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Marketing

Marketing emocional: saiba utilizar essa estratégia!

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante
Marketing emocional: saiba utilizar essa estratégia!
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É comum que muitas pessoas se emocionem com propagandas, principalmente de televisão, seja sentindo alegria, tristeza ou raiva. Essas emoções acabam cumprindo um papel importante na decisão de compra, esse é o poder do Marketing Emocional.

Esta estratégia é usada para gerar essas e outras emoções nos consumidores, com o intuito de criar e fortalecer conexão entre as pessoas com a marca ou empresa, além de tornar as vendas muito mais efetivas.

Embora as pessoas sejam seres racionais, as emoções têm grande influência nas decisões do dia a dia, sendo mais forte do que a razão na maioria das vezes. E para decidir uma compra é a mesma coisa.

Alguns estudos sobre o comportamento do consumidor apontam que pessoas que possuem sentimentos positivos referentes a uma determinada marca ou empresa, se tornam clientes fidelizados.

Essa é a explicação sobre a preferência de serviços de jardinagem de uma determinada empresa, ao invés do mesmo serviço por um valor mais barato.

Porém, é o marketing emocional que tem ligação para criar essa conexão com os consumidores. Embora não seja uma estratégia tão nova, está em constante evolução, por conta das mudanças de comportamento dos consumidores.

O que é marketing emocional?

O Marketing emocional é uma estratégia voltada para as emoções dos consumidores, que acaba influenciando na tomada de decisão por meio de estímulos emocionais como: alegria, tristeza, raiva, medo, senso de pertencimento, entre outras.

Mesmo que atualmente a maioria das abordagens de marketing procurem despertar sentimentos nos possíveis compradores, pelo menos até determinado ponto, instituir conexão emocional com o público-alvo é o principal objetivo do marketing emocional.

A intenção é usar essa conexão para seduzir o espectador a efetuar a ação, seja para comprar um produto ou se inscrever em um curso de manutenção de placa de celular, por exemplo, ou qualquer outra ação.

Isso significa que o marketing emocional pode ser usado não só para aumentar as vendas, mas também para melhorar a captação da marca, fidelização e engajamento. Além de ser importante para:

  • Tornar a marca mais humanizada;
  • Deixar a marca inesquecível;
  • Fidelizar clientes;
  • Impulsionar o marketing de indicação;
  • Tornar o conteúdo compartilhável;
  • Incentivar na decisão de compra.

Na maioria das vezes, as realizações de marketing emocional de uma empresa de empresa de limpeza para eventos dedicam muita atenção em explorar uma emoção específica, que pode ser positiva, como alegria, excitação, expectativa ou orgulho.

Como também pode ser utilizada emoções negativas, como raiva, inveja ou medo, em campanhas bem-sucedidas. Porém, essas emoções devem ser trabalhadas com cautela, para não gerar impacto negativo para a marca.

As emoções mais poderosas do marketing emocional

Como citado anteriormente durante o artigo, o marketing emocional está diretamente conectado ao comportamento do consumidor.

Por isso, o profissional responsável pela campanha, precisa estar atento a  todas as emoções que podem ser causadas durante uma campanha ou ação. Apesar dessas emoções serem muito amplas, existem as mais comuns, como:

Senso de pertencimento

Essa é a sensação emocional que demonstra que a pessoa faz parte de algo maior, se sentindo parte de um grupo exclusivo, de uma comunidade privada, com gostos em comum, se sentindo acolhida, querida e relevante para a empresa.

A maior prova de que as pessoas não gostam de se sentirem sozinhas, é a internet, redes sociais e outras atividades em grupo. Sempre procurando fazer parte de comunidades ou grupos.

Tendo isso em vista, é importante que para a criação de uma estratégia de marketing emocional, estimule o senso de pertencimento dos seus clientes, como se fossem convidados a participar de um churrasco para festa de casamento.

Fazendo com que o cliente se sinta parte e especial para a comunidade de pessoas que acompanham a marca, onde as pessoas possam expor suas opiniões e participarem de discussões, tirar dúvidas e compartilhar experiências.

Medo

O sentimento do medo é uma emoção extremamente forte, portanto, para ser usada em uma campanha de marketing emocional, é preciso muito estudo e cautela, para não ser passada a mensagem errada.

Por isso, normalmente essas emoções são mais utilizadas quando o negócio ou serviço está ligado a seguradoras, funerárias, plano de saúde e outros, pois as pessoas buscam por conta de preocupação, temor ou urgência.

Porém, esse sentimento pode ser estimulado de uma forma menos chocante, como é o caso de promoções, que envolvem campanhas estipulando data limite para que os consumidores adquiram tecido para artesanato infantil por um preço especial.

As promoções também podem envolver o número de peças restantes no estoque, utilizando a estratégia de urgência, incentivando para a tomada de decisão mais rápida.

Porém, não deve ser usado com frequência ou fingimento de que o estoque está acabando, quando na verdade não está, pois os clientes acabam percebendo a fraude, podendo manchar a imagem da marca.

