Dê um nome para sua marca – Identidade da marca

Tempo de leitura: 5 minutos

Esta é a primeira lição de duas, da série: Crie uma identidade única para sua marca.
Vamos responder:
Por que o nome da minha marca é importante?
Como eu posso encontrar um nome que se encaixe com minha marca ou meu produto?
Como eu posso usar o nome para me destacar no mercado?

Encontrar um nome para sua marca ou produto pode ser uma tarefa desafiadora. No entrando, é uma etapa importante que você não deve negligenciar. Por quê? Bem, porque o nome é a primeira oportunidade de contar sua história e diferenciar sua marca dos concorrentes. Em um mercado competitivo, isso tem um valor incalculável.

Imagine que Maria é dona da empresa de ventiladores Melódicos. Ela está preste a lançar um novo modelo que toca a canção “Air” do compositor Bach. Ela quer um nome capaz de contar a história da marca em vez de um que apenas descreva a funcionalidade do aparelho. Você pode ajudá-la a escolher o nome mais adequado?

ESTE ou AQUELE – responda
Qual dos nomes abaixo representa uma história mais do que uma funcionalidade?
1 – Explosão Barroca
2 – Brisa Suave

Se você respondeu número 1, você acertou. “Brisa Suave” é um nome descritivo que explica o que o produto faz, o que é bom, mas ele não se conecta com a história da marca como “Explosão Barroca.”

Na hora de escolher um bom nome, você deve saber as 3 (três) categorias em que os nomes das principais marcas, produtos e serviços se enquadram: literal, metafórico e fantástico.
Nomes literais descrevem uma funcionalidade ou uma qualidade tangível de uma marca, produto ou serviço, como por exemplo: Borracharia João Borracha.
Nomes metafóricos ajudam as pessoas a pensar na marca ou no produto de uma maneira que vai além da sua funcionalidade, como por exemplo: MapasMarvels – um app que te ajuda a se deslocar pela cidade como um super herói.
Nomes fantásticos simplesmente não descrevem as funcionalidades da marca ou do produto. Eles geralmente fazem com que a marca construa uma identidade do nada, como por exemplo: Impactor – uma marca de computadores feitos a partir de peças descartadas de foguetes.

Nomes fantásticos e metafóricos ajudam a construir uma identidade, que pode ser muito bom para uma marca interessada em criar impacto, mas será preciso muito trabalho de marketing para estabelecer o nome no mercado. Marcas mais bem desenvolvidas geralmente escolhem nomes literais para seus produtos porque a história delas já é conhecida de todos.

Vamos dar uma olhada em um exemplo real e ver como um nome fantástico ajudou uma empresa de marketing digital a se diferenciar de seus concorrentes. Os fundadores da empresa originalmente a batizaram de Fractal (originário de ciência fractal) para simbolizar como a matemática e a ciência poderiam ajudar as pessoas a tomar melhores decisões. Mas o mercado estava saturado de nomes que faziam alusão a filosofias similares e, portanto, a Fractal teve dificuldade para se posicionar. Depois de tentativas fracassadas de encontrar internamente um nome, eles contrataram uma agência de branding. A Agência pediu à empresa uma lista com o nome de todos os concorrentes para entender qual a linguagem adotada por aquele mercado. Eles sugeriram uma grande quantidade de nomes e a Fractal escolheu o nome Accomplice (algo como cúmplice, em tradução livre).

Por que Accomplice? Porque ele incorpora conceitos como conhecimento e confiança e também tem uma pitada provocativa que ajuda a ser lembrado. O nome também dá uma ideia de agilidade – uma qualidade que os competidores não têm.

Você acha que está pronto para encontrar um nome? Ótimo. Eis algumas ações que você pode tomar para ajudá-lo nessa busca. Se você procura um nome de maneira interna ou se usa serviços de uma agência de branding, é importante se familiarizar com o processo. Comece avaliando o mercado e vendo como o seu produto ou a sua marca se parece com os concorrentes. Se você encontrou semelhanças, elas são boas ou ruins? Um nome fantástico pode ser uma ótima maneira de se diferenciar de seus concorrentes, mas às vezes ele ajuda a destacar as semelhanças; nesse caso, um nome literal irá ajudar a rapidamente descrever melhor os seus serviços. Conheça o seu mercado. Ferreira, Duarte e Teixeira podem ser bons nomes para um escritório de advocacia porque ele evoca uma ideia de tradição e seriedade, mas pode ser uma escolha muito séria para sua empresa de paisagismo.

