A pesquisa por voz acontece no momento em que o usuário interage com dispositivos por meio da fala. Esse tipo de busca ainda não superou a digitação no celular ou computador, mas ainda assim é importante compreender suas diferenças para o SEO.
Hoje em dia, a pesquisa por voz é comum e se tornou um hábito entre os usuários e ela começou a ser usada pelo celular, principalmente para esclarecer dúvidas sobre rotas e horários de funcionamento de estabelecimentos.
Ao longo do tempo, surgiram os smart speakers, como no caso do Amazon Echo Dot e Google Nest Mini, e eles popularizaram as interações por meio da fala como os dispositivos móveis.
Isso fez com que as pesquisas por voz começassem a fazer parte das estratégias de otimização, tendo em vista que as organizações precisam acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor para saber quais são suas dúvidas.
Entender como isso funciona é crucial para melhorar ainda mais as estratégias de SEO e permitir que a plataforma esteja sempre bem posicionada nos resultados de pesquisa.
Tendo isso em vista, este artigo vai explicar o que é pesquisa por voz, como funciona e qual é sua importância para as organizações.
O que é pesquisa por voz?
Pesquisa por voz nada mais é do que a busca por informações por meio da fala, utilizando dispositivos conectados à internet.
A prática também é conhecida como voice search e pode ser usada nos mecanismos de pesquisa, celular ou navegador de desktop.
Em linhas gerais, pode ser realizada em qualquer dispositivo que possua um assistente de voz configurado, como o Google Assistente.
O usuário pode pesquisar sobre qualquer assunto, como rede protetora para piscina, interagindo com aparelhos como se estivesse conversando diretamente com eles.
No entanto, a pesquisa por voz traz uma mudança significativa na forma de interação entre pessoas e máquinas. Antes dela, as pesquisas aconteciam apenas por meio de digitação, usando o mouse ou o toque no celular.
Hoje em dia, essa interação é conversacional e isso foi possível por conta do desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, permitindo que os dispositivos compreendam o que os usuários falam, trazendo boas respostas.
Trata-se de uma tecnologia que ainda está evoluindo, mas que proporciona interações cada vez mais semelhantes às dos seres humanos.
Saiba como funciona a pesquisa por voz
O usuário não pode simplesmente conversar com o dispositivo, visto que o aparelho precisa entender que o indivíduo está falando com ele e não com qualquer outra pessoa.
O proprietário do dispositivo precisa acionar o botão com ícone de microfone na aba do buscador, tanto em seu navegador desktop quanto no mobile e aplicativo Android. Dessa forma, é possível fazer perguntas e emitir comandos.
Uma pessoa também pode pesquisar sobre troca de bateria Xiaomi usando assistentes de voz, como smart TVs, smart watches e smart speakers.
O usuário só precisa apertar o botão do microfone no controle enquanto fala ou dizer em voz alta ao comando que vai acionar o assistente. Quem usa o Google, por exemplo, só precisa dizer “ok, Google”, a partir disso, pode perguntar sobre vários assuntos.
Quando o usuário fala com o dispositivo, ele transcreve o que acabou de ser dito, faz uma busca e retorna com os resultados. A tecnologia usada é a deep learning e ela evolui constantemente para que a transcrição seja precisa.
Dessa forma, o usuário terá acesso aos resultados que está procurando. Ter essa compreensão é fundamental para que as estratégias de SEO usadas pela empresa possam cumprir sua função e colocar a plataforma bem posicionada nos resultados.
Importância para as empresas
As pesquisas por voz não vão mudar muito as estratégias de SEO usadas atualmente pelas organizações, uma vez que o propósito dos mecanismos de busca se mantém como oferecer a melhor experiência para os usuários.
O que acontece é que os profissionais de marketing precisam compreender as mudanças no comportamento dos usuários e a evolução tecnológica no buscador.
É assim que eles saberão como atualizar as estratégias e de que maneira o SEO vai acompanhar tais mudanças. Também é importante saber que o Google está investindo em tecnologias para processar cada vez melhor a linguagem humana e atender os usuários.
Não importa se a pessoa está pesquisando sobre conserto de fechadura automotiva por voz ou por digitação, a intenção do Google é sempre oferecer a melhor experiência.
Por essa razão, já em 2019, lançou um algoritmo de machine learning para as buscas, conhecido como BERT e que utiliza tecnologia de processamento de linguagem natural.
