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Prepare Seu Negócio para Vender em Datas Sazonais
Lição 2/2
Vamos Responder
Por que eu deveria criar marketing específico para certos momentos especiais e feriados?
Como eu encontro os momentos certos para minha empresa e meu público-alvo?
Como eu crio planos e materiais de marketing sazonais?
Antes de começarmos, gostaríamos que você parasse um segundo para refletir sobre o ano passado. Pense sobre quanto mudou naqueles 365 dias.
Seguramente, o ano provavelmente não foi um período de tempo longo, irrelevante, no qual absolutamente nada aconteceu. Mesmo que tenha sido um ano relativamente calmo, eventos anuais como feriados quebraram a rotina do dia a dia. Por que estamos fazendo você divagar sobre isso? Porque os momentos que fizeram o ano mais significativo podem também afetar o comportamento das pessoas – incluindo seus hábitos de compra.
Mas, além dos feriados, que outros momentos podem ter tanta influência?
Vamos descobrir:
Veja aqui todos os momentos que podem de alguma forma afetar o comportamento dos consumidores
✅ Mudança de estações
✅ Volta às aulas;
✅ Grandes eventos esportivos;
✅ Uma premiação;
✅ Final de uma série ou novela favorita;
Esses e outros que você pode identificar. Qualquer um desses momentos pode afetar o comportamento dos clientes. Na verdade, qualquer dia seja diferente dos outros pode ser especial e influente para seus clientes. Então, uma boa estratégia é pesquisar quais momentos mais importantes para seus clientes e aplicar marketing direcionado durante esses períodos.
Se fazer campanhas especializadas para cada momento especial soa exaustivo, não se preocupe. Você não precisa cobrir todos eles. Você está procurando por momentos e feriados que compartilhem temas e emoções com a identidade da sua marca. Por exemplo, um estúdio de ioga pode fazer marketing customizado no Dia Nacional do Fitness, mas nada especial no Dia Nacional do Chocolate.
Esse tipo de marketing, baseado em momentos específicos, pode ajudá-lo a impulsionar as vendas e gerar reconhecimento da sua marca e afinidade (ou seja, agradabilidade) com seu público.
Para encontrar os momentos que são mais relevantes para sua marca, comece com uma lista abrangente dos eventos que acontecem ao longo do ano e refine-a. A forma mais fácil de começar é pelos feriados. Pegue um calendário e anote os principais. Depois que você tirou isso do caminho, pode começar a se aprofundar. Procure por períodos durante o ano em que você tem picos ou quedas nas vendas ou de relacionamento. Eles estão associados a alguns momentos ou eventos identificáveis?
Depois, descubra no que seu público-alvo está interessado. Use uma ferramenta on-line como o Google Trends para ver quais buscas são populares entre seu público, e se essas palavras-chave estão associadas a algum momento em particular. Você também pode pesquisar seu público-alvo para aprender sobre suas vidas, os feriados e outros momentos com os quais eles se importam, e seus hábitos de compra.
Pegue sua lista abrangente de momentos e busque por temas e mensagens associados com cada um. Eles encaixam com a identidade da sua marca? Por exemplo, a véspera de Ano Novo envolve o tema das resoluções, com “bem-estar” sendo uma grande parte dessa mensagem. Um estúdio de ioga ou outra marca fitness poderia facilmente encontrar uma maneira de associar seu marketing a esse momento. Além disso, busque por épocas do ano em que as pessoas automaticamente associam à sua marca, e o quanto seus produtos ou serviços são usados ao máximo. Uma churrasqueira pode ser associada com divertidos churrascos de fundo de quintal e ser usada ao máximo no verão. A identidade da sua marca pode também combinar com certos eventos culturais como concertos ou campeonatos esportivos, mesmo que se não seja óbvio de início. Uma marca de água engarrafada poderia vender-se como um meio de se manter hidratado em um festival de música, por exemplo.
#DICA
Nem todos os momentos culturais são ótimos momentos de marketing – como uma tragédia nacional, por exemplo.
Em geral, tente e evite associar sua marca a quaisquer eventos que sejam sensíveis, negativos ou polarizados.
Depois que você refinou uma lista de momentos que são relevantes para sua marca, mapeie-os no calendário. Isso vai ajudá-lo a mantê-los no radar e preparar-se para eles.
Associe para cada momento um ou mais objetivos corporativos.
Esse momento é para impulsionar vendas?
Construir reconhecimento da marca?
Criar mais relacionamento com seu público?
Gerar mais oportunidades de venda?
