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Produtos / Serviços

Mix de Marketing - Produto

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante
Mix de Marketing - Produto
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Produto é qualquer coisa que possa ser oferecia ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Não são apenas os bens físicos, que são bens tangíveis, concretos, mas também são os bens intangíveis, como os serviços de limpeza oferecidos por uma empresa especializada nesse ramo, ou trabalhos de consultorias oferecido por um técnico.

Para ter sucesso, um produto deve ter muita qualidade, ser competitivo em relação aos concorrentes e atingir o foco de mercado que deseja.

Empresas bem sucedidas criam produtos e serviços em resposta ao que o possível cliente necessita ou deseja. E não tenta vender a todo custo o que produz. Ela estuda o foco de mercado que ela quer atingir para saber as necessidades, Daí a importância de se conhecer bem os clientes.

O mercado só vai existir se o consumidor perceber a necessidade de adquirir algum bem ou serviço, se existe pelo menos um produto para satisfazê-la e se esse possível consumidor tiver condições financeiras para comprá-lo.

Como melhorar o seu produto

O seu produto ou serviço é a sua força. Produtos e serviços de boa qualidade junto a uma marca sólida são fundamentais para manter clientes e superar a concorrência.

Todo produto têm um ciclo de vida. Depois desse tempo, que varia de acordo com o produto, alguns ficam ultrapassados e desaparecem. Alguns produtos não morrem, mas precisam ser rejuvenescidos.

O produto deve ser melhorado constantemente. Se a essência do produto é tradicional e muito boa, troque periodicamente a embalagem por uma mais moderna e com novo design. Às vezes, uma simples troca de embalagem para uma que facilite o modo de abrir, aumenta as vendas.
Se no seu caso, for uma loja onde revende produtos e serviços, como uma papelaria, padaria ou mesmo um mercadinho, você deve entender que o seu produto é a própria loja, o serviço de venda é o seu carro chefe. Tenha sempre produtos de qualidade para atender seus clientes, mantenha sempre sua loja iluminada e clara, com uma boa exposição. Podemos dizer que a embalagem da sua loja é a organização e a comunicação interna, então mude sempre que poder, faça uma decoração condizente com a época do ano, e mantenha o aspecto de atualizada sempre.

Exemplo: A Coca cola, que vende o seu refrigerante para todo mundo, vem evoluindo em sua embalagem constantemente. A lama muda o seu design em cada estação do ano, e o abridor vem em cores diferentes para ser usado em promoções de “juntou trocou”.

Isto mostra que, se os grandes precisam se renovar, por quê os pequenos não precisariam?

o empresário, quando acha que o seu produto é muito bom e não precisa de melhoras nem mudanças, está fadado ao fracasso.

  • Ouça com atenção as informações que os clientes passam. As melhores ideias vem daí. Seguindo as críticas ou sugestões, você vai melhorar o seu produto de acordo com o que seu cliente deseja;
  • Descubra o que eles pensam sobre os seus produtos através da caixa de sugestões, que deve ser aberta todos os dias, ou fazendo perguntas, pessoalmente, por fichas que podem ir junto com o produto no momento da compra. Assim você estará sempre atualizado podendo chegar na frente da concorrência;
  • Outra forma de descobrir o que seu cliente deseja, é por meio do seu wi-fi, hoje no mercado há vários serviços de hotspot que fornecem excelentes sistemas de controle de dados por meio da sua internet sem fio, para liberar o acesso, os clientes precisam responder uma enquete, nesse momento, o cliente podem entregar para sua empresa informações valiosas;
  • Sempre que fizer mudanças nos seus produtos, anuncie essas mudanças aos seus clientes. É um bom momento para o contato direto com ele;
  • Aprenda com a concorrência. Estude a concorrência visitando o seu site, olhando os seus catálogos, o seu material promocional e tudo mais que poder fazer;
  • Ao aperfeiçoar o seu produto retire o melhor da concorrência e junte com as suas próprias ideias para criar algo original. Aproveitando só o que os outros tem de melhor, o seu produto se tornará imbatível no mercado;
  • Não crie um produto que possa prejudicar os já existentes;
  • Sempre que fizer melhoras no seu produto, mude a embalagem para destacar essas mudanças.

Como diferenciar o seu produto

Muitas vezes, o cliente compra o seu produto só porque você lhe serviu um cafezinho na hora da compra, ou porque a embalagem era atraente. Mostre ao seu cliente que ele é especial, aí você já deu um grande passo para ganhar a preferência.

Toda empresa possui um ponto forte que o difere da concorrência. Use esse ponto forte como argumento de venda. Marketing é diferenciar o seu produto dos demais concorrentes.

