Mapa de oportunidades é uma ferramenta importante para quem deseja melhorar as vendas da marca e aumentar os lucros do negócio. Qualquer organização precisa vender para se manter em um mercado cada vez mais competitivo.
Só que esse objetivo está presente em qualquer companhia, o que aumenta muito as disputas entre os negócios e fomenta o capitalismo e a concorrência pela atenção e fidelidade dos consumidores.
Isso favorece as pessoas porque as organizações precisam investir em boas estratégias, além de melhorarem a qualidade de seus produtos e serviços. Só que muitos enxergam dificuldades para entrar na disputa.
Eles têm a sensação de que não existem mais clientes ou que a concorrência é muito forte para as medidas de crescimento que podem sustentar. Isso gera uma série de dúvidas na hora de elaborar as estratégias necessárias para alavancar as vendas.
O mapa de oportunidades é uma oportuna ferramenta ao estímulo do crescimento de uma organização, mas, a fim de trabalhar com ele, é fundamental conhecer algumas questões inerentes.
Para ajudar nesse processo, este artigo vai mostrar o que é mapa de oportunidades, qual sua importância para as organizações e de que maneira desenvolvê-lo.
Mapa de oportunidades: o que é?
O mapa de oportunidades nada mais é do que uma ferramenta eficaz para conquistar novos clientes e melhorar as vendas da marca de maneira simples e eficaz. Seu propósito é encontrar oportunidades de negócios para gerar vendas.
Isso é muito importante porque são as oportunidades que geram vendas para a empresa, mas para isso, a organização precisa identificar por meio de sua inteligência comercial e gerar bons leads.
Importância do mapa de oportunidade
Para um fabricante de pasta personalizada para empresa, criar seu mapa de oportunidade é muito importante porque o mercado está cada vez mais competitivo e as organizações precisam inovar para conquistar bons resultados.
Para aproveitarem as oportunidades que surgem pelo caminho e se diferenciar da concorrência, as companhias precisam encontrar necessidades dentro de seu segmento, pois isso ajuda a identificar oportunidades.
Também é algo que traz novas direções e que ajudam a criar uma solução útil e eficaz para o segmento. Mas muitos empreendedores se perguntam sobre como encontrar essas oportunidades, bem como problemas e direções.
Existem vários fatores que precisam ser analisados para que o negócio conseguiria de ficar caminhos que melhoram seus resultados, tais como:
- Mercado;
- Concorrência;
- Possibilidades de execução;
- Validação do público.
Tudo isso é considerado no mapa de oportunidades, por isso ele é capaz de melhorar os resultados e o desempenho do negócio, trazendo mais lucros e outros benefícios. Mas para aproveitar tudo isso, é necessário saber realizar o mapeamento.
Como fazer o mapa de oportunidades
Para fazer seu mapa de oportunidades, um fabricante de vitrine refrigerada sob medida precisa realizar muitas pesquisas e isso deve ser feito de maneiras diferentes.
As pesquisas podem ser quantitativas ou qualitativas, de preferência os anos 2 métodos porque eles ajudam a conseguir bons resultados e a pensar em novas oportunidades de vendas.
Mas independentemente do tipo de pesquisa que a organização pretende realizar, o passo a passo para fazer o mapa de oportunidades envolve as seguintes práticas:
Saber a opinião dos consumidores
A melhor forma de encontrar oportunidades de vendas é saber a opinião de quem já compra os produtos e serviços da marca. Hoje em dia, por conta da internet, ficou muito mais fácil saber o que os consumidores pensam sobre a empresa.
As plataformas digitais ajudam muito durante essa pesquisa, inclusive, o consumidor moderno está acostumado a utilizá-las, principalmente as redes sociais, para expressar suas opiniões, desejos e insatisfações.
Se alguém comprou algum produto exposto em um expositor maquiagem acrílico, pode procurar o site institucional ou o blog da marca para esclarecer alguma dúvida e estabelecer uma comunicação.
Se o cliente quiser reclamar de alguma coisa, além de entrar em contato com a própria empresa, se não tiver sua necessidade atendida pode recorrer a sites específicos para reclamações.
Tudo isso se transforma em uma fonte de informações muito ricas sobre a opinião dos clientes, sempre observando os seus comentários porque eles ajudam a criar o mapa de oportunidades.
Pesquisar o mercado
Pesquisar o mercado e compreender o comportamento do consumidor é fundamental para encontrar oportunidades. A organização precisa estar por dentro de costumes e muitas outras coisas que acontecem com o público em seu segmento.
