Aumente suas vendas em datas sazonais

Você sabe responder por qual motivo se oferece chocolate na páscoa aqui no Brasil? E porque a Coca Cola se associou ao natal Americano no EUA, exatamente na época mais fria do ano?

Esses dois são apenas alguns dos muitos exemplos práticos de datas ou períodos sazonais nos mercados, mas também pode-se considerar principalmente aqui no Brasil as mega ofertas do mês de janeiro, e também mundialmente a Black Friday.

Períodos sazonais são oportunidades para vender mais

Tudo isso nada mais é do que uma forma de aumentar as vedas em datas e períodos em que o comércio no geral é fraco, é também uma oportunidade para as pequenas empresas de levar carona nas já criadas sazonalidades.

Grandes empresas no mundo todo inventem milhões em comunicação para criar esses períodos de consumo fora de época, afim de fazer seus produtos e serviços continuarem vendendo em períodos que normalmente seriam de baixo consumo. No caso da páscoa no Brasil, é naturalmente a verão, a data mais quente do país, e no calor o consumo de produtos de chocolate caem muito, já que chocolate é ligeiramente ligado à épocas mais frias.

A páscoa em sua essência nada tem haver com coelhos e chocolate, mas a industria viu ai uma oportunidade de manter as boas vendas dos produtos derivados de chocolate mesmo no período de menor venda do ano. Ao longo do tempo a data se tronou o grande momento da industria do cacau, fazendo as vendas serem satisfatórias o ano todo, mesmo no período mais quente.

Não foi diferente com a Coca Cola Americana que tinha no final do ano, inverno no sul, as vendas despencavam, pois o que se queria mesmo era algo quentinho para tomar. Os investimento gigantescos e a roupagem dada à data do natal pela coca cola foi tanta que praticamente suas cores e comunicação viraram sinônimo de natal no mundo todo.

Como podemos aproveitar melhor as datas?

Qual momento em que os consumidores estão mais dispostos a gastarem? Simples, se preparando, estudando cada data e preparando estoques e comunicação para que no momento certo os clientes possam encontrar você e encontrar o que você vende.

Vender em datas especiais, feriados e finais de ano, não é apenas esperar o consumidor vir até você, mas se preparar o ano todo com muito planejamento afim de no momento certo você sair lucrando e sorrindo com dinheiro no caixa.

Nos próximos dois textos indicados abaixo você pode se aprofundar em como preparar sua empresa para bombar em feriados; e como vender em datas especias. São análises e lições que darão passo a passo o que é necessário para sair ganhando no momento certo.

Lição 1: Prepare sua empresa para bombar no feriado.
Lição 2: Como vender em feriados e momentos especiais?

Faça sua parte, informe-se e aprenda como ser um empreendedor de sucesso aproveitando todas as oportunidades que o mercado gera de graça para você. boa leitura.

Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer


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