, assim como as pessoas, sem alterar o comportamento a cada instante.

As organizações que investem em comunicação de maneira planejada conseguem atrair e reter os clientes pelo valor que transmitem e o tratamento que oferecem ao público.

As estratégias de comunicação têm um objetivo. A título de exemplo, quando a companhia cria uma promoção, ela quer, afinal, que o público aproveite a oportunidade. Nesse processo, vai trabalhar o senso de urgência e escassez.

Mas isso só vai funcionar se a comunicação em diferentes canais for consistente, mesmo porque se isso não for feito, o público não vai tomar as ações que a companhia espera.

Também é por meio de uma comunicação integrada que uma empresa de demolição de casas consegue unir a equipe e fazer com que os profissionais compreendam a cultura da marca e seus valores.

Todos os membros do time precisam falar a mesma língua, o que inclui reprodutor de conteúdo, desenvolvimento de produto, atendentes, vendedores e por aí vai.

A comunicação integrada também traz mais economia, uma vez que quando o negócio trabalha com diferentes pontos de interação, como redes sociais, aplicativos de mensagem e chat no site, consegue economizar muito mais do que com plataformas mais caras.

Finalmente, a comunicação integrada também é ótima para aumentar as vendas. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e preferem companhias que trabalham com canais de comunicação que transmitem a personalidade do negócio.

Até mesmo o modo como a organização se posiciona em diferentes cenários e acontecimentos interfere muito na decisão de compra.

Se uma loja de manutenção de celular possuir projetos de preservação ambiental, programas de combate à discriminação, entre outras possibilidades, estará contribuindo para um mundo melhor, e isso tem valor para os clientes.

Mas para aproveitar todos esses benefícios, é necessário saber colocar a comunicação integrada em prática.

Como fazer comunicação integrada?

Uma estratégia de comunicação integrada precisa passar por alguns passos para que seja bem estabelecida. São eles:

  1. Estudar o público-alvo

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing e vendas, a primeira coisa que a empresa precisa fazer é estudar seu público-alvo.

Isso vai ajudar a entender para quem são os canais de comunicação, de que maneira essas pessoas se comunicam, o tipo de linguagem que elas usam, quais são suas necessidades e interesses e como entram em contato com as empresas.

É necessário responder todas essas perguntas para que a estratégia tenha sucesso, pois se a marca não souber o tipo de linguagem que deve usar, acaba criando mensagens que não serão compreendidas pelo público.

  1. Planejar a ação

O segundo passo que um centro veterinário especialista em aves precisa dar é investir em um planejamento de comunicação integrada, visto que de nada adianta se cadastrar em diferentes redes sociais e achar que isso é o suficiente.

A companhia precisa ter condições de manter o atendimento rápido e eficiente em todos os canais que utiliza, caso contrário, vai prejudicar a estratégia.

É muito importante planejar as campanhas, determinar os objetivos de cada uma, saber quais são os alvos, os canais que serão usados, a duração da campanha, entre outras questões pertinentes.

  1. Explorar canais diferentes

Outra coisa que a marca precisa fazer é explorar meios de comunicação diferentes com o público, algo que só pode ser feito a partir de um estudo da audiência da marca, verificando os canais que essas pessoas mais usam e se eles são interessantes.

Um pet shop banho e tosa deve aumentar os pontos de interação para gerar mais tráfego no site, aumentar os leads e melhorar as vendas.

  1. Integrar os canais

Mais do que saber quais são os canais de comunicação usados pelas pessoas que comprariam com o negócio, é necessário integrá-los e criar mensagens para que cada um conte um pouco da história da empresa.

Muitas organizações estão usando essa integração, visto que uma propaganda na televisão conversa com o espectador e pede para aquele acesse o site da marca. O site, por sua vez, indica as redes sociais e elas divulgam o telefone do negócio.

  1. Engajar a equipe

Para que as estratégias de um fabricante de tela de proteção para portão realmente funcionem, a fim de criar uma identidade, os profissionais de marketing, vendas e atendimento precisam falar a mesma língua.

Mais do que isso, é essencial que eles conheçam a proposta de valor, produtos e persona, pois só assim será possível transmitir a mensagem certa, com abordagem coerente e no tom mais adequado.

Para que esse processo seja realmente eficiente, também é muito importante investir em treinamentos e capacitação técnica para os profissionais.

O gestor deve fazer reuniões estratégicas com as equipes para ressaltar a importância de padronizar e destacar a comunicação. Assim, ela estará sempre a favor do negócio do público, e não apenas de departamentos específicos.

A equipe de marketing pode até mesmo elaborar um modelo de rótulos adesivos transparentes para transmitir a mensagem também no produto.

Além do mais, uma equipe engajada evita ações isoladas em cada departamento, além de promover o trabalho em conjunto.

Considerações finais

Não é novidade para ninguém que as empresas precisam investir em boas estratégias de comunicação para que possam atrair a atenção do público e despertar o desejo de compra de seus produtos e serviços.

Existem várias maneiras de fazer isso, mas uma das melhores estratégias é a comunicação integrada. Ela permite que a identidade e os valores da empresa sejam transmitidos em todos os canais de comunicação usados.

Isso proporciona uma experiência muito melhor para o cliente, fazendo com que as pessoas se sintam mais confiantes em fazer negócio com a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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