fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Comunicação

Marketing impresso na era digital

Dino
Escrito por Dino
Marketing impresso na era digital
Já somos muitos, e quanto mais melhor!

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O que continua atual?

A integração de diferentes ferramentas de marketing demonstra familiaridade com o moderno sem abrir mão da segurança do clássico

foto: DINO

Em uma época em que todos os processos estão cada vez mais informatizados, o marketing impresso se tornou ultrapassado, certo? Errado! De fato, as tendências do marketing apontam para uma era cada vez mais digital, com grande influência das redes sociais sobre os hábitos e padrões de consumo dos brasileiros. Essa tendência é justificada pelo fato de que, a cada novo levantamento, aumenta o número de brasileiros conectados à internet.

Segundo os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente quase sete em cada dez pessoas estão de alguma forma conectadas à internet. O número equivale a 64,7% dos brasileiros maiores de 10 anos. A Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio (Pnad) apontou ainda que os smartphones são os dispositivos mais utilizados para ter acesso às redes, o que explica também as tendências de conteúdo e publicidade cada vez mais enxutos.

O que muda nas estratégias de marketing?

Se a sociedade caminha para a era digital, é natural que o mercado acompanhe o seu público. Por causa disso, os investimentos em marketing digital por parte das empresas é cada vez maior, visto que o seu objetivo é alcançar parte da população que consome conteúdo quase exclusivamente online. No entanto, sendo a internet uma rede quase infinita e terreno para muita competitividade, investir somente em marketing digital realmente é uma boa ideia? “Nós entendemos que não”, afirma Victor Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi, localizada em São Paulo. “O marketing impresso, em sua vertente mais tradicional, por muito tempo foi a receita de sucesso para diversos tipos de empreendimento. Hoje, o marketing digital ocupa boa parcela do mercado, mas nós compreendemos que uma estratégia não precisa e não deve anular a outra: é preciso buscar a integração entre as duas modalidades”, explica Eskenazi.

Como explorar o melhor de cada ferramenta de marketing?

Antes de escolher a estratégia, o responsável pelo marketing de um determinado empreendimento precisa entender quem é o público que ele deseja alcançar. Se, por exemplo, o seu objetivo é promover um produto ou serviço de consumo popular e imediato, enviar mala direta por e-mail talvez não seja a melhor estratégia, mas a distribuição de flyers em áreas públicas pode surtir efeitos positivos.

Um exemplo de como a integração entre as duas modalidades não somente é possível, mas também inovadora, é a inserção de elementos digitais em materiais impressos. Um cartão de visita que só contém nome, endereço e telefone pode não ser suficiente para empresas de tecnologia, design ou outras mais modernas. A solução pode ser a inclusão de um QR Code no mesmo material.

Um QR Code é uma espécie de código de barras que, ao ser escaneado pela câmera de um celular direciona o usuário a uma determinada página da internet.
Dessa forma, o cartão não perde o seu caráter de portabilidade e fácil manuseio e ainda abre portas para um conteúdo mais amplo e detalhado que só pode ser acessado online.

A mesma estratégia pode funcionar com outros materiais do impresso e com outros elementos do digital. O encurtamento dos links, por exemplo, permite que eles sejam incluídos em qualquer material impresso: os já citados cartões de visita, catálogos (onde cada produto pode mostrar seu respectivo link para loja online), folders (junto com os links das redes sociais da empresa) e várias outras possibilidades.

As hashtags são outro recurso do universo digital que pode ser apropriado pelo impresso para divulgação de uma campanha publicitária, por exemplo. Além da fácil memorização, as hashtags ajudam, inclusive, a medir o engajamento do público com determinado produto ou serviço. Outra possibilidade é a inserção de códigos ou cupons promocionais nos materiais impressos que vão gerar descontos nas compras online.

“Alternativas não faltam. A questão é saber como utilizá-las da melhor forma, aproveitando o melhor de dois mundos. Estar atualizado é fundamental para qualquer negócio, e confiar em estratégias de marketing com um histórico de sucesso é tão importante quanto”, finaliza Eskenazi.

Saiba mais sobre a Gráfica Eskenazi

A Gráfica Eskenazi trabalha há mais de 60 anos com diversos produtos relacionados ao marketing impresso. Por meio da loja online, pessoas de qualquer lugar do Brasil podem solicitar orçamentos e encomendar os produtos com apenas alguns cliques. O atendimento a todo o território nacional oferece ainda frete gratuito e envio de um kit de amostras grátis para ajudar na escolha das especificidades de cada pedido. Para mais informações, acesse o site https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/.

Por DINO power by: Time Prime

 

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow on LinkedIn