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5 passos para melhorar o fluxo e as vendas na sua loja

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante
6 min de leitura
5 passos para melhorar o fluxo e as vendas na sua loja
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Muitos pequenos e médios empresários donos de lojas, sentem seu movimento cair, menos pessoas entram na loja, as vendas indo de mal a pior, e nem uma ideia vem à suas cabeças para melhorar isso, apenas começam a cortar gastos e funcionários, e posso garantir a vocês, isso é uma péssima ideia. Você não vai vender mais se mandar seus vendedores e funcionários embora, se cortar os gastos com qualidade dos serviços, ou se tirar o cafezinho da equipe e dos clientes, pelo contrário, quanto mais fundo estiver, se fizer essas coisas, mais fundo você vai ficar nesse poço onde o fim é fechar sua loja.

E não queremos isso né verdade! O que estamos buscando é uma solução rápida, eficaz e que possa melhorar dia após dia.

Então vou mostrar 5 passos de como aumentar o fluxo de pessoas e as vendas da sua loja imediatamente. 

Bem, para isso preciso de um exemplo, desta forma fica mais fácil entender o que precisa ser feito, mas veja bem, o que vou escrever nas próximas linhas vale para qualquer segmento de negócios.
Vou considerar para esse exemplo uma loja de roupas que está passando por um momento ruim, poucos clientes, vendas em baixa, dificuldade de conseguir novos clientes e contas, muitas contas chegando e se acumulando.

Sem mais delongas, vamos ao plano de ação;

5 Passos para melhorar sua loja, aumentar o fluxo e vender mais.

1 – Organização e limpeza.

Dê uma rápida olhada para sua loja agora e me responda:

Sua loja está limpa? 
Tem uma organização lógica nas coisas, categorias e produtos?
É um ambiente agradável e iluminado?
Tem produtos novos que chamam a atenção?

Se a resposta para alguma dessas perguntas for não, então este é seu primeiro trabalho. 

Torne sua loja limpa, bonita e agradável, tente deixá-la mais perfumada, organizada e fácil de circular.

Um ambiente limpo e iluminado vai atrair muito mais pessoas para dentro da sua loja, veja se a entrada da loja é livre e facilita o acesso ao interior.

Troque semanalmente os itens da vitrine (caso tenha vitrine), sempre que for limpar a vitrine, e o ideal que seja toda semana, troque os itens, mudar sempre torna sua vitrine chamativa.

2 – Seus produtos são realmente bons e novos?

Sua coleção de roupas é atual?

Seus produtos são novos?

Não quero que me entenda mal aqui, não estou me referindo a produtos de marcas, ou grifes caríssimas, não é isso. Produtos novos e bons dentro do que você se propôs a vender quando abriu sua loja.

Muitos empresários esquecem da honestidade com sua própria essência, e começam a negligenciar, colocando a venda produtos de qualidade duvidosa, ou não trocam a coleção, deixando sempre os mesmos produtos velhos expostos na esperança de vendê-los um dia. E isso vai influenciar negativamente na loja, afastando os clientes.

Isso pode acontecer por dois motivos, o primeiro é descuido, a falta de atenção do próprio empresário em manter sua qualidade. Segundo, por ganância, o empresário quer tirar vantagens dos clientes vendendo gato por lebre. Esse último é fatal, e se você faz isso, melhor nem continuar lendo. 

Alguns pequenos empresários fazem compras em centros de vendas ou grandes feiras do segmento, compram grandes volumes de peças e não vendem tudo, e isso significa dinheiro parado no estoque, com o tempo o dinheiro vai ficando em peças que nunca vendem e isso vai diminuindo seu capital para comprar novas peças, é nesse momento que entra em um ciclo de querer vender só o que já tem na loja.

Faça uma varredura na sua loja, veja tudo que está parado há mais de 2 meses, tudo mesmo, se já está parado há mais de 2 meses na sua loja, tem algo errado: ou não foi exposta, ou o preço é alto demais. Enfim, pode ser uma monte de coisas, mas nesse momento é importante saber onde estão e quais são essas peças.

Junte tudo e faça uma remarcação de preço, uma promoção de renovação de estoque pode atrair muitas pessoas para sua loja, organize um espaço dentro do seu ambiente para expor essas peças e queime a preço de custo se for preciso, ou até mesmo faça um preço médio entre todas, e gire, nesse momento só importa uma coisa, fazer dinheiro e se livrar do que não vendeu até agora.

Agora sabendo o que tem, e com tudo remarcado, vamos ao próximo passo.

3 – Fornecedores são seus principais parceiros

Eu já vi muitos empresários tratar representantes e fornecedores com desprezo e até mesmo soberba. Mal sabe ele que, os fornecedores são os principais aliados de um negócio de sucesso.

