Seleção de ações fundamentais para você dar início à gestão das redes sociais do seu negócio e gerar uma presença digital relevante e ao mesmo tempo estratégica.
As redes sociais mudaram a relação das empresas com os clientes. A conexão digital com o público fortalece, amplifica e potencializa o sucesso dos negócios.
A força das redes sociais é indiscutível nos dias de hoje, e a cada momento é mais difícil construir uma presença relevante e de bons resultados nestes ambientes tão concorridos. Pior ainda é abster-se de fazer parte destes potenciais meios de interação.
Por isso, a SpotPlan selecionou dicas fundamentais para você dar início à gestão das redes sociais do seu negócio, gerar uma presença digital relevante e ao mesmo tempo estratégica.
Com as nossas dicas você terá um ótimo ponto de partida e ainda condições de estudar e aprimorar seus conhecimentos.
1. Defina a persona
Se você realizou um plano de negócios anteriormente já terá esta informação em mãos e saberá a importância disso. Determinar sua persona é diferente de determinar seu público-alvo. Você precisa de uma clareza maior, como por exemplo, considerar detalhes de comportamento, idade, gênero, localização e renda.
A diferença entre definir o público-alvo e a persona é que no primeiro caso são consideradas características gerais, enquanto no segundo é a personalização de um cliente real com gostos e preferências.
A definição da persona vai servir de diretriz para as decisões estratégicas da gestão de suas redes sociais. É uma das melhores maneiras de iniciar ações bem-sucedidas.
2. Conheça as peculiaridades de cada rede
Você precisa estar atento à qual rede social é ideal para o seu negócio e sua persona, aquela que trará mais potencialidades de acordo com sua área de atuação.
Pesquise sobre cada uma delas antes de sair criando páginas em todas aleatoriamente. Tenha, antes disso, a consciência de qual irá servir ao seu propósito!
Vá para onde está a sua persona e entregue valor. Você será recompensado por isso.
3. Pense em identidade visual
Quando falamos de gestão de redes sociais, o aspecto visual fala muito alto. Isso porque as pessoas estão expostas a um volume muito grande de informação e a identidade visual com certeza é uma maneira de atrair e manter o público interessado em seu conteúdo.
Portanto, defina o layout, as cores, as fontes, variação de temas, entre outras coisas.
4. Some com conteúdo relevante
A dupla conteúdo de qualidade e identidade visual bem elaborada é imprescindível para que sua rede social seja bem-sucedida. Por isso, seu conteúdo deve ser rico e útil para sua persona e ainda ter um aspecto visual bem trabalhado.
Coloque-se no lugar do seu cliente e pense o que ele quer saber do seu negócio. E não se esqueça de atualizar suas redes sociais com informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento.
Gifs, memes, fotografias, figuras, gráficos e vídeos também são muito bem-vindos!
5. Planeje-se
Assim como tudo na vida, sua atuação nas redes sociais também precisa de planejamento.
Defina metas de curto, médio e longo prazos, crie um calendário de postagens, leve em consideração datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.
Programar as postagens da semana, por exemplo, deixará sua agenda mais livre para outras demandas.
6. Crie relacionamento
Não basta apenas colocar seus posts nas redes, também é preciso interagir com as pessoas. Responda e curta os comentários. Busque entrar em alguns perfis de seguidores e pesquisar seus interesses.
Tenha atenção, pois a grande maioria dos clientes espera que uma empresa responda dentro de 24 horas à uma solicitação realizada. Na hora de responder algum questionamento deixe transparecer sua expertise de forma leve e até um pouco bem-humorada; mas sem liberdade exagerada.
Outra opção para gerar um relacionamento próximo é postar fotos de reuniões, atividades cotidianas e aniversários, por exemplo.
7. Faça parcerias
Realizar parcerias e formar uma rede de recomendações é muito útil e eficaz no sucesso de redes sociais. Imagine muitas pessoas marcando e recomentando seu negócio para outros usuários.
Para isso você poderá realizar campanhas, incentivos, utilizar-se de parcerias ou contratos com influenciadores digitais; dentre outras possibilidades! Seja criativo!
8. Busque referências em marcas bem-sucedidas
Inspire-se em casos de sucesso e marcas bem-sucedidas nas redes. Eleja algumas para você seguir, interaja com elas e aprenda lições que poderão ser adaptadas à sua realidade. Porém não faça cópias!
9. Reserve um orçamento
Você precisa ter um orçamento, mesmo que modesto, reservado para postagens pagas, aplicativos relevantes e também para gerar ou adquirir boas imagens e vídeos. Atente-se para não ferir os direitos autorais de terceiros e sofrer alguma penalização por isso.
10. Monitore seus resultados
Avalie a sua estratégia fazendo uma análise de suas postagens, compare qual postagem teve maior interação e repita a receita que estiver dando certo.
Utilize as informações fornecidas pelas próprias redes sociais como, por exemplo: número de cliques por postagem, alcance dos posts, melhor horário para publicação e faça os ajustes necessários para melhorar o desempenho cada vez mais.
Para finalizar: Fique atento ao conteúdo da SpotPlan e aprenda mais sobre Marketing Digital, gestão e estratégia!
Por DINO power by: Time Prime
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