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Comunicação

Por que é importante a inteligência emocional para as empresas?

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante
Por que é importante a inteligência emocional para as empresas?
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A Inteligência Emocional é um assunto que, de acordo com a psicologia, está ligada diretamente à capacidade de identificar ou, ainda, a saber como lidar tanto com as emoções quanto com os sentimentos. 

Isso não apenas aos pessoais, mas também aos de outros indivíduos. Essa compreensão do que é a inteligência emocional permite que se tenha um entendimento de como conseguir terminar as tarefas e concluir metas com uma maior precisão. 

Mesmo que o dia da pessoa ou da equipe não esteja sendo bom, com a inteligência emocional sendo desenvolvida torna-se possível que as ações no trabalho sejam realizadas positivamente, fazendo com que a aplicação de resina bona ocorra com sucesso.

Desse modo, a inteligência emocional pode ser caracterizada como uma forma de fazer com que as habilidades sejam gerenciadas junto aos sentimentos e, também, como se age em torno deles mesmo que, por exemplo, o dia não esteja bom. 

Esse conceito surgiu no primeiro momento na humanidade em meio ao século XIX quando o naturalista Charles Darwin relacionou-a com o instinto de sobrevivência e às teorias da evolução em torno da capacidade de adaptar-se em um determinado meio. 

E, a partir disso, o conceito passou a fazer com que novas ideias surgissem em torno da inteligência social, que envolvia capacidade humana e, também, a múltipla, que estava ligado aos aspectos tanto intra quanto interpessoais. 

Isso até que o psicólogo Howard Gardner passou a buscar compreender os sentimentos, motivações e medos para observar como a sociedade se comportava. Essa ação que passou a ser usada no mercado até a atualidade. 

Por isso, compreender a inteligência emocional dentro das empresas é fundamental saber quais são os seus pilares e a importância que essa ação traz ao empreendimento como também os profissionais que atuam na marca. 

Isso porque, com a constante competição do mercado, as fábricas de açaí devem se preparar do melhor modo para que corresponda não apenas àquilo que o consumidor espera, mas também ao que o funcionário espera do suporte de uma empresa.  

Pilares da inteligência emocional 

Para que uma empresa possa introduzir técnicas que ajudem os profissionais a compreender do melhor modo e desenvolver uma inteligência emocional, é fundamental conhecer os seus pilares, que são estes:

  • Reconhecer emoções;
  • Controlar emoções;
  • Automotivação;
  • Empatia;
  • Habilidades interpessoais. 

Ter um reconhecimento das emoções é um dos pilares quando se trata de inteligência emocional, especialmente, porque, ao se compreender como afloram, torna-se possível saber o que fazer e como se comportar diante de determinadas situações. 

Principalmente quando se trata da constante competição do mercado e as formas de buscar novas alternativas para sobressair-se em cima de outra empresa de instalação de forro modular, por exemplo. 

Por isso, ter um reconhecimento contribui para que o pilar do controle possa ser estabelecido do melhor modo. 

Porque, mesmo que se tenha um bom reconhecimento, é preciso saber como mantê-lo, visto que, se isso não ocorre, a inteligência emocional não é aplicada corretamente, e isso pode gerar momentos maiores de raiva, medo ou ansiedade.

Portanto, o pilar do controle das emoções em situações complexas onde há necessidade de se acalmar é fundamental antes de tomar decisões precipitadas e que podem gerar grandes empecilhos futuros, fazendo com que novas emoções sejam proporcionadas. 

Outro pilar que também é fundamental dentro da inteligência emocional é o da automotivação. Este, por sua vez, é algo que não apenas permite um bom resultado em uma empresa de pintura interna de apartamento, mas também em pontos pessoais. 

Porque, em muitos momentos, situações podem deixar qualquer indivíduo tanto para baixo como também para cima de modo a gerar reflexos até mesmo na vontade de viver. 

E, quando se tem a inteligência emocional compreendida e praticada, é possível que a motivação não deixe de existir e o indivíduo saiba como lidar melhor com as primeiras ou outras dificuldades que vierem a surgir. 

Por isso, compreender esses pontos internos contribui com um melhor preparo dos externos que irão aparecer durante a execução de uma atividade em grupo ou até mesmo individual dentro da empresa.

Outro pilar que também é considerado como algo fundamental é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro e saber como se sente é essencial quando se trata de inteligência emocional. 

Visto que, ao se entender como outra pessoa pode compreender suas decisões em torno de organização de vitrine refrigerada pequena, possibilita que haja uma abertura maior para o diálogo em que ambas as partes concordem e não se tenha desgaste. 

