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Gestão

Valor de marca: saiba o que é e como medir

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Escrito por Parceiro
Valor de marca: saiba o que é e como medir
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Saber o valor de marca é muito importante porque essa métrica mostra o quanto a empresa é valiosa no mercado em que atua. Seu conceito está relacionado à percepção do público em relação à marca e o quanto isso implica positivamente nos clientes.

Uma percepção positiva em relação ao mercado consumidor é fator decisivo para o sucesso dos negócios. Mas existem organizações que não se preocupam com isso e acabam tendo prejuízos financeiros.

É importante lembrar que o valor da marca é qualitativo, por isso, pode ser muito complexo mensurar seus resultados. A boa notícia é que existem maneiras de conhecer um pouco mais sobre essa métrica.

Ter uma marca de valor é essencial porque o mercado está cada vez mais competitivo e os consumidores querem fazer negócio com organizações que entregam um diferencial.

As pessoas podem comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes empresas, por essa razão, procuram aquelas que são mais confiáveis, oferecem experiências positivas e são relevantes em seu segmento.

Com base nisso, é fundamental que os gestores compreendam o conceito de valor de marca, saibam qual é sua importância e como calcular essa métrica.

Conceituando valor de marca

Valor de marca é uma métrica que mostra o quanto a organização é valiosa no mercado, no que diz respeito à percepção do consumidor. É algo que está muito além de valor financeiro e ajuda a compreender o brand equity.

Para saber qual é o valor de uma marca, primeiro é necessário compreender os ativos financeiros que a companhia representa e se eu brand awareness. Trata-se do reconhecimento da companhia, de acordo com a percepção do público.

Um fornecedor de mini pastel aperitivo utiliza essa métrica para saber qual é a proposta de valor que o empreendimento alcança ao longo de sua atuação no mercado.

Trata-se de um diferencial competitivo que faz com que as pessoas escolham uma empresa em detrimento de outra.

Qualquer companhia que queira conquistar valor de marca forte precisa investir em branding e marketing digital. Além disso, pode fazer com que os consumidores prefiram seu negócio sem considerar o preço do produto, por meio de fatores como:

  • Tom de voz;
  • Identidade visual;
  • Credibilidade;
  • Causas apoiadas.

Quanto mais ativamente perceptivo for o olhar do cliente em relação à companhia, maior será valor de marca desta.

Por se tratar de uma métrica complexa de ser calculada, é considerada intangível, e isso faz com que muitos negócios contratem agências especializadas para alcançar o resultado certo.

Diversas perspectivas podem ser analisadas para que se chegue a um resultado, como impacto se percepção do público consumidor, avaliações positivas e negativas e reputação da empresa e seus produtos.

Também é possível analisar o posicionamento da companhia no mercado, resultados obtidos pelas equipes de marketing, bem como o desempenho de acionistas e do próprio mercado.

Valor de marca e a sua importância

O valor de marca é muito importante para uma empresa de portaria e recepção, assim como para qualquer negócio que está iniciando suas atividades, visto que todos têm o propósito de conquistar os clientes e um bom espaço no mercado.

Mas para que isso aconteça, é necessário construir a marca e essa construção pode ser realizada de várias maneiras, principalmente por meio da imagem da companhia no mercado e na maneira como ela se projeta no imaginário do público.

Isso acontece durante a escolha das cores, das campanhas publicitárias, do slogan e do logotipo, elementos fundamentais para construir o valor do negócio.

O valor da marca é fundamental porque está diretamente relacionado à imagem que a organização tem no mercado e como ela se projeta entre os concorrentes.

Um bom exemplo disso são marcas de refrigerante famosas e que oferecem o mesmo tipo de produto, mas sempre tem aquela que se destaca, por isso, as demais não conseguem competir em valor agregado.

Elas utilizam diversas estratégias de divulgação, desde as práticas de marketing digital até um banner personalizado com foto nos pontos de vendas. Mas outra coisa que ajuda a construir o valor da marca é oferecer informação real sobre as soluções.

São dados fidedignos importantes porque o público está sempre em busca de informação, o que o torna menos emocional e mais racional.

