Curso: Marketing para pequenas empresas
Muitas pessoas confundem o termo Marketing, com propaganda. É muito mais do que isto.
A palavra marketing pode ser desdobrada em market do inglês: mercado, e ing que é um sufixo inglês que designa ação. Logo marketing é ação para (ou de) mercado.
- Marketing é todo conjunto de ações que você deve implantar na sua empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto, ou serviço, caso sua empresa seja prestadora de serviço.
- Atualmente, significa também, administrar a sua empresa orientada para o cliente.
É dirigir sua empresa para satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes.
Marketing é tudo que fazemos para conquistar e manter os clientes.
Veja a tabela a seguir, onde a sua empresa se encaixa:
TIPO DE EMPRESA | CARACTERÍSTICAS |
1 – Inovadora: Antecipa as necessidades do cliente e lança produtos e serviços no mercado antes das outras. | É uma empresa criativa e atuante. Este tipo de empresa sabe o que é marketing: investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos e propõe soluções corretas. |
2 – Passiva: Não gosta de correr riscos. Prefere ver para onde o mercado se inclina antes de tomar atitudes. | Falta de espírito desbravador. Este tipo de empresa até pode se sair bem, mas dentro de um limite. Em geral esperam ver o que está acontecendo no mercado e somente depois passam a agir igual, em maior parte copiando o que está dando certo mudando apenas poucas coisas para não infringir as regras. |
3 – Fóssil: Sempre atuou da mesma forma e não vê motivo para mudar. “do jeito que está, vem dando certo” | Conservadora, fechada, complacente. Esta empresa não se preocupa em atender a necessidade do cliente, e preocupa-se mais em manter seus próprios hábitos e tradições. |
Fonte: Como aplicar conceitos de marketing – Publifolha / CPT.
Se você se encaixa nos números 2 ou 3, ATENÇÃO, você precisa dar uma reciclada nos seus conceitos sobre marketing e melhorar a sua estratégia antes que seja tarde demais. Estes tipos de empresas, não estão necessariamente erradas, são apenas diferentes, sempre existiram e devem continuar existindo, porém nunca terão expectativas de crescimento ou lucros satisfatórios como as tipo 1.
O ideal para as empresas 2 e 3, é começarem a buscar mais informações internas, descobrir o que já pode começar a mudar dentro da empresa afim de se voltar mais para as necessidades dos clientes. Esse curso pode ajudar muito você nisso.
Para que o cliente seja convencido a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que você conheça bem todos os aspectos do marketing, e não apenas promoções ou técnicas de vendas. E é exatamente isto que você verá daqui pra frente, basta seguir lendo e acompanhando todo o curso: Marketing para Pequenas Empresas, publicado aqui no Time Prime.
Fonte: CPT.
Vá para o segundo capítulo aqui: Curso: Marketing para pequenas empresas: 02 O Cliente em Primeiro Lugar
Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer
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