A partir de um ato de empatia e este pilar sendo bem desenvolvido pela inteligência emocional, torna-se possível que as habilidades interpessoais também tenham um bom resultado. 

Uma vez que ao estar com um equilíbrio maior, é possível que os relacionamentos que estão sendo desenvolvidos sejam mais saudáveis e fazem com que assim, o clima organizacional também fique melhor. 

Algo que é importante ser mantido e praticado devido a constante pressão que uma empresa pode ter para fechar metas, sobressair-se em relação aos demais negócios do nicho e assim, ter um crescimento mais estruturado. 

Com uma boa habilidade interpessoal desenvolvida, a vida do trabalhador não apenas dentro da empresa como fora se transforma em algo mais leve, melhorando até mesmo a qualidade em suas relações pessoais com o ciclo social. 

Por isso, compreender e saber como usar os pilares ao seu favor permite que a inteligência emocional seja bem realizada e com isso, ajudar a empresa a ter bons resultados com as metas e os objetivos desejados. 

A importância da inteligência emocional 

A importância da inteligência emocional dentro de uma empresa de fachada de vidro para varanda, por exemplo, está ligada ao contexto em que o universo corporativo acaba tendo grande pressão que necessita de uma emoção mais controlada. 

Ou seja, por ter vários trabalhadores, é fundamental que se tenha um clima organizacional leve e também positivo para que todos possam desenvolver um bom trabalho e, também, para que as metas sejam bem executadas. 

Com altas demandas e uma necessidade de autocontrole, uma boa inteligência emocional proporciona que não apenas as próprias, mas também as alheias, habilidades emocionais, possam ser bem desenvolvidas de modo mais leve ou positivo. 

Até mesmo quando se há mudanças inesperadas que possam gerar estresse, e por isso, uma inteligência emocional deve ser bem preparada e estabilizada para que o profissional saiba como lidar nestas situações. 

Outro ponto importante é que a inteligência contribui para que um grupo que atua em um estúdio ensaio de bandas possam ter resultados melhores com menos esforço, porque sabe como agir para chegar onde é necessário. 

Essa compreensão faz com que o direcionamento seja mais estruturado para que até mesmo os sentimentos negativos que surgem durante a ação sejam compreendidos e fáceis de lidar. 

Porque quando se tem a compreensão e o controle, mesmo que a ação seja em grupo torna-se possível que a empatia e o entendimento dos sentimentos alheios sejam maiores, fazendo com que assim, o clima organizacional seja positivo. 

E isso eleva a importância de que os funcionários tenham também um preparo emocional para lidar do melhor modo com os desafios do mercado, ganhando bases mais sólidas para o crescimento estruturado. 

Como fazer para ter inteligência emocional nas empresas?

Fazer com que a inteligência emocional nas empresas seja uma prática que ajude os funcionários a lidar melhor com essas questões permite uma base mais sólida para que haja engajamento na realização de todas as tarefas. 

Um dos primeiros passos para que se tenha essa inteligência é fazer com que a automotivação esteja presente, uma vez que esta contribui para que se tenha uma boa resiliência e engajamento mesmo com as dificuldades do trabalho.

Essa automotivação pode ser iniciada a partir do momento em que se coloca uniforme para empresa de limpeza, por exemplo, e, com esse apoio, pode-se fazer com que as atividades sejam concluídas como é desejado. 

Por isso, automotivação é um dos primeiros passos porque a partir de então, as relações sociais são melhores desenvolvidas e fazem com que o relacionamento que é desenvolvido com a equipe possa contribuir para que as metas sejam concluídas.

Tendo um bom foco e fazendo com que as adaptações necessárias possam ser implementadas e, com isso, acaba-se tendo uma base melhor para que mesmo com grandes demandas possa ter o que é desejado dentro da segmentação.

A implementação de uma inteligência emocional e seu desenvolvimento com uma equipe é algo que deve ser realizado e incentivado aos poucos pelo empreendimento, para que assim, os resultados como desejados tenham bases mais sólidas. 

Considerações finais 

A inteligência emocional é uma técnica que, ao ser desenvolvida, prepara o indivíduo para lidar tanto com pressões do trabalho como da vida pessoal a fim de ter, também, uma compreensão maior de seus sentimentos. 

Isso é feito de modo que, assim, ao se ter situações de empecilho, os indivíduos possam saber como controlar e agir adequadamente. E, também, caso essa ação ocorra em um ambiente de trabalho, conseguir contornar e manter-se alinhado dentro do que é desejado. 

Com tarefas individuais ou em grupo, uma empresa que ajuda o desenvolvimento da inteligência emocional dos seus profissionais proporciona bases mais sólidas para que seu desenvolvimento e crescimento na carreira ocorra de forma estabilizada. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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