Alcançar algumas dessas metas?
Então, crie um plano de marketing que vai ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Descubra que tipo de materiais de marketing precisam ser produzidos e quando. Não esqueça também que as pessoas, frequentemente, procuram promoções de produtos e serviços antes dos momentos acontecerem, também. Considere que parte do seu plano deveria incluir vendas ou promoções para produtos ou serviços específicos. Por exemplo, pessoas compram presentes de natal em “Segundas da Tecnologia”, então esse pode ser um grande dia para vendas.
#LEMBRE-SE
Sim, você está criando um plano de marketing sazonal. Mas não, ele não deve ser uma ação isolada. Assegure-se de que ele se encaixa em seus esforços gerais de marketing para o ano todo.
Agora você está pronto para fazer algumas estratégias criativas de marketing. Comece concentrando-se focando na sua mensagem, que deve misturar seus objetivos corporativos com seus momentos. Se seu objetivo é impulsionar as vendas, sua mensagem deve girar em torno dos rituais ou ações associados ao momento e mostrar como seus produtos ou serviços são uma parte deles. O estúdio de ioga, por exemplo, poderia criar materiais de marketing para a véspera de Ano Novo que apresentasse seu pacote de dez aulas como uma forma para as pessoas manterem sua resolução de serem mais saudáveis. Se seu objetivo é gerar reconhecimento da marca ou afinidade, sua mensagem deve abordar temas e emoções dos momentos e associar sua marca a eles. Para celebrar a chegada da primavera, o estúdio de ioga poderia fazer um marketing que associe sua marca aos sentimentos de renovação e crescimento que vêm junto com a mudança de estações.
FIQUE ATENTO
Assegure-se de integrar seu texto e design aos anúncios de visualização, anúncios de busca, anúncios de redes sociais, posts de redes sociais, vídeos, blog, e-mail marketing, sites, etc. Encontre a melhor maneira de transmitir sua mensagem nos formatos de comunicação que estiver utilizando. Enquanto você cria sua estratégia de marketing, não se esqueça de se preparar para buscas, especialmente via mobile, e assegure-se de que seu site está em ordem e é mobile friendly, ou sua loja pronta para receber seus clientes, colocar o endereço no google maps é uma excelente forma de facilitar aos consumidores de encontrar seu endereço pelo nome da loja.
Buscas via mobile podem ser muito importantes para marketing sazonal. Visite de novo as ferramentas como Google Trends e pesquise palavras-chave que são populares, tanto durante seus momentos especiais como relevantes para seus produtos e serviços. Então configure seu marketing de mecanismo de busca (SEM) e otimização do mecanismo de busca (SEO), para que seu anúncio e sua marca apareçam quando essas palavras-chave forem procuradas. Além disso, certifique-se de que seu site está pronto para os visitantes extras que podem aparecer no caminho durante os momentos escolhidos. Verifique se seus servidores suportam esse tráfego e que seu site não vá cair.
Finalmente, pense além do momento escolhido para o qual está desenvolvendo o marketing e prepare-se a si mesmo para o sucesso futuro. Adicione calls to action (CTA’s) ao seu marketing que incentivem seu público a continuar envolvendo-se com você depois que o referido momento passar, como seguindo você nas redes sociais e cadastrando-se para receber seus e-mails e newsletters. Você também pode medir o quanto seu marketing alcançou de seus objetivos de negócios. O que funcionou ou não, o que não funcionou e o que você pode melhorar no próximo ano?
VAMOS FAZER AGORA
Vamos começar o caminho para o marketing sazonal. Vamos ajudá-lo a criar uma checklist de etapas que deve seguir antes de iniciar o estágio de planejamento.
Vamos fazer isso:
Escolha o que você ainda precisa fazer
✅ Consolidar a identidade da minha marca;
✅ Definir meu público-alvo;
✅ Assegure-se de que seu site está otimizado para o mobile;
✅ Liste os principais feriados que são importantes para sua audiência;
✅ Pesquise quais palavras-chave seu público procura durante o ano e busque as tendências;
✅ Pesquise seu público-alvo para aprender sobre suas vidas e hábitos;
✅ Procure por picos e quedas nas suas vendas e relacionamento durante o ano e veja se eles estão associados a um momento ou evento.
Depois que você fez todas as etapas da sua checklist, coloque os momentos especiais e feriados em uma lista e avalie se encaixam ou não na identidade da sua marca. Em caso positivo, adicione-os ao calendário e comee a criar seu plano de marketing.
Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer
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