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Texto da série: Venda Seus Produtos e Serviços Para Clientes do Mundo Inteiro
Lição 1/3 por Market Finder
Vamos Responder
Como a expansão para novos mercados internacionais pode ajudar sua empresa?
Como posso saber quais mercados são melhores para minha empresa?
Quais passos posso dar para entrar no mercado internacional?
Imagine que a Flávia seja dona da Frisbees Fantásticos, uma loja que vende frisbees com luzinhas de LED. Dá até para customizar os desenhos das luzinhas. O negócio da Flávia está crescendo e, recentemente, até pessoas do exterior mandaram e-mails querendo comprar seus frisbees. Por isso, ela está pensando em expandir sua empresa para o comércio exterior.
A Flávia tá meio em dúvida. Clientes de outros lugares realmente vão querer comprar produtos do exterior?
Pois nem você, nem a Flávia preciso se preocupar com isso.
3.7 bilhões de pessoas estão na internet no mundo inteiro. Em 2016, lojas online faturaram quase U$ 2 trilhões de dólares. Até 2020, está previsto que esse número aumente para U$ 4 trilhões. Clientes também não ligam para o fato de as empresas serem estrangeiras. 96% das pessoas, por exemplo, não sabiam que o Booking.com é holandês e disse que isso não afeta a probabilidade deles usarem o site novamente.
Quando você entra em contato e interage com clientes do mundo todo, em vez de se limitar à sua própria cidade ou país, você cria uma oportunidade enorme para sua empresa crescer. É claro que é fácil falar para você começar a exportar. Mas descobrir como fazer isso pode dar muita dor de cabeça. Por sorte, existem ferramentas na internet que facilitam o processo todo. O Market Finder (Buscador de Mercados) do Google, por exemplo, usa vários dados para te ajudar a encontrar mercados globais para onde você pode vender seus produtos ou serviços. Você só precisa responder algumas perguntas sobre sua empresa: o tamanho da empresa, o que você vende, etc. O Market Finder te ajuda a filtrar quais países podem ser interessantes para sua empresa e faz uma listinha de quais regiões poderiam ser legais para vender seus produtos e serviços. O Market Finder analisa as buscas online mensais e outras tendências de mercado. Assim, te ajuda a entender a demanda e a competitividade do seu produto ou serviço em vários mercados. O Market Finder também foca na renda per capita de cada país ou região, além do comportamento online típico do seu público-alvo. Todos esses dados te ajudam a criar uma lista de possíveis novos mercados.
FIQUE ATENTO
Quando você souber para onde quer exportar, você pode começar a planejar como quer operar nesses territórios. Dedique atenção especial à sua loja online. Coisas como site, como clientes internacionais vão achar sua loja, moeda vigente, métodos de pagamento, e serviço de atendimento ao consumidor (SAC).
Tenha certeza de traduzir seu site para o idioma do cliente. Cerca de 75% dos clientes estão mais propícios a comprar de sites que estão na sua própria língua. Mesmo que você esteja concentrado em apenas uma região, você pode traduzir seu site para várias línguas diferentes. Pesquise todas as variações de idioma que podem existir nos países para onde você quer exportar. Por exemplo, países como África do Sul, Canadá e Suíça têm vários idiomas oficiais. Já línguas como Chinês, Árabe e Espanhol têm diversos dialetos regionais. Lembre-se que a maioria dos países têm muitos imigrantes que se mudaram depois de adultos. Eles podem querer que seu site esteja no idioma de seu país de origem, mas o preço, na moeda local.
😀⚠🚫
Não esqueça que o conteúdo do seu site também inclui imagens, símbolos e cores. Certifique-se de que todas as partes do design do seu site sejam apropriadas para o novo mercado.
Além da tradução e atualização do conteúdo, veja se a plataforma onde você hospeda seu site suporta múltiplas linguagens. Também é legal ter um site que funciona bem no celular. 📲
LEMBRE-SE
Traduzir não é tão simples quanto trocar palavra a palavra. Também pense sobre relevância culturais, coloquialismos, gírias e assim por diante. Por sorte, o Market Finder também pode te ajudar a achar serviços especializados em traduzir sites.
Enquanto você tenta se virar com como seus clientes internacionais vão te achar, pode parecer que você só precisa traduzir os anúncios de busca junto com seu site. Porém, você também pode desenvolver um jeito mais estratégico de adaptar seu marketing online para seu novo público. O Market Finder pode recomendar alguns recursos para te ajudar com isso, mas você sempre pode fazer sua própria pesquisa. Você sabe como seus clientes internacionais acham o que querem comprar? Eles procuram na internet, nas redes sociais, veem propaganda ou perguntam para os amigos? Sabendo disso, você descobre o melhor jeito de divulgar sua empresa.
Por exemplo, imagine que a Flávia, dos Frisbees Fantásticos, descobre que as pessoas do seu mercado novo usam a internet para procurar produtos como o seu. Então, talvez seja melhor ela criar anúncios online.
Moeda e métodos de pagamento são áreas que precisam ser bem planejadas. Tenha certeza de que é fácil para clientes estrangeiros finalizarem a compra. Coisas simples, como ter que converter os preços para a moeda local, podem impedir o cliente de comprar de você. Então não mostre pesos quando a moeda local são libras. Também é bom lembrar que cada país prefere uma forma de pagamento. Por exemplo, 60% dos dinamarqueses usam cartão de crédito. Mas, na Alemanha, esse número cai para 14%. Você sempre pode contar com o Market Finder para te ajudar a achar a forma de pagamento mais popular no país para onde você escolheu exportar.
Finalmente, organize seu SAC para te ajudar com as vendas maiores, os clientes recorrentes e as buscas novas. Clientes talvez se sintam mais à vontade se puderem usar o próprio idioma para fazer perguntas ou trocas de produtos. Se você planeja ter uma presença grande no seu novo mercado, tenha uma equipe que fale a língua nativa. Mas se você ainda está engatinhando no exterior, você pode usar opções de baixo risco e baixo custo: traduções de chat em tempo real, balcões de ajuda de vários idiomas, comunidades online e fóruns que oferecem suporte local para clientes.
FIQUE ATENTO
Outra área na qual você devia se concentrar é como vai fazer para entregar seu produto/serviço no exterior.
Uma boa opção é usar um parceiro internacional de frete.
Pesquisar tudo sozinho é legal, mas nada como contar com a experiência e conhecimento de especialistas do mercado local. Esse tipo de especialista é particularmente útil quando você está “localizando” a identidade da sua marca. Sim, você vai querer que todo o seu material ao redor do mundo seja consistente, mas também é uma boa adaptar sua marca para cada cultura. Ajuda se você pensar na sua marca como uma pessoa como você. Você sempre vai ser quem você é, mas em situações diferentes você precisaria mudar a forma como fala, age, se veste, etc.
Vai que o especialista local da Flávia fala para ela que “Fantástico” é cafona no país novo dela. Então ela muda o nome pra Frisbees Fenomenais só nesse mercado, mesmo que mantenha todos os outros elementos da marca (design, cores, etc.). Além de ter a certeza de que a identidade da marca seja culturalmente relevante, especialistas locais podem te ajudar com qualquer desafio relacionado a questões legais e tributárias.
Já viu que exportação precisa de muita pesquisa e planejamento. Agora é sua vez de agir, tenha certeza de que você está pronto para esse desafio. Seu primeiro passo é usar uma ferramenta online como o Market Finder para fazer uma listinha dos possíveis países onde você poderia expandir seu negócio, e boas vendas.
Por Market Finder power by: Time Primer
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