O funil de inovação é uma forma de gerenciar de maneira real novos processos dentro de uma empresa. O potencial de ideias nunca é o mesmo, haja vista que cada colaborador as elabora de forma diferente, indo diretamente de encontro ao poder criativo inerente.
Para que as ideias mais criativas sejam colocadas em prática, sem que as outras sejam desperdiçadas, pois em algum momento podem se encaixar em um outro objetivo, é necessário manter o processo de inovação, executando-os adequadamente na corporação.
Por exemplo: um indivíduo pode, otimizando o processo, ser um grande inovador na ideia de como atuar mais facilmente na reforma de lanchonetes. Já o outro tem a expertise em outra área, porém ambos trabalham na mesma empresa.
O processo de inovação é o potencial individual de cada colaborador, mas isso não impede que ideias sejam compartilhadas com colegas de outras empresas. Não se trata de vendê-las, mas de dividir experiências que podem ajudar mais à frente.
Funil de inovação: entendendo o conceito
Funil de inovação é uma ferramenta de administração utilizada na análise e seleção de novas ideias, e com ela é possível identificar e escolher as mais viáveis para serem executadas, direcionando recursos para a obtenção dos melhores resultados.
Ou seja, com o funil de inovação economiza-se tempo, dinheiro e capital humano, fazendo com que as melhores propostas de persiana de madeira sob medida saiam do papel e sejam aplicadas, para que o negócio seja mais rentável.
Com o funil de inovação, a visualização e o gerenciamento, ao se desenvolver novas ideias em projetos ou produtos, é mais rica nos detalhes, perfazendo muitos benefícios apontados mais abaixo.
O funil de inovação passa por três grandes etapas distintas entre si, que devem ser compreendidas adequadamente, no que ocorre em cada uma delas, e tem como objetivo auxiliar as empresas a selecionarem as melhores ideias.
Etapa 1: a criação de ideias
As ideias podem surgir por meio de diferentes fontes: funcionários, clientes, parceiros e pelos concorrentes. Aqui é reunido o maior número de ideias possíveis sem que a empresa se preocupe com a viabilidade ou o encorajamento destas fontes.
É uma etapa aberta e inclusiva, na qual todas as ideias são aceitas, venham de onde vierem, seja de uma empresa de jardinagem e paisagismo concorrente, seja de um simples colaborador que teve uma ideia “iluminada” que nunca foi pensada por ninguém.
E, nesse sentido, muitas empresas são pegas de surpresa diante de uma nova ideia e, na verdade, devem considerá-la, pois ela pode ser adequada e gerar bons frutos, tornando a empresa mais apta a lidar com esse processo inovador.
Etapa 2: a seleção de ideias
Nesta etapa, as ideias surgidas na etapa anterior são avaliadas e selecionadas, tendo como base a viabilidade técnica, o potencial de mercado e as estratégias montadas para a elaboração.
As ideias que não estão baseadas nestes três critérios são descartadas, mas as selecionadas são encaminhadas para a etapa 3, porque a empresa identificou que elas valem a pena e tem grande potencial de crescimento.
Etapa 3: o desenvolvimento de protótipos
Nesta etapa, quando as melhores ideias já foram selecionadas, elas são desenvolvidas em modelos, cujo objetivo é examinar a viabilidade técnica, pois ela é quem vai definir se esses protótipos vão realmente funcionar e se adequar aos objetivos da empresa.
Seja em uma inovação fechada (onde as ideias são criadas a partir dos próprios colaboradores) ou na inovação aberta (que ocorre entre parceiros de monitoramento residencial via internet, por exemplo) o importante é que as etapas estejam alinhadas.
O tempo médio de aplicação de um novo projeto inovador também é essencial. Ou seja, quanto deve durar uma campanha, para que a nova ideia seja aceita e impacte o mercado, atingindo um número “x” de consumidores.
Quando as novas ideias sobre a confecção de um letreiro alto relevo não são boas, podem gerar muita dor de cabeça, desperdiçando recursos nos investimentos tecnológicos e no capital humano.
A capacidade de inovação em uma empresa faz com que ela se destaque diante da concorrência, porque a procura por novos produtos, por exemplo, é algo que os consumidores sempre estão em busca.