Como calcular o valor da marca

Uma das formas de calcular o valor da marca é por meio do modelo Aaker, que conta com 4 características de valor que precisam ser consideradas para analisar o branding.

A organização pode abordá-las diretamente com o público, fazendo algumas perguntas em momentos de feedback ou convidar os clientes em potencial para responderem questionários.

O valor de uma marca não pode ser mensurado em números ou de maneira absoluta, mas um fabricante de divisória de ambiente gesso pode compreender quais são os fatores você tirou se negativos da construção de sua imagem.

Uma dessas características é a qualidade percebida, um ponto mais simples de ser avaliado, mas ao mesmo tempo um dos mais subjetivos. Trata-se da maneira como a qualidade é percebida pelas pessoas, podendo ser baixa, média ou alta.

A organização precisa saber se ela é percebida em todos os seus produtos e serviços e se o nível de percepção é o melhor possível.

Outro fator importante é considerar a liderança da marca no nicho de atuação para saber se ele está ganhando popularidade, se é inovadora e se sua proposta parece ser evoluída e mais atrativa do que a dos concorrentes.

Outro elemento fundamental é a lealdade do público, e para analisar esse fator, é necessário avaliar o preço premium e o nível de satisfação do consumidor.

Em outras palavras, uma prestadora de serviço de copeira hospitalar precisa saber o quanto seu cliente está disposto a pagar a mais pelo produto. Deve compreender se suas expectativas foram atendidas e se ele compraria ou recomendaria aos conhecidos.

São questões pertinentes e que estão diretamente relacionadas à fidelização, algo fundamental para as estratégias de marketing e que muitas vezes acaba sendo negligenciada porque as organizações costumam priorizar a captação de clientes novos.

A terceira característica são as associações com a marca, algo que sai um pouco da questão “produto” para observar como o público enxerga o custo-benefício e a personalidade da marca.

O custo-benefício é representado pelo valor, enquanto a personalidade está relacionada com a proposta e os princípios culturais definidos pela companhia.

É dessa forma que as organizações compreendem se suas comunicações e campanhas são realmente interessantes e se o público realmente se identifica com elas.

Um fabricante de compressor bitzer parafuso também pode considerar as associações organizacionais e a diferenciação.

As associações organizacionais mostram se o consumidor confia na marca fabricante ou em seus parceiros, quanto a diferenciação, está relacionada ao qual a única é a empresa e até que ponto é parecida com seus concorrentes.

Por fim, outro elemento que precisa ser avaliado ao calcular o valor de marca é o reconhecimento que ela recebe, ou seja, o brand awareness do negócio.

Ele diz respeito à proporção de pessoas que realmente conhecem a empresa e compreendem o que ela oferece no mercado.

Algumas companhias são chamadas de top of mind, ou seja, aquelas que são pensadas em primeiro lugar quando as pessoas pensam em determinados produtos e serviços.

Uma empresa especializada em projetos de fachada em acrílico precisa saber se é top of mind, além disso, deve compreender se seus princípios e valores são identificados com facilidade pelo público.

Para ter acesso a todas essas informações, é muito importante pessoal de cada comprador em relação à empresa porque isso ajuda a chegar a uma média geral.

Isso é importante porque o valor da marca vai definir a maneira como o mercado no geral enxerga a corporação. Seus produtos e serviços são vistos como líderes em um segmento, o nome da empresa se torna muito mais valioso.

Assim, portanto, uma confecção de camisa social personalizada empresa mostra que vale a pena fazer investimentos e trabalhar seus ativos financeiros.

Se ela tiver uma boa estratégia de marketing, vai conseguir se transformar em top of mind, algo que faz com que os clientes compreendam que se trata de uma marca referência em determinado segmento e isso melhora a receita do negócio.

Considerações finais

O consumidor moderno é cada vez mais exigente e por viver na era da informação, consegue saber tudo sobre produtos, serviços e marcas, antes de comprar qualquer coisa.

Enquanto está comparando preços e vantagens, sempre vai considerar a compra com uma empresa confiável e que saiba destacar seus diferenciais, e é nesse momento que o valor de marca cumpre sua função.

Saber calcular essa métrica é muito importante para melhorar a imagem da companhia, atrair mais clientes, melhorar as vendas e obter mais lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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