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Esta é a segunda lição de duas, da série: Crie uma identidade única para sua marca.
Vamos Responder
O que é uma identidade de marca e por que eu preciso de uma?
Como eu faço para desenvolvê-la?
Como isso afeta o meu marketing?
Consumidores podem ser bem categóricos sobre as marcas. Eles gostam mais de uma marca de tênis que de outra, dão preferência a determinada marca de carro – e tudo isso pode se dar de uma forma bem apaixonada. Se você for o fabricante da marca preferida de tênis ou de carro, bem, isso é uma coisa muito boa… por isso, criar uma forte identidade de marca é tão importante. É fácil pensar que a identidade da sua marca é só o logo, ainda mais quando você vê pessoas usando roupas e adesivos com logos em todos os eletrônicos que elas têm. Mas o que mais entra na identidade de uma marca?
Descubra: Isso faz parte da identidade da marca?
O nome do produto ou da marca
1 – Sim
2 – Não
O Islogan
1 – Sim
2 – Não
Reputação ou boca a boca
1 – Sim
2 – Não
O design do produto ou embalagem
1 – Sim
2 – Não
Dá pra entender facilmente que todas as respostas são SIM. A combinação de todos esses elementos faz a marca – e ainda há vários outros que não mostramos. Basicamente, uma marca é aquilo que torna o negócio, os produtos e serviços diferentes da concorrência.
As pessoas que se sentem emocionalmente conectadas ao seu negócio podem se tornar fãs e clientes por toda a vida. Mas, para chegar lá, seu negócio precisa ser mais do que apenas um negócio. Uma marca pode dar uma cara ao seu negócio e apelar às emoções dos consumidores. Isso os ajuda a ver a sua empresa como mais do que um conjunto de mercadorias e serviços – e porque seus produtos se encaixam na vida deles melhor que o dos seus concorrentes.
Você precisa desenvolver quatro pilares sobre seu negócio para construir uma forte identidade de marca.
Vamos ver quais são
1 Visão: Visão é um conceito aspiracional e que comunica as motivações e os objetivos do seu negócio. É como se fosse um “quem somos” que deve ser grandioso e inspirador para funcionários, clientes e parceiros.
2 Missão: Esse é um conceito mais concreto que “visão” e descreve as razões de existir do seu negócio. Tem tudo a ver com aquilo que você realmente faz e que produtos e serviços você oferece às pessoas.
3 Perfil da Marca: Esse conceito diz como sua marca se posiciona. Por exemplo; uma montadora de carros pode ser caracterizada como “segura” e outra como “luxuosa”
4 Personalidade: Você deve definir o tom de voz, a paleta de cores e outros aspectos de design que serão usados no marketing e na comunicação com os clientes.
Como eu crio tudo isso?
Descubra o que o seu negócio representa – e o que ele não representa – para criar uma visão. Pergunte a si mesmo por que você faz o que faz e como faz isso. Por exemplo, a empresa “One Man’s Trash” agita o mercado global de arte vendendo peças feitas de garrafas plásticas recicláveis de uma maneira artesanal e sustentável. Pense então no produto mais importante que você tem e faça uma relação com um produto que você jamais comercializaria (o exato oposto do que você faz e acredita).
Para facilitar, considere como o seu público-alvo descreveria o seu negócio e que posição você queria que sua empresa ocupasse no futuro. Combine tudo isso em uma única frase inspiradora que contenha o nome da sua empresa, suas aspirações e o modo peculiar de fazer as coisas. No exemplo que vimos, seria algo como: “One Man’s Trash se dedica a agitar o mercado de arte e erradicar o lixo com artesanato sustentável.” Compartilhe essa Visão com todas as pessoas que trabalham com você. Quanto mais elas entenderem e adotarem esse conceito, mais forte será a identidade da sua marca.