A importância da inovação
A capacidade de inovar e criar novas ideias de projetos ou produtos torna o empreendimento mais qualificado nos seguintes pontos:
- Aumenta os rendimentos;
- Expande os negócios;
- Para atrair parceiros e mais consumidores;
- Amplia o reconhecimento da empresa;
- Faz com que a empresa seja mais procurada;
- Oferece possibilidades de novas ideias de uma casa de repouso;
- Abre o campo interno e externo para novos insights.
Desde as ideias mais simples até as mais complexas, todas elas tornam o processo de tomada de decisão interna mais assertivo e democratizado, funcionando como um facilitador nas escolhas da empresa. Ou seja, qual ideia será melhor para ser desenvolvida.
Funil de inovação e funil de vendas
O funil de vendas é a jornada do cliente desde o primeiro contato até o fechamento definitivo de uma venda. Ele também passa por etapas, como no funil de inovação, porém elas são em um número maior, diferentemente do processo de inovação.
Ambas não deixam de ser um caminho, porém, no funil de vendas, a empresa trabalha essa jornada para atrair o cliente, encantá-lo e convertê-lo em um consumidor fiel na manutenção empilhadeira e concretizar uma venda.
O funil de vendas não está ligado à obtenção de uma ideia inovadora, porque os produtos já existem, e o propósito é apenas de comercializá-lo, diferente do que ocorre no funil de inovação. Este último está ligado ao processo criativo de novos insights.
Na verdade, a diferença básica entre os dois é essa: funil de vendas (para vender) e funil de inovação para captar as melhores ideias na obtenção de laudo de transferência moto e trabalhá-las, para que elas possam ser divulgadas, assim que as melhores forem definidas.
O processo inovador nas empresas não identifica apenas os diferenciais frente à concorrência e desenvolve a organização, mas, também, perfaz outros benefícios, de entre os quais são destacados os seguintes:
- Prepara a empresa fazendo-a se adaptar aos desafios mercadológicos;
- Capacita a organização para resolver problemas rapidamente e com eficácia;
- Permite a exploração de novos mercados;
- Amplia a participação de outras empresas;
- Aumenta o número de clientes interessados em novas ideias;
- Contribui com melhores e novas experiências;
- Aumenta a imagem e o reconhecimento da empresa.
Em ambos os casos, funil de vendas e inovação, o foco sempre será o cliente, seja objetivando as vendas, como obter ideias diferenciadas. Em qualquer âmbito comercial, o cliente sempre está em primeiro lugar.
Abaixo, são destacadas ferramentas que podem auxiliar o processo do funil de inovação, que as empresas podem utilizar:
- Design Thinking;
- Intraempreendedorismo;
- Benchmarking;
- Design estratégico;
- Brainstorm;
- Teste de conceito;
- Análise Swot.
Criar novas ideias e saber selecioná-las é essencial para que a empresa seja diferenciada e as coloque, em uso, nos negócios, fazendo com que os melhores insights sejam aplicados, sendo necessário descartar os ruins, que prejudicam o caminho para o êxito.
Considerações finais
Inovar é sinônimo de competitividade e mantém a empresa em constante evolução no segmento em que atua e não é um processo simples de se adotar, porque nem sempre uma nova ideia dá certo.
O funil de inovação é inspirado no funil de vendas, pois ambos estão direcionados ao cliente. Um para obter novas ideias por meio dos próprios colaboradores, parceiros e até pela concorrência; o outro para conseguir fechar definitivamente uma venda.
Saber distinguir quais ideias são mais elaboradas e viáveis para uma empresa requer senso de observação e apuração, realizando um mapeamento das oportunidades que o mercado oferece, para recolher resultados mais rápidos e lucrativos para o negócio.
Uma ideia nova não tem tamanho, mas comporta um potencial enorme se ela for adequada para trazer mais clientes e favorecer a venda de produtos, serviços e marcas oferecidas pela empresa.
Novas ideias são sempre bem-vindas, devem ser sempre consideradas e nunca descartadas imediatamente a não ser que ela aponte que pode ser um processo que não vai andar, principalmente se não estiver alinhada com aquilo que o cliente sempre procura.
Coisas novas e inusitadas chamam muito a atenção dos consumidores, como um novo celular, com funcionalidades mais assertivas, um projeto de construção mais inovador ou até um utensílio culinário mais fácil de lidar.
Simples ou complexos tecnicamente falando, os novos insights são essenciais para atrair e trazer mais renda à empresa. Ideias novas vendem, mas as mais antigas ainda predominam e, com certeza, não devem ser descartadas se estiverem dando certo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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