Busque unir várias técnicas que possam levar a sua empresa à condição de preferida em relação à concorrência.

  • Para adquirir vantagem competitiva, destaque, sempre, não só as diferenças que seus produtos apresentam, mas também atributos que os clientes mais valorizam na comparação com os concorrentes. Muitas vezes os pequenos detalhes fazem diferença;

As pessoas não compram produtos, elas compram soluções. Alguém que compra inseticida não está comprando o inseticida em si, mas o resultado dele, o fim das formigas e baratas.

  • Se existem muitos produtos semelhantes ao seu, no mercado, melhore os serviços. Por exemplo:
    > Tenha pronta entrega sem acréscimos.
    > Tenha produtos em estoque para promoções.
    > Deixe que os clientes faça um teste grátis, ou forneça uma amostra grátis.
    > Faça demostração do produto no próprio local de venda, ofereça condições de pagamento com parcelas sem juros.
    > Ofereça estacionamento grátis.
    > Tenha um pessoal bem treinado para atender bem, estenda o prazo de garantia se poder.
    > Tenha um pós-venda, ou seja, atenda aos clientes mesmo depois da compra para tirar dúvidas ou trocar um produto com problemas.
    > Oriente sobre como usá-lo de maneira correta.
    > Promova assistência técnica, se for o caso, ou atendimento gratuito.
  • Se der brindes, dê produtos de qualidade, de acordo com a compra. Brindes baratos podem prejudicar a sua imagem;
  • Mesmo que a sua empresa seja a menor da cidade no ramo, você pode tirar partido disso oferecendo um serviço mais personalizado;
  • Você também pode usar testemunho de usuários satisfeitos que toparem fazer para você. Recomendações sempre geram bons resultados;
  • Oriente a sua equipe de vendas para ressaltar os benefícios do produto.

Como consolidar a sua marca

Produtos que já são bem conhecidos do público possuem uma vantagem competitiva.

Se sua marca transmite confiança, o cliente será fiel.

  • Use o poder da marca para acrescentar personalidade e significado a seus produtos. Quando um cliente confia em uma marca, sabe que sempre são produtos de qualidade, ele é fiel a ela;
  • Tudo começa pelo nome. O nome certo para o produto e para a empresa ajuda a vender produtos e serviços. Escolha um nome que valorize a imagem da sua empresa e dos produtos. Os melhores nomes são curtos, fáceis de escrever e de memorizar;
  • Use a marca em toda a sua linha de produtos;
  • A marca de uma empresa prestadora de serviços deve transmitir simpatia, criatividade, cortesia, colaboração e conhecimento;
  • A marca de uma empresa que fornece um produto deve transmitir durabilidade, confiabilidade, utilidade, custo benefício, ser atraente e ter boa estética;
  • Use o seu logotipo em seus papéis de carta, nas embalagens, no material promocional, nos veículos da sua empresa se houver e nos uniformes dos funcionários. Espalhe essa mesma identidade nas instalações da empresa. Isso é o que chamamos de identidade corporativa e é um elemento vital na consolidação da sua marca. Tudo que vier de sua empresa deve ser reconhecido pela marca;
  • A logomarca deve conter informações sobre a empresa e pode conter uma frase que resuma a missão dessa empresa e o seu ramo de negócio;
  • Depois que você já estabeleceu sua marca, recorra a patentes, registros, direitos de imagem e outros recursos destinado a proteger a marca e evitar que outras empresas possam copiar suas boas ideias. Procure o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial e obtenha mais informações.

Como crescer com o seu produto

Uma maneira de crescer, é encontrar novos mercados para os produtos de sua empresa.

  • Comece fazendo uma lista de possibilidades;
  • Pesquise se os clientes es~toa de fato interessados na sua oferta e se seus produtos atuais satisfazem potenciais consumidores;
  • É possível aumentar as vendas com alterações simples, mas significativas;
  • Desenvolva produtos que sejam comprados na mesma ocasião que os já existentes. Há produtos que, quando o cliente vê, compra no mesmo momento. Por exemplo: Os clientes costumam comprar os aparelhos de celulares e as capinhas coloridas no mesmo momento;
  • Se você já conhece o mercado e já ajustou o seu produto às necessidades e aos desejos dos clientes, quando lançar um novo produto não vai precisar fazer novas pesquisas. Só vai precisar encontrar os clientes potenciais, para investir corretamente na divulgação;
  • Pergunte ao cliente o que ele gostaria que você produzisse para vender juntamente com os produtos já existentes.

Fonte: CPT.

Esse post faz parte do Curso: Marketing para pequenas empresa, O Mix de Marketing

Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer

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