LEMBRE-SE
Fazer parde de determinado mercado não o obriga a adotar os modelos de nomes consagrados por esse setor. Você pode buscar inspiração em outros lugares, como livros, programas de TV e revistas.

Não há um único caminho para encontrar um nome, porém há uma prática comum que você pode usar (não, não estamos falando de abrir um dicionário e apontar o dedo para qualquer página). Para começar, reúna de 5 a 7 colegas de trabalho e amigos para uma sessão de brainstorming de 15 minutos. Algumas dessas pessoas devem ser familiares com o produto e outras, não. Fale sobre o que o produto faz, a história que você quer contar e as emoções que você deseja despertar. Depois, crie uma tabela e dê vinte minutos para que as pessoas possam escrever qualquer nome que elas possam ter pensado. Foque em quantidade, não em qualidade (repita essas sessões até você sentir que tem sugestões boas). Peça aos participantes para assinalar os nomes que mais gostam e dê 15 minutos para que eles discutam os prós e os contras dos nomes mais populares.

Agora que você já tem um grupo de potenciais nomes, comece o processo por eliminação. Organize grupos com sua audiência. Você não quer que eles ajudem na escolha final do nome, mas sim que ofereçam feedback sobre o que pensam dos nomes que já foram previamente selecionados. Uma vez que você tenha reduzido a lista a 25 nomes, faça uma pesquisa no Google para certificar-se de que você poderá registar legalmente aqueles nomes e tenha certeza de que eles não significam algo ruim ou ofensivo em outros idiomas. Se você não é a pessoa que vai tomar a decisão final, apresente os nomes para quem irá fazê-lo. Fale sobre as motivações por trás de cada um dos nomes e dê sua opinião caso seja solicitado.

Lembre-se de que nenhum nome é perfeito e em muitos casos você não sabe se o nome irá funcionar até medir a reação dos consumidores. Mas ao percorrer todo esse processo, você aumentará suas chances de encontrar um nome que funcione para o seu produto ou para a sua marca.

VAMOS FAZER AGORA
Agora que você já sabe as técnicas para encontrar um nome, vamos descobrir que tipo de nome poder ser ideal para sua marca ou seu produto.
CRIANDO UM NOME:
Para que você está criando um nome?
1 – Um novo produto de uma marca existente.
2 – Uma nova marca ou produto.
3 – Renomeando uma marca ou produto existente.

Por que você está criando um novo nome?
1 – Eu quero estimular um meio de pensar além da marca e de suas funcionalidades.
2 – Eu quero construir uma identidade em torno da marca ou do produto.
3 – Eu quero destacar uma funcionalidade da marca ou do produto.

Você está tentando:
1 – Diferenciar minha marca ou produto dos concorrentes.
2 – Criar uma nova categoria.
3 – Reforçar as qualidades valorizadas no meu setor.

Você está:
1 – Reposicionando sua marca ou produto.
2 – Introduzindo uma nova marca ou produto.
3 – Chamando a atenção para uma marca ou produto já estabelecido.

A sua marca ou seu produto é:
1 – Clássico e tradicional.
2 – Novo e inovador.
3 – Sério e utilitário.

Se a maior parte das suas respostas foram número 1. Você deve começar pensando em nomes metafóricos para ajudá-lo a diferenciar sua marca de seus concorrentes. Nomes metafóricos são não apenas descritivos, mas também despertam um modo de pensar que vai além da funcionalidade em si. No entanto, eles precisam de tempo e dinheiro para se consolidar no mercado.

Se a maior parte das suas respostas foram número 2. Você de começar pensando em nomes fantásticos para ajudá-lo a introduzir sua marca ou produto no mercado. Nomes fantásticos deixam as pessoas intrigadas e ajudam a construir identidade de marca, mas requerem uma campanha de marketing bem estruturada para que eles façam sentido.

Se a maior parte das suas respostas foram número 3. Você deve começar pensando em nomes literais para ajudá-lo a criar uma vantagem sobre seus concorrentes. Nomes literais rapidamente comunicam as funcionalidades e as qualidades da sua marca ou produto, e não exigem um grande investimento de marketing para que as pessoas possam compreendê-lo.

VAMOS RESPONDER
Um nome representa não apenas as atividades de uma empresa, mas também as emoções que ela desperta. Há três tipos básicos de nomes: Literais, Metafóricos e Fantásticos. Prepare-se para um processo de pesquisa extensa e eliminação para encontrar o nome certo para sua marca ou seu produto.

Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer

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