Perder clientes é um fato normal, pois eles mudam. O importante é conquistar novos clientes mais rápido do que os que são perdidos.
Só assim a empresa cresce. Se os seus clientes estão diminuindo em velocidade maior do que os novos estão aparecendo, é necessário que você faça uma pesquisa para saber o motivo. Se for um problema na empresa, tome providências imediatas. Se o produto não cativa mais, será necessário lançar uma nova linha, ou diversificar o produto, acrescentando um diferencial.
Maneiras de atrair novos clientes
- Vá buscar os clientes e não espere que eles apareçam;
- Responda a todos os pedidos de informação;
- Comunique-se com os antigos clientes e reconquiste-os;
- Através de pesquisas, tente identificar os clientes em potencial e traga-os para a sua lista de clientes habituais, oferecendo vantagens, como por exemplo: NA SUA PRIMEIRA COMPRA, GANHE 20% DE DESCONTO.;
- Procure entrar em contato com os clientes do seu concorrente e faça propostas a eles com todas as vantagens que você possa oferecer;
- Faça com que os clientes fiéis tragam mais clientes para a sua empresa, oferecendo incentivos para eles a cada novo cliente que eles trouxerem. Veja o exemplo a seguir que foi usado em uma academia.
PROMOÇÃO DE INVERSO Traga um amigo e ganhe descontos 1 amigo = 10% de desconto para você e para ele 2 amigos = 15% de desconto para você e para eles 3 amigos = 20% de desconto para você e para eles Obs. promoção válida somente para julho Para receber o desconto o aluno deverá estar em dias com a mensalidade. |
- Pergunte aos clientes satisfeitos que você tem, se eles possuem colegas e amigos para entrarem na sua lista de endereços e receberem a sua correspondência. Na hora do contato, dia que um amigo recomendou.
- Faça campanhas publicitárias eficientes.
Fonte: CPT.
Vá para o segundo capítulo aqui: Curso: Marketing para pequenas empresas: 02 O Cliente em Primeiro Lugar
Por Jorge Cavalcante power by: Time Primer
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