O ponto ou praça, ou ainda PDV – Ponto de venda ou ponto de distribuição, é a ponto entre o cliente e os produtos. Por isso ele é tão importante.
O ponto de venda no marketing não é simplesmente uma loja, um estabelecimento comercial. Em marketing, significa composto de distribuição. Ou seja, é toda ação de deslocamento do produto, da fábrica até as mãos do consumidor.
Para planejar bem a sua distribuição, você deve levar em consideração alguns itens:
- Deve colocar um produto no mercado no momento certo em que O cliente necessita desse produto ou serviço.
- O seu produto deve chegar às mãos do cliente no momento certo e no lugar certo em que sua necessidade se manifesta. Quanto maior a disponibilidade do produto, maior a satisfação das necessidades do cliente.
- A sua fábrica ou a loja deve estar próxima aos centros consumidores finais, quando o seu produto for um bem tangível.
- A loja ou fábrica deve se localizar perto dos grandes centros de matérias primas que serão utilizadas no processo, no caso de empresas que vendem pela internet. Com isso elas diminuem bem os seus custos e a localização não importa para o consumidor que vai comprar online.
- Em alguns casos de empresas prestadoras de serviços como as de assistência técnica, devem ficar perto dos consumidores pois quanto maior o deslocamento do pessoal maiores serão os gastos. Daí a importância de empresas como estas delimitarem uma área de atuação para o atendimento.
- As empresas CUJO produto é o conhecimento, como é o caso de empresas de consultorias, a localização não importa pois o produto chega até as mãos do consumidor pelo telefone, pelos correios ou pela internet.
“A China, um país vasto e variado, ao longo dos seus cinco mil anos de civilização, tem gerado muitos conceitos diversos e profundos. Um desses conceitos é 0 Feng Shui. Segundo o Feng Shui, nossa vida e nosso destino estão intimamente entrelaçados com o funcionamento do universo e da natureza.( … ) A força que vincula o homem e seu meio ambiente chama-se chi ( espírito humano, energia ou sopro cósmico) ( .. ) O chi é o sopro essencial para a manutenção do equilíbrio físico, ambiental e emocional”.
Lin Yun
(Prólogo do livro Feng Shui – Sarah Rossbach)
DICA: você pode gostar do artigo: O Mix de Marketing
Como usar o Feng Shui na sua empresa
Muitas vezes, vemos lojas uma perto da outra sendo que uma tem sucesso e a outra não. Como usar tudo, em marketing, é sempre válido, mesmo para quem não acredita, 0 Feng Shui é usado por várias empresas importantes na montagem de seus pontos de venda. Segundo O feng shui, as empresas que não estão dando certo possuem algum fator que impede que o chi circule normalmente pelo ambiente.
Obs: No momento de escolher o local do seu negócio, observe o sentido do tráfego de pedestres para ver qual lado da rua é mais movimentado. E desse lado que você deve instalar a sua empresa. Segundo o Feng shui, uma rua tem um lado “mãe” e um lado “filho”. O lado mãe tem mais fluxo do que o lado filho, portanto, é melhor para os negócios.
O seu ambiente de distribuição deve ser adequado ao seu público alvo.
Exemplos:
- Se a sua loja é destinada a um público mais elitizado, ela não pode ser decorada humildemente pois não dará credibilidade a seus produtos.
- E se for destinada a um público mais humilde, a decoração interna não pode ser sofisticada pois intimidará esse tipo de cliente a entrar.
- Para os chineses, colocar um aquário na empresa atrai dinheiro e de ficar do lado esquerdo de quem entra.
Só use pessoal treinado em atendimento para lidar diretamente com os clientes, isso somado as dicas anteriores certamente tratá melhores resultados ao seu negócios.
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