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Gestão

Saiba como utilizar o modelo AIDA na sua empresa!

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante
Saiba como utilizar o modelo AIDA na sua empresa!
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O modelo AIDA surge em um mercado altamente competitivo, nele é de grande importância que as empresas tenham as estratégias mais eficientes possíveis para conquistar novos clientes.

Para ajudar nisso, o modelo AIDA se mostra uma das melhores e também uma das mais utilizadas ferramentas no marketing.

Algo que acaba sendo muito buscado por empresas do mundo todo de diversos segmentos, seja na área de venda de automóveis ou na área de aplicação de resina tubulação de gás.

Neste artigo, será esclarecido o que é o modelo AIDA, quais são as suas quatro etapas e como utilizá-lo nas empresas para aumentar as vendas e a fidelização de cada um dos clientes que ela possua.

O que é modelo AIDA?

O modelo AIDA nada mais é do que uma técnica de marketing que tem como objetivo principal guiar todo o consumidor em potencial através das etapas que levam à compra de um produto ou serviço oferecido pelo negócio que vende e faz instalação de porta de enrolar.

A sigla AIDA, no entanto, significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que são as quatro fases que um consumidor em potencial deve passar durante o seu processo de tomada de decisão de compra com a empresa.

O modelo AIDA foi desenvolvido no final do século XIX por famosos publicitários e desde então, tem sido amplamente utilizado por profissionais que são tanto do marketing quanto da própria publicidade. 

O modelo AIDA é baseado na ideia de que, para vender um produto ou serviço, é preciso:

  • Chamar a atenção do consumidor em potencial;
  • Despertar seu interesse;
  • Criar um desejo pelo produto;
  • Incentivar a ação de compra.

O modelo AIDA é uma técnica muito ampla e flexível que pode ser aplicada em diferentes tipos de negócios que vendem chaveiro automotivo 24 horas, desde lojas físicas até empresas online.

A ideia é que, ao utilizar as etapas do modelo AIDA, as empresas possam criar uma estratégia de marketing muito mais eficiente e muito mais capaz de atrair clientes organicamente e aumentar as vendas.

Quais são as quatro etapas do modelo AIDA?

O modelo AIDA é composto por quatro etapas essenciais que o consumidor em potencial passa durante o processo de tomada de decisão de compra. São elas:

Atenção (Attention)

Nesta etapa, o objetivo é chamar a atenção do consumidor em potencial para o produto ou serviço oferecido pela empresa de terceirização de serviços de copeira.

É importante que a empresa crie um elemento maior de destaque, que possa ser percebido facilmente pelo seu público-alvo.

Isso pode ser feito por meio de um título mais impactante em um anúncio, através de uma embalagem diferenciada ou até mesmo através de uma oferta que seja atraente aos olhos do público.

Interesse (Interest)

Uma vez que a atenção do consumidor em potencial foi conquistada, o próximo passo é despertar o seu interesse pelo produto ou serviço oferecido.

Nesta etapa, é muito importante fazer a apresentação das características e também dos benefícios do produto ou serviço da maneira mais clara e objetiva possível.

A empresa pode utilizar vários meios para isso, como os depoimentos de clientes satisfeitos, os exemplos de uso ou os estudos de caso para mostrar as vantagens do produto ou serviço do negócio que vende sistemas para controlador de acesso digital.

Desejo (Desire)

Após despertar o interesse do consumidor em potencial, o objetivo central é conseguir criar sobre o público um desejo pelo produto ou serviço.

Nesta etapa, a empresa deve enfatizar cada um dos vários benefícios do produto ou serviço e mostrar como ele pode atender a cada uma das necessidades e desejos do consumidor em potencial.

Nesse momento, é extremamente importante criar uma conexão mais focada no emocional com o cliente e mostrar como o produto ou serviço pode melhorar ainda mais a sua vida.

Ação (Action)

Por fim, a etapa de ação sempre incentiva oconsumidor em potencial a tomar uma decisão de compra. Nesta fase, a empresa deve oferecer uma oferta especial, um bônus ou um tipo de desconto para incentivar o fechamento da compra.

É importante criar um senso de urgência para que o consumidor em potencial sinta que não perder a oportunidade de comprar o produto ou serviço.