Gestores e empreendedores precisam ter em mente que o público muda e que a solução oferecida precisa mudar também para atender as necessidades das pessoas.
Quando o país está diante de uma crise, o comportamento de consumo das pessoas muda, da mesma forma, quando o cenário é favorável, eles consomem de outra maneira.
Para uma auto escola centro de formação de condutores, ter essa informação é fundamental para não remar contra a maré. A companhia vai acompanhar as tendências de consumo e guiar suas estratégias de acordo com o comportamento do público.
Conhecer os concorrentes
Os concorrentes são parte importante do mercado, por isso é necessário saber como está o volume de vendas para eles porque isso pode ensinar muito sobre as estratégias de marketing e da equipe comercial.
Pesquisar a concorrência é uma prática saudável e ajuda a companhia a se fortalecer em seu segmento de atuação.
Isso acontece porque uma pequena análise traz muitas informações e ideias de oportunidades, além de ajudar a identificar melhorias necessárias nos processos para aumentar as oportunidades de vendas diretas.
Investir em análise SWOT
A análise SWOT é muito conhecida entre gestores e profissionais de marketing, visto que se trata de uma ferramenta de gestão popular e ótima para trabalhar o mapa de oportunidades.
É conhecida por organizações de vários segmentos, como no caso de um fabricante de etiqueta autocolante personalizada, porque ajuda muito no planejamento estratégico da corporação.
Mas esse recurso também é muito útil para encontrar e mapear oportunidades, além de descobrir e prevenir ameaças e fraquezas.
SWOT é uma sigla em inglês que significa strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) threats (ameaças).
A função dessa ferramenta é analisar pontos fortes e fracos no ambiente interno, e quais são as ameaças e oportunidades provenientes do ambiente externo.
O ambiente interno é o próprio ambiente da organização, envolvendo aspectos que podem ser controlados pelo negócio. O ambiente externo, por sua vez, envolve coisas que não podem ser controladas pela empresa.
Como criar oportunidades de vendas
Depois de fazer o mapeamento, é interessante criar oportunidades de vendas, e existem algumas estratégias que ajudam muito nesse sentido.
Além de investir em uma boa fachada de acm com led para atrair os consumidores, a marca também pode trabalhar com upsell e cross sell.
O upsell é uma estratégia muito utilizada nos restaurantes fast food, pois quando a pessoa perde seu lanche, o vendedor oferece um acompanhamento com batata e refrigerante.
Mesmo que o cliente diga que era apenas o sanduíche, o atendente vai fazer essa oferta, portanto, está trabalhando o upsell, uma técnica que consiste em oferecer um produto complementar ao item comprado pelo cliente.
Em uma loja de artigos eletrônicos, se uma pessoa entra procurando um determinado modelo de celular, o vendedor pode oferecer um modelo um pouco maior e com mais recursos, também trabalhando estratégias de up sell.
Quanto ao cross sell, seu objetivo é estimular o cliente a realizar a compra inicial e ainda levar produtos complementares.
Por exemplo, se um estabelecimento acabar de adquirir uma máquina de café para padaria, o vendedor poderá oferecer outro produto que não tenha uma relação direta com ele para aumentar o ticket médio.
A técnica costuma ser usada por lojas virtuais e plataformas e-commerce, inclusive por marketplaces. Quando o cliente está finalizando a compra, começa a acessar itens que podem acrescentar ao seu produto ou que outras pessoas adquiriram.
É uma técnica que gera mais oportunidades para a organização, e tudo o que a marca precisa fazer é pensar em boas estratégias para aplicar a ferramenta.
Para potencializar ainda mais a pesquisa de mercado, também é muito importante entender as necessidades do público.
Uma empresa de caçamba de entulho, por exemplo, precisa saber informações sobre as intenções, preferências e passo a passo do processo de compra para saber de que maneira as pessoas tomam decisões e fecham o negócio.
Por meio do mapa de oportunidades e da análise SWOT, fica muito mais fácil encontrar oportunidades no mercado.
Considerações finais
O consumidor tem a oportunidade de comprar exatamente os mesmos produtos e serviços com empresas diferentes, e isso aumentou muito a competitividade no mercado.
Para ter acesso a oportunidades de atrair as pessoas e fechar vendas, as empresas precisam conhecer um pouco mais sobre seu segmento, e o mapa de oportunidades é uma excelente ferramenta para alcançar os objetivos e aumentar os lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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