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Metodologia BANT: saiba como aplicar nas vendas!

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Escrito por Parceiro
Metodologia BANT: saiba como aplicar nas vendas!
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Metodologia BANT é uma técnica que proporciona aos vendedores e a empresa determinarem se os potenciais clientes são ou não qualificados para o produto ou serviço.

Com essa informação, as chances de que negociações que possuem maiores percentuais para que sejam concluídas aumentam consideravelmente e, com isso, ajuda a receita da empresa ou outros planejamentos que foram criados.

Por exemplo, uma companhia que desenvolve projeto galpão metálico ganha maiores chances de ter seus serviços adquiridos quando o cliente está qualificado, o que é algo positivo.

Quando há uma detecção de que o cliente não está no momento certo para a compra dos produtos ou serviços, existem possibilidades que a empresa desenvolve para nutri-lo até que a ação ocorra, embora este caminho seja mais longo.

Por isso, para que a metodologia BANT seja introduzida dentro do negócio, é essencial ter o conhecimento dos pilares que irão reger suas ações e planejamentos futuros, assim como a importância ou as vantagens que fornecerá ao negócio.

Visto que com essas informações, torna-se mais fácil que as aplicações em qualquer mercado, desde scanner automotivo para caminhão até loja de brinquedos infantis, possam oferecer os resultados almejados ao negócio.

Portanto, quanto maior for a compreensão e o alinhamento com ações presentes ou futuras, as chances da marca ter índices de venda maiores crescem consideravelmente.

Os pilares da metodologia BANT

Toda metodologia é constituída de pilares. E dentro do BANT, existem quatro pontos que podem moldar as ações que uma empresa irá realizar em relação ao cliente como:

  • Budget;
  • Authority;
  • Need;
  • Timing.

O budget, ou o orçamento, é uma forma mais direta para avaliar a potencialização em torno do cliente. Uma vez que os recursos financeiros que são necessários para investir em determinado produto ou serviço devem ser bem avaliados.

Com essa informação e avaliação nas mãos da empresa, é possível saber se o andamento do serviço de instalação de portão de garagem pode ser continuado ou o cliente deve ser mais nutrido para uma ação futura.

O segundo pilar do BANT é a autoridade. Neste, é preciso ter uma descoberta um pouco mais aprofundada sobre o cliente que está sendo feita a negociação.

Afinal, a partir das informações que são coletadas, a empresa e o vendedor sabem se o processo será ou não continuado até a aquisição do produto ou serviço, fazendo com que não seja uma estratégia perdida para ambas as partes.

Uma vez que o cliente pode se encantar pelo produto ou serviço, mas, no final, notar que não supre o que é desejado, fazendo com que, assim, haja uma perda de tempo ou até investimento financeiro, dependendo da situação ou nicho.

E, com isso, chega ao pilar da necessidade. Com o conhecimento do porquê e onde o produto ou serviço irá atender ao cliente, essa etapa acaba incluindo os valores em torno do que a empresa vende.

Isso acaba resultando nas decisões finais, uma vez que mesmo diante da necessidade de uma limpeza de radiador automotivo, o consumidor pode não fechar o negócio com a empresa por fatores envolvendo o serviço ou pessoais.

O último pilar da metodologia é o timing, ou time frame. Essa etapa é quando há descobertas de quanto tempo a venda irá gerar os resultados desejados ao cliente.

Embora muitas empresas pensem que o ato de fechar compra deve encerrar toda a relação que foi desenvolvida no processo, é no quarto pilar da metodologia que se identifica o tempo que começará a fazer com que as vendas ofereçam o efeito desejado.

O conhecimento dos quatro pontos proporcionam um maior entendimento e preparo por parte da empresa em suas estratégias, assim como o conhecimento do cliente, fazendo com que as futuras ações ofereçam os valores necessários ao negócio.

Importância e as vantagens da metodologia

Caso uma oficina de câmbio deseje implantar a metodologia em suas ações, é crucial observar quais são as vantagens oferecidas e a importância desta escolha para os planejamentos ou em relação aos produtos e serviços.

Diante da competição acirrada do mercado, a economia de tempo é um dos pontos fundamentais que fazem diferença na ação da empresa. Por ser algo mais rápido, o cliente acaba tendo uma satisfação ainda maior.