É importante lembrar para as pessoas novas no assunto, que as quatro etapas do modelo AIDA não precisam ser aplicadas de forma linear. 

É possível que o consumidor em potencial acabe até pulando uma ou mais etapas, dependendo do produto ou serviço oferecido pela empresa que oferece serviço de reboque para carros.

Por isso, é necessário que a empresa esteja sempre atenta às necessidades e desejos do seu público-alvo e que ela sempre utilize o modelo AIDA da forma mais flexível e da forma mais estratégica possível.

Como utilizar o modelo AIDA nas empresas?

O modelo AIDA é uma técnica muito utilizada pelas empresas para atrair e conquistar novos clientes, além de incentivar a fidelização dos clientes existentes. 

Para utilizar o modelo AIDA nas empresas, é necessário seguir algumas etapas muito importante para o sucesso da aplicação, são elas:

  1. Identificar o público-alvo

Antes de utilizar o modelo AIDA, é fundamental que a empresa saiba exatamente identificar muito bem quem é o seu público-alvo. 

É preciso entender quais são as suas necessidades, quais são os seus desejos, quais são os seus interesses e também quais são os seus hábitos de consumo para que seja possível criar uma estratégia de marketing muito mais eficiente.

  1. Criar uma mensagem clara e objetiva

A mensagem da empresa que vende toldo retrátil vertical deve sempre ser muito clara e objetiva, para que possa ser compreendida facilmente pelo seu público-alvo. 

É importante que a mensagem transmita cada um dos benefícios do produto ou serviço da forma mais clara e objetiva possível.

  1. Chamar a atenção

Na fase de chamar a atenção do público, é muito importante e necessário que seja criado um elemento que chame a atenção desse público-alvo. 

Isso pode ser feito por meio de várias ações como, criar um título impactante, adicionar uma imagem marcante ou oferecer uma oferta muito atraente.

  1. Despertar o interesse

Após chamar a atenção do público-alvo, é hora de despertar o interesse desse público-alvo pelo produto ou serviço oferecido pela empresa.

Para isso, é necessário apresentar cada uma das características e cada um dos benefícios do produto ou serviço, sempre de forma clara e objetiva.

  1. Criar um desejo

Na fase de Desejo, a empresa deve enfatizar os benefícios do produto ou serviço e mostrar como ele pode atender às necessidades e desejos do público-alvo.

É importante criar uma conexão emocional com o cliente da empresa que vende parede divisória mdf e mostrar como o produto ou serviço pode melhorar sua vida.

  1. Incentivar a ação

Por fim, também é muito importante incentivar sempre a ação de compra por parte do público-alvo. A empresa deve oferecer uma oferta especial, um bônus ou um desconto para incentivar a compra. 

É importante criar um senso de urgência para que o público-alvo não perca a oportunidade de comprar o produto ou serviço que lhe é apresentado.

O modelo AIDA deve ser integrado a uma estratégia de marketing mais ampla, que inclua ações de divulgação, promoção, publicidade e relacionamento com o cliente. 

A utilização adequada do modelo AIDA pode ajudar a empresa a conquistar novos clientes, aumentar as vendas, consolidar sua presença no mercado e muito mais.

Considerações finais

O modelo AIDA vem se mostrando ser uma técnica de vendas extremamente eficiente e começa a ser amplamente utilizada no marketing e em áreas parecidas como a publicidade.

Ao utilizar as etapas do modelo AIDA, as empresas podem aumentar tanto as suas vendas quanto o número de fidelização de clientes. 

É importante lembrar que a aplicação do modelo AIDA deve ser feita de forma estratégica e criativa, levando em consideração as particularidades do público-alvo e do mercado em que a empresa está inserida e atuando.

Ao utilizar o modelo AIDA, as empresas podem criar campanhas de marketing muito mais eficientes e atrativas, capazes de despertar o interesse e o desejo de compra dos clientes.

Além disso, o modelo AIDA pode ser utilizado em diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing, anúncios em mídia impressa e online, entre muitos outros.

Por isso, se uma empresa deseja aumentar as vendas e conquistar novos clientes, é importante aplicar o modelo AIDA de forma estratégica e muito criativa. 

Com o uso correto do modelo AIDA, é possível melhorar a comunicação com os clientes, criar uma imagem positiva da empresa e aumentar as oportunidades de negócio em níveis jamais vistos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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