Conhecer o perfil do cliente hoje, é uma das etapas mais importantes de qualquer estratégia de marketing, em todos os níveis e tamanhos de empresas.
Muito se fala no universo online sopre persona, mas aqui iremos falar de clientes reais, do dia a dia da sua empresa, consumidores que estão presentes. É desses clientes que queremos os dados, as informações que serão úteis para o comércio, para as vendas.
Acompanhando o Curso Marketing para pequenas empresas, disponível aqui neste portal, vamos começar falando sobre como adquirir diversas informações importantes para conhecer cada vez mais o cliente, e assim, para que você possa atender com um processo mais limpo e com qualidade no produto/serviço e atendimento.
Como usar pesquisas para colher dados
Uma das formas mais simples, direta e barata é usar questionários de pesquisa de marketing, ou pesquisa de mercado se desejar.
Os questionários devem ser de múltipla escolha e fáceis de responder. Isso porque eles vão ter o menor trabalho possível e fica muito mais fácil o estudo dos dados posteriormente. Ao mesmo tempo, você pode contatar um grande número de clientes espalhados por diferentes regiões, caso queira atingir além das fronteiras da sua empresa. Fixe sempre um prazo para entra dos questionários.
Há basicamente duas maneiras de aplicar questionários deste tipo:
1 – por meio de pesquisa de campo, aplicada por uma pessoa da sua equipe que fará as perguntas diretamente aos clientes, ou potenciais clientes nas áreas de sua escolha;
2 – por meio de correspondência impressa ou online. Você envia ou entrega o material diretamente ao cliente, afim dele devolver o questionário respondido no caso de impresso, ou por meio de um questionário online, geralmente enviado por e-mail, porém estamos partindo do ponto que você não tem esse e-mail para enviar, então a melhor opção aqui é a impressa.
Diante essas duas opções você avalia qual delas melhor atende sua necessidade de informação e aplicação e mãos a obra.
Veja a seguir um exemplo de questionário que você pode usar, e melhorar conforme sua necessidade:
PESQUISA DE MARKETING
Questionário
- Sexo:
( ) Masculino
( ) Feminino - Estado Civil:
( ) Solteiro
( ) Casado
( ) Outro - Idade:
( ) Até 20 anos
( ) De 20 a 30 anos
( ) Acima de 30 anos - Mora na região?
( ) Sim
( ) Não (onde?): _______________ - Qual a renda mensal familiar:
( ) Até 700 reais
( ) Entre 700 e 1.200 reais
( ) Entre 1.200 e 2.000 reais
( ) Entre 2.000 e 3.000 reais
( ) Acima de 3.000 reais - Você trabalha?
( ) Sim
( ) Não - Você tem conhecimento dos novos produtos que a empresa X está oferecendo?
( ) Sim
( ) Não - Os produtos recentemente oferecidos pela empresa X interferiram na sua escolha?
( ) Sim
( ) Não - Você costuma sair para comprar nas cidades vizinhas?
( ) Sim (qual?): __________________
( ) Não - Você pretende mudar de cidade nos próximos 5 anos?
( ) Sim (para onde?): ____________________
( ) Não - Qual o conceito que você tem sobre a empresa X?
( ) Ótimo
( ) Bom
( ) Regular
( ) Ruim - O que você acha importante analisar antes de escolher os produtos da empresa X?
( ) Preço
( ) Conceito
( ) Localização de onde estamos
( ) Outros: _______________________
Cupons de sorteio e promoções
Uma outra maneira de conseguir dados de clientes que já frequentam sua empresa é através de cupons de promoção e sorteios. Assim você pode exigir um mini cadastro que pode ser bastante útil para conhecer de onde é seu cliente e qual nome, e-mail e contato dele.
Geralmente eles têm que preencher os cupons para concorrerem. E assim você tem algumas informações como local onde mora, estilo de vida, e vários outros dados que você pode colocar nos cupons para serem preenchidos. Para garantir que serão entregues dados reais, coloque no cupom que o preenchimento correto das informação é item obrigatório para garantir o prêmio.
Inclusive, com os dados já obtidos nos cupons, você poderá fazer novas pesquisas usando os e-mails dos clientes, e convidado esses para acompanharem suas informações no site ou redes sociais. Muitas empresas fazem esses sorteios e depois jogam fora os cupons, o que é um absurdo.
Entrevista pessoal, pesquisa pessoal
Uma terceira maneira prática de conseguir dados é por meio de pesquisa direta e pessoal. O resultado demora mais a vir, porém é a melhor forma de pesquisa, pois você pode obter todas as informações que precisar. É importante definir com cuidado o local das entrevistas ( na rua, no escritório do cliente ou na casa dele). Quem vai entrevistar deve informar ao entrevistado o motivo da pesquisa.
Obs.
- É muito importante saber o que motiva o seu cliente a comprar o seu produto. Use esta informação para incrementar ainda mais o seu negócio;
- Procure saber com que frequência o seu cliente compra;
- Qual é o volume médio da compra;
- Quais as condições de pagamento que ele prefere;
- Quais clientes são mais ou menos lucrativos.
Fonte: CPT.
Esse post é conteúdo integrado do capitulo 2 do curso Marketing para pequenas empresas, que está disponível na integra aqui neste portal: Curso: Marketing para pequenas empresas: 02 O Cliente em Primeiro Lugar
Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer
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