Uma boa parceria com seus fornecedores pode garantir a você novidades em primeira mão, exclusividades em alguns produtos, e boas negociações, e uma coisa que sempre falo para os empresários com quem eu trabalho: O lucro está na compra, e o sucesso nas vendas, são duas etapas que se completam perfeitamente.

Use da sua boa relação com seus fornecedores, antes de colocar em prática a promoção indicada no passo anterior, entre em contato com seus fornecedores e peça um prazo nas compras, compre coleções novas, POUCAS peças, apenas o que realmente você acredita que vai conseguir vender, faça uma boa exposição na parte principal na frente da sua loja, expor as novas roupas no dia da promoção vai garantir uma visibilidade da nova coleção muito melhor, pois além de vender as unidades da promoção, você já apresenta as novas.

MAS cuidado para não gerar comparação.

O que quero dizer com isso? Se o preço das peças novas for muito próximo das mais velhas, as pessoas irão tender a comprar somente as novas, pela vantagem de serem mais atuais, então tenha em mente, as peças velhas precisam ser realmente, verdadeiramente mais baratas.

4 – Treinamento de vendas

TREINE sua equipe de vendas, veja quem são seus vendedores, eles têm mesmo afinidade com o produto e com o perfil do seu principal cliente?
Se sua loja for de roupas para jovens, sua equipe de vendas é composta por pessoas jovens que usam suas peças?

Se sua loja for de roupas infantis, seus vendedores são papais ou mamães?

Isso pode fazer toda diferença do mundo na hora das vendas, seus vendedores precisam ter o perfil correto com o segmento e com o cliente, e você precisa treinar, treinar e treinar incansavelmente, treinamento de vendas e atendimento nunca será muito. Há sempre algo novo para aprender.

5 – Comunicação e execução

Tudo pronto, produtos separados e remarcados, nova coleção exposta, equipe treinada e pronta para bater as metas, é hora de decidir a data correta que sua promoção de queima de estoque vai acontecer. Escolher bem o dia pode influenciar muito nas vendas, começo de mês costuma ser melhor pois as pessoas ainda estão com dinheiro, datas próximas de dias festivos, como datas comemorativas, natal, dia das mães entre outras mil que devem se encaixar com seu perfil de negócio. O importante é não ser aleatório.

Para o total sucesso da promoção, faça ela em um, dois três dias no máximo, deixe isso claro na sua comunicação, isso gera um senso de urgência e exclusividade.

Anuncie sua promoção de queima de estoque, você já deve ter visto muitas promoções deste tipo em grandes redes de varejo, e é exatamente isso que leva novos consumidores para sua loja.

BEM, aqui você pode dizer: “ah mas não quero atrair clientes por causa de preço, isso não atrai o cliente que eu quero ou ideal para minha loja e tals”.

Meu caro colega, minha cara colega empreendedora/ empreendedor, cliente ideal é aquele que compra. Não se trata de orgulho aqui, e nem desviar seu foco, uma das coisas que eu mais prezo é o FOCO. então deixe seu orgulho de lado, e vamos vender.

Sua comunicação será direcionada para seu público alvo, e TODO mundo gosta de comprar com promoção até mesmo os ricos, se é isso que está preocupando você, e se não for, parabéns vamos fazer a campanha e colocar pra rodar.

Se você estiver sem grana para anunciar, coloque um sistema de som na frente da sua loja e entregue folhetos aos transeuntes, indicando a promoção e o dia D.

Use suas redes sociais, elas são gratuitas, faça postagens, marque o dia D da promoção. Convide modelos da sua região ou pessoas que possam fazer alguma presença tanto nas redes sociais como na própria loja.

Se tiver alguma reserva de dinheiro para comunicação não economize, divulgue o máximo que poder. Rádio, Internet, carros de som e por aí vai.

Atrair e Vender esse é o foco.

Seus esforços serão recompensados.

Os clientes irão chegar na sua loja buscando a suas promoções, que estarão no final da loja, fazendo com que eles percorram por todos os outros produtos novos, a chance deles levarem alguma peça da promoção e das novas é muito maior.

Repita isso a cada troca de coleção ou a cada três meses, e seja honesto acima de qualquer coisa, venda realmente barato o que for da promoção e preço justo nas suas coleções novas.

Se os clientes gostarem da sua promoção e das peças novas, eles irão voltar.

Deixe ai nos comentários se deu certo sua ação, ou se tem alguma dúvida que queira tirar antes de começar a fazer tudo.

Sucesso e boas vendas.

@jorgeacavalcante

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2 Replies to “5 passos para melhorar o fluxo e as vendas na sua loja”

Tamiles

Maravilha!! Texto prático, realmente foca em soluções que podemos fazer e ver resultados.

Juliana

Otimas dicas! As empresas tendo o hábito de por em prática essas recomendações veriam seu negócio em constante crescimento.