Alegria

Já a alegria é uma emoção positiva, que causa sentimentos bons nas pessoas e todos gostam de se sentir e compartilhar com terceiros.

Desta forma, fazer campanhas de marketing emocional que transmitam alegria, colabora para reforçar a consciência de marca, conectando com sensações e coisas positivas.

Raiva

A raiva pode ser definida como um sentimento de protesto, insegurança ou frustração, contra algo ou alguém, que se manifesta quando o ego se sente ameaçado ou ferido.

Embora mostre ser algo negativo e controverso para ser usado em uma campanha de marketing, aflorar a raiva dos consumidores não é algo tão ruim quanto pode parecer. Isso porque a raiva nem sempre transmite algo ruim de verdade.

Afinal, essa emoção que gera revolta, faz com que seja transformada em ação positiva, sendo comum que as marcas abracem causas, como as a favor aos animais, combate ao racismo, machismo ou outras discriminações e tomem posições perante a sociedade.

Com campanhas que abraçam causas e conscientizem as pessoas, é possível atrair a atenção como se fosse um piso suspenso para escritório, diferenciado e chamativo.

Saudade e nostalgia

Atualmente muitas marcas buscam se conectar com o público-alvo através da saudade ou nostalgia, pois associa ao sentimento de ausência, a falta de um momento bom, épocas do passado ou pessoas amadas.  

Quando as pessoas sentem o passado e momentos bons resgatados, sentem conforto. É comum que pelo menos de 20 em 20 anos essa nostalgia seja relembrada. Foi assim nos anos 60,80 e agora é a vez da nostalgia dos anos 2000.

Essa nostalgia sempre envolve elementos marcantes da época, programas de TV, os doces, festas, gírias, a moda, entre outros que acabam sendo resgatados.

Ganância

O sentimento de ganância é o desejo exagerado de possuir alguma coisa, é a busca de poder e bens materiais.

Para uma estratégia de marketing emocional pode ser usada em relação a exclusividade, descontos diferenciados, como em camisa social lisa atacado, onde pode ser comprada várias por um preço menor, ou promoção de status.

Entre esses, ainda existem vários outros sentimentos que podem ser usados como motivadores para a estratégia, mas deve ser avaliada antes de ser executada, para serem usados a favor da conversão.

Como utilizar essas estratégias

Tendo em vista as principais emoções que podem ser usadas em uma estratégia de marketing emocional, é preciso saber como utilizá-las para obter sucesso no negócio. Para isso, é possível adotar os passos abaixo:

1. Narrativa significativa

A técnica de storytelling, que nada mais é contar boas histórias, é muito utilizada no marketing digital para criar conexões emocionais com os consumidores, por meio de uma narrativa adaptada e significativa.

As histórias fazem com que as pessoas criem empatia, mobilizem emoções e gerem identificação, conexão e inspiração. São uma maneira simplificada e acessível de vincular a emoção até mesmo ao produto ou serviço menos provável.

2. Ciência dos gostos do público-alvo

Toda e qualquer empresa precisa conhecer seu público-alvo para criar a persona e desenvolver estratégias de marketing com alguma finalidade. Pois só assim será possível guiar a produção de conteúdos e campanhas.

Sem essa informação, se torna impossível definir a emoção que será usada para estimular e impactar as pessoas. É baseado nelas que será possível alcançar verdadeiramente o coração e mente dos consumidores.

3. Elementos criativos

O uso da criatividade com elementos, cores e músicas pode transmitir uma energia positiva para a marca. Podem ser usados elementos do dia a dia com o intuito de identificação e também participações inesperadas na criação dos conteúdos.

Memória e emoção estão ligadas aos sentidos, portanto pode ser usado pets, crianças, idosos e impressão digital em papelão. Isso também ativa a identificação e alegria de quem está vendo, tornando o impacto emocional mais positivo.

4. Autenticidade

As pessoas não gostam de se sentir forçadas a comprar, querem fazer conexões com empresas e marcas que se mostrem autênticas.

Por isso, uma empresa que entrega uma comunicação humanizada, real e autêntica, se destaca e cativar novos clientes e alcançar sucesso.

5. Emoções positivas

Embora as emoções consideradas negativas também convertem potenciais clientes, é interessante não se basear apenas nisso e cansando quem recebe essa informação.

As emoções positivas constroem relações mais saudáveis a longo prazo, pois são emoções que as pessoas querem e gostam de sentir, como alegria, esperança, empolgação, trazendo memória de sensação boa, confiança e otimismo.

Considerações finais

É possível concluir que um marketing emocional de sucesso, envolve uma grande história. Em uma época em que os negócios estão voltados para as relações pessoais, saber explorar as emoções dos consumidores é essencial.

Por isso, o profissional de marketing que montará a estratégia da empresa ou marca, precisa estudar com cautela quais emoções desejam atingir para obter sucesso nas conversões e aproximação do público. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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