Todo empresário passa por momentos de dúvidas, mas não há necessidade de entrar em pânico diante de escolhas difíceis.
Os empresários tomam inúmeras decisões todos os dias. No entanto, quando se trata das escolhas mais difíceis, como contratar novas pessoas, investir em tecnologia ou buscar outra rodada de financiamento, é imperativo obter clareza. Quando você aumenta sua certeza antes de seguir um caminho específico, evita adivinhar sua decisão e sabotar involuntariamente seu compromisso e resultados.
Quando se depara com uma grande decisão, é normal sentir-se paralisado, questionar seu próprio instinto e se estressar com a sabedoria de sua escolha. Mas dê uma folga para si mesmo. Até os empreendedores mais bem-sucedidos experimentaram momentos de pânico, gritando para o céu acima: “O que eu faço ?!”
Depois, há três perguntas que você pode fazer a si mesmo antes de tomar uma decisão difícil de discernir, o que está levando você em uma direção específica e para ver se você vai acabar onde quer realmente ir.
1. Para onde estou correndo?
Podemos definir muitas metas, pensar muitos pensamentos, podemos nos comportar de todos os tipos, mas, em última análise, com que finalidade? Para onde essa decisão o levará? Com muita frequência, os empreendedores estabelecem metas ou resultados e nunca se perguntam o porquê. Descompactar sua decisão e examinar com atenção como ela irá abastecer ou completar você é importante para sua paz a longo prazo. Discernir como essa escolha pode fazer você se sentir ao longo do caminho influenciará se sua jornada é mais prazerosa ou dolorosa. Então, pergunte-se: para onde vou? Por que eu vou? Quem ou o que está me levando nessa direção? Como eu quero viajar por esse caminho?
Fugir de, é diferente de fugir para . O primeiro é voltado para trás, negativo e evitável. O último é voltado para a frente, positivo e voltado para cima. Saber o que você está construindo e criando ajuda a avançar com confiança, mesmo quando você se sente mais vulnerável. Saber onde você realmente deseja estar (seu para) também pode ajudá-lo a criar mais no momento presente. Se você está tentando alcançar o sucesso nos negócios e mostrar aos membros da sua família que você não é louco, então pergunte a si mesmo: como posso me sentir mais digno aqui e agora? Como posso respeitar e honrar minhas decisões anteriores antes de tomar a próxima grande decisão?
Artigo Relacionado: 6 Decisões que podem mudar seus negócios
2. Estou tomando essa decisão de um lugar de medo ou fé?
A maioria dos empresários passa algum tempo assustados. Eles vem com uma ideia de negócio e a inevitável montanha-russa de sair por conta própria. Mas quando você toma decisões a partir de um local de medo, isso pode restringir oportunidades, limitar possibilidades e truncar seus resultados. Quando você opera com medo, tenta controlar e forçar os resultados. Ironicamente, forçar soluções cria mais tensão e resistência, enquanto acompanhar o fluxo cria espaço para ainda mais possibilidades. Para deixar seus medos de lado, pergunte-se: se eu substituísse meu medo pela fé e minha preocupação pela calma e certeza, o que eu poderia dizer e fazer agora? O que pode mudar antes de eu me comprometer com um caminho? Se eu substituísse meu medo pela fé e minha preocupação pela calma e certeza, a que decisão eu me inclinaria?
A fé requer render-se, deixar ir e afrouxar a sua compreensão de sua crença de que você deve controlar tudo. Paradoxalmente, a fé em si mesmo significa que, se você tomar uma decisão que leve a conseqüências não intencionais, poderá dar a si mesmo a graça de saber que tomou a melhor decisão no momento em que a tomou e ainda acreditar em si mesmo para corrigir o curso.
Os empresários geralmente ficam presos a tomar decisões difíceis porque têm medo do que acontecerá se fizerem uma escolha errada. Alguns empresários têm medo de perder segurança e conforto, enquanto outros têm medo do que o próximo nível de sucesso possa exigir deles. Pergunte a si mesmo: se o medo ou a fé em si mesmo motivarão a próxima decisão.
3. Em que devo me tornar para liderar essa decisão?
Focar em que você precisa evoluir para alcançar e exceder seus objetivos é uma das melhores perguntas que você já se perguntou. Por mais de 20 anos, essa pergunta ajudou a mudar a conversa e mudar a mentalidade de líderes no mundo todo. “Quem ou que devo me tornar para tomar essa decisão e criar a vida que desejo?” está no centro de tudo. Olhar para si mesmo – seus pontos fortes e valores fundamentais, seus pilotos e motivadores, suas lacunas de habilidades, peculiaridades de personalidade e suas deficiências (vamos lá, você sabe que é perfeitamente imperfeito) – é a melhor coisa que você pode fazer para se tornar bem informado e tomar decisões confiante.
Perguntando a si mesmo como você pode precisar evoluir, se você escolher um determinado caminho, antes de fazer a escolha real, é brilhante – ponto final. Ele prepara você para o sucesso da tomada de decisões. Antes de se comprometer, pergunte-se: quem ou o que eu devo me tornar para tornar essa decisão manifestada nos resultados mais lucrativos possíveis? Sua resposta o ajudará a elaborar um plano para sua própria evolução, ao apoiar a manifestação de suas escolhas.
As grandes decisões empresariais são menos sobre as opções A e B e mais sobre descobrir quem você é e a vida que deseja criar para si mesmo. A vida é bagunçada. Você cometerá erros. Você pode até tomar uma decisão que faz com que você olhe para a vida de outra pessoa ou sinta que sua estrada tomou um rumo totalmente diferente, mas quanto mais tempo você leva para fazer e responder a essas três perguntas, mais tempo você gasta com confiança ao volante em um sentido desconhecido, mas logo que responder, estará dirigindo com confiança na direção de seus desejos.
Amyk Hutchens Escritora convidada – Especialista em Liderança e Comunicação, autor de The Secrets Leaders Keep
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.