Pergunte a si mesmo o que o seu negócio faz pelos consumidores para construir a sua missão. Que setores o seu negócio atende? Arte colecionável, comida fresca, cuidados médicos, entretenimento etc? Quem são seus consumidores? O que você faz para atender as necessidades desse setor? Que técnicas você usa para fazer isso (pensamento inovador, dados, descontos etc). Isso torna seu negócio diferente dos outros? O que mais você faz para se diferenciar? Agora combine todas essas informações em uma frase curta que vá direto ao ponto e que não use jargões profissionais.
Vamos recorrer novamente ao exemplo que destacamos: “One Man’s Trash se dedica a oferecer lindas e sustentáveis peças a amantes de arte a um preço razoável. Cada peça é feita artesanalmente e fabricada sob demanda por nossos habilidosos escultores”.
Agora vamos dar uma olhada em como desenvolver o perfil e a personalidade da marca. Dica: tem tudo a ver com pensar com a cabeça dos seus consumidores. Seu perfil de marca parte da sua missão e visão e foca em encontrar uma palavra que represente ambos. Para fazer isso, imagine as emoções que as pessoas sentem ao pensar no seu negócio. Eles se sentem seguros, livres, felizes, animados, relaxados, confiantes ou qualquer outra coisa? Concentre-se em 1 emoção – e faça pesquisas com grupos focados para certificar-se de que é realmente isso o que seus consumidores pensam. Para construir a personalidade da marca, pergunte a si mesmo: se minha marca fosse uma pessoa, como eu faria para descrevê-la?
Talvez você diria que o seu negócio é charmoso, inovador, descolado, jovem e esperto. Mais uma vez, teste esse conjunto de hipóteses com pesquisas e grupos focados.
Uma vez que você desenvolveu os quatro pilares de marca, você pode agora reunir todos eles para ajudá-lo a guiar a estratégia e a execução do seu marketing. Por exemplo, sua visão pode ajudá-lo a tornar sua campanha de anúncio inovadora e focada em objetivos, enquanto sua missão pode servir como base para verificar se os anúncios de fato refletem as características do seu negócio. Sua campanha de anúncio deve fazer com que as pessoas sintam a emoção representada na palavra que resume o perfil da sua marca; e o tom de voz deve refletir a personalidade que você escolhe para sua marca. Todos esses elementos irão ajudar o seu marketing a comunicar o que o seu negócio faz, por que ele é diferente e que tipo de pessoa você atende – tudo isso ajuda a solidificar a sua marca tanto na cabeça dos consumidores quanto no seu setor.
Certifique-se de que todos os envolvidos com seu marketing – seja a equipe interna, seja uma agência externa – conheçam os quatro pilares da marca e como eles funcionam conjuntamente. Isso ajudará seu marketing a ser consistente. Não se esqueça: seja sempre autêntico. Você tem que efetivamente vivenciar a identidade da sua marca, e não apenas falar sobre ela. Afinal, os consumidores não gostam de fazer negócio com uma empresa em que não possam confiar.
Vamos fazer isso agora
Um bom começo é definir a personalidade da sua marca. Então vamos fazer uma lista de características que descrevem seu negócio.
Vamos lá
Escolha os termos que descreve sua empresa
😉 Charmosa
😬 Disruptiva
😏 Sarcástica
🤣 Engraçada
😐 Séria
🙃 Inovadora
☺ Tradicional
👴 Madura
👨 Jovem
🤗 Irreverente
🤔 Autoritária
👩💼 Profissional
😃 Confiável
🚵 Aventureira
🤐 Rebelde
Agora você criou uma lista de palavras que descrevem a personalidade da sua marca, pergunte a si mesmo algumas coisas como: algumas escolhas contradizem as outras? Você gostaria de adicionar outra palavra? Depois de finalizar a lista, faça testes com consumidores e outras pessoas que conhecem o seu negócio.
Vamos Responder
A identidade da marca inclui toda e qualquer diferenciação em relação aos concorrentes.
Para desenvolver sua marca, crie uma visão, missão, perfil e personalidade.
Certifique-se de que você faz jus à identidade da sua marca.
Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer
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