Uma vez que as necessidades e desejos mais urgentes alinhados com o que a empresa deseja do indivíduo oferece benefícios para ambos os lados, algo somatório na relação que é desenvolvida.

Afinal, em situações futuras, torna-se mais fácil que a concentração de novas oportunidades possam aparecer.

Uma das vantagens em torno do BANT é que há uma flexibilidade, principalmente para empresas que atuam com o formato de B2B, ou Business-to-Business, cujo seu produto ou serviço tem como cliente outros negócios.

Como um transporte de equipamentos industriais cujos serviços oferecidos pela empresa podem ajudar na atuação de outros negócios, fazendo com que o orçamento e outros pontos envolvendo capital sejam analisados e discutidos de modo flexível.

E somado à confiança que a técnica oferece, os percentuais de uma empresa que perdem capital utilizando o BANT são baixos, fazendo com que a abordagem e todo processo seja realizado apenas com os leads qualificados.

Fazendo com que o número de vendas e as técnicas dos vendedores com o cliente sejam assertivas ao ponto de se transformarem na referência do nicho.

Aplicações da metodologia BANT

Uma corporação que realiza serviços de revestimento de inox para parede que deseja fazer com que os métodos de BANT também estejam em sua gestão, deve ter o conhecimento do consumidor e seus comportamentos de compra.

Uma vez que esta informação esteja clara ao negócio, outras ações tornam-se mais possíveis de ocorrerem e fazer com que o funil de vendas possa ser realizado em um curto espaço de tempo.

Para que a aplicação possa ter uma maior efetividade, o negócio pode elaborar questões durante o processo com cada um dos pilares em torno do método para ajudar a compreender sobre o cliente.

Ou até mesmo se a empresa está adaptada para este modelo de negócio, uma vez que em determinados casos é necessário que haja um crescimento a ser desenvolvido em alguns segmentos antes de usar o método BANT.

Durante o período de aplicação, é essencial que não haja um descarte do cliente logo no início quando não há uma apresentação de todos os pontos necessários.

E, assim, fazer com que se haja uma nutrição com conteúdos ou outras estratégias de marketing para deixá-lo apropriado até o momento certo da compra e, com isso, fortalecer ainda mais a relação.

Acompanhar os processos posteriores quando se adquire os produtos ou serviços também é importante, uma vez que com os resultados como base de dados a empresa pode estabelecer melhor metas e outros objetivos.

Outro ponto que a aplicação do BANT em boas estruturas oferece ao negócio é uma otimização para as equipes de vendas. Devido a captação dos clientes ideais, as ações mais rápidas e assertivas permitem conquistar um maior número.

O que é algo vantajoso diante da competição do mercado e faz com que o empreendimento possa investir em ferramentas de gestão ou controle de dados que ofereça um leque ainda mais amplo dos clientes ideais.

Dessa forma, as experiências positivas somadas às tecnologias de todo o procedimento, o cliente estabelece uma boa relação com a empresa por conhecer suas ações, gerando indicações aos amigos e familiares que possuem o mesmo desejo ou necessidade.

Considerações finais

Dentro do mercado, diferentes técnicas podem contribuir para que a marca ganhe bons resultados e índices durante sua atuação. Um dos métodos é o BANT, que proporciona ações com os leads mais qualificados.

Essa ação oferece ao empreendimento a chance de que seus esforços de venda se concentrem em clientes que irão, de fato, consumir seus produtos ou serviços, até mesmo se a empresa operar em formato de B2B.

No entanto, para que este resultado ofereça um benefício ao negócio de porteiro terceirizado, é fundamental conhecer o perfil do cliente para saber como nutri-lo ao longo do funil de vendas e fazer com que seja assertivo sua decisão no final.

Com o conhecimento dos quatro pilares, a metodologia BANT proporciona que as oportunidades certas apareçam para a empresa de modo flexível e confiável, gerando uma maior chance do seu relacionamento com o cliente ser longo.

As mudanças do mercado exigem cada vez mais adaptações e buscas para manter a qualidade nos produtos e serviços oferecidos aos clientes, e quanto mais a empresa tem o conhecimento dessas possibilidades, melhores se transformam suas atuações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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