Antes dessa mudança, o buscador entendia palavras e frases, mas depois começou a compreender melhor o contexto e nuances da linguagem humana.
Já em 2022, voltou seu foco para uma atualização que avançou ainda mais a compreensão da linguagem humana. Conhecido como PaLM (Pathways Language Model), utiliza bilhões de parâmetros para realizar suas tarefas.
Nos próximos anos, essa tecnologia será capaz de compreender as intenções de busca dos usuários e procurar páginas que entregam respostas satisfatórias.
Pelo fato de que os algoritmos evoluem para compreender melhor a linguagem humana, a tendência é que as buscas começam a trabalhar uma linguagem mais corriqueira e natural.
Tendo isso em vista, as estratégias de SEO de uma empresa de manutenção preventiva em elevadores precisam se voltar para essa mudança, indo de uma pesquisa mecanizada para pesquisas humanizadas.
Como otimizar os conteúdos?
Depois de entender um pouco mais sobre as pesquisas por voz, é necessário otimizar os conteúdos para que eles sejam indexados nos resultados desse tipo de pesquisa. Algumas dicas úteis para fazer isso são:
- Responder perguntas dos usuários;
- Usar tom de voz conversacional;
- Fazer uma seção de perguntas;
- Melhorar a experiência mobile;
- Criar um Google Meu Negócio.
Quando os usuários interagem por meio da voz, a tendência é que sejam utilizadas frases em formato de perguntas, pois essa é uma forma natural de se comunicar com o buscador.
Por exemplo, ele pode fazer a seguinte pesquisa: “ há uma oficina mecânica aberta agora?”, mas também pode pesquisar como “qual oficina mecânica está aberta agora?”.
São possibilidades diferentes, por isso é necessário otimizar os conteúdos para responder às dúvidas, assim, o Google terá mais facilidade para apresentar as páginas nos resultados.
Para fazer isso, é necessário usar palavras-chave, como: “o quê”, “como”, “onde”, “por quê” e “quantos”. São termos que podem ser usados no título e nos intertítulos, reforçando a ideia de que a empresa está oferecendo respostas para as perguntas.
Durante as pesquisas por voz, os usuários praticamente conversam com o Google, por isso, os materiais também precisam usar esse tom de voz, pois só assim vão conseguir criar uma conexão com os consumidores.
Para uma empresa especializada em varanda de vidro temperado, é a melhor forma de tornar os conteúdos mais agradáveis, melhorar a experiência de leitura e oferecer as respostas que os usuários procuram.
O site institucional precisa contar com uma sessão de perguntas frequentes para responder objetivamente às diversas dúvidas dos usuários. Isso também ajuda os conteúdos a aparecer nos featured snippets e em outras seções.
Também é possível criar uma sessão de perguntas frequentes para o site ou usar um plugin para WordPress, incluindo as dúvidas mais comuns, pois isso ajuda o Google a identificar os conteúdos.
Se alguém quiser encontrar uma empresa que vende persiana vertical para sala, é bem provável que vai pesquisar sobre o assunto usando o celular, afinal, ninguém mais precisa ligar o computador para acessar a internet.
Grande parte das buscas acontece pelo celular, por isso, também é necessário melhorar a experiência mobile do site. A melhor solução é o design responsivo, além de melhorar a velocidade de carregamento dos dispositivos móveis.
Isso vai fazer com que as pessoas se sintam bem recebidas nas páginas, emitindo sinais para o Google em relação à qualidade da experiência. O buscador, por sua vez, prioriza a exibição das páginas nas pesquisas móveis.
Uma pessoa pode procurar por uma empresa de impermeabilização de telhado de zinco enquanto está em movimento, e é muito comum buscar rotas até o estabelecimento.
Para aparecer bem posicionado nesse tipo de busca por voz, é muito importante cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, caso ela tenha um ponta de vendas físico.
Isso é fundamental porque o buscador prioriza organizações cadastradas nesta ferramenta para exibi-las nas buscas locais.
Considerações finais
As pesquisas por voz estão se tornando cada vez mais comuns e as empresas precisam entender um pouco mais sobre elas para que possam oferecer uma experiência positiva aos usuários.
Também é com base nessa compreensão que a corporação vai aparecer bem posicionada nos resultados de pesquisa, melhorando seus resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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