Enquanto as comunidades ao redor do mundo lidam com diferentes preocupações geradas pela pandemia, sabemos que é um período de desafios únicos para os varejistas e para o público que o setor atende.
Ajudar as pessoas é mais importante do que nunca: seja notificando seus clientes que o produto está novamente em estoque, fornecendo informações sobre suas medidas de precaução para garantir a segurança ou compartilhando uma atualização sobre como seu negócio e seus funcionários estão se adaptando.
1. Mantenha-se informado.
Analise o cenário atual e as demandas por produtos de diferentes categorias para compreender as necessidades dos seus clientes. Recursos como Google Trends e Google Alertas podem ajudar você a se manter atualizado sobre as condições locais e a entender melhor o estado de espírito do seu público.
Revise métricas por categorias de varejo para ver o que o público pode estar buscando nas suas campanhas no Search e no Google Shopping, principalmente se você estiver vendendo produtos com alta demanda durante esse período.
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2. Seja transparente e mantenha suas informações atualizadas.
Seus clientes estão em busca de informações, e eles confiam no seu negócio para atender as demandas que forem surgindo. Por isso, seja proativo na hora de atualizar a disponibilidade de produtos e serviços.
Um exemplo: se o horário de funcionamento mudou, atualize seu site, redes sociais e o Google My Business, e não se esqueça de fazer essas alterações no Search e no Google Maps. Faça um post no seu perfil comercial e reveja as mensagens dos seus anúncios para compartilhar informações sobre suas medidas de precaução. Vale mostrar como você está executando serviços que sirvam à sua comunidade local e mesmo explicar que está enfrentando atrasos. Se os prazos de envio foram alterados, atualize seu site com essas informações e, se possível, estabeleça uma data de entrega estimada.
3. Faça ajustes em tempo real.
À medida que o comportamento do consumidor muda durante o surto do COVID-19, redobre a atenção para verificar se as informações dos seus produtos estão atualizadas em todos os canais de comunicação. Assim você garante que o tom da sua marca esteja apropriado para o momento.
No Google Ads, atualize suas campanhas no caso de alterações em suas ofertas: informe se há delivery disponível ou a opção do compre online e retire na loja. Ative atualizações automáticas no Google Merchant Center para manter os dados dos seus produtos atualizados — especialmente em relação à disponibilidade e ao preço.
“Esse criativo ou anúncio é adequado nesse contexto e para esse momento?” Recorra a essa pergunta sempre que necessário ao reavaliar seus criativos e campanhas publicitárias. Além disso, os 5 processos que ajudam a guiar nossas equipes de mídia em tempos de COVID-19 podem ajudar nesse exercício. Você também pode usar recursos adicionais para gerenciar suas campanhas no Google Ads e seu inventário de produtos no Merchant Center.
Neste momento tão incerto quanto desafiador, os consumidores buscam varejistas preparados. Por isso, informações relevantes e atualizadas são fundamentais para os consumidores. Estar presente com mensagens claras e úteis ajudará a garantir que a sua marca siga oferecendo a assistência que seus clientes mais precisam.
Artigo original by Google Think With
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