fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Clientes

Ciclo de vida do cliente: entenda o que é, e quais são os seus estágios

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante
Ciclo de vida do cliente: entenda o que é, e quais são os seus estágios
Já somos muitos, e quanto mais melhor!

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entender e acompanhar o ciclo de vida do cliente dentro do processo de compra é algo que pode proporcionar novas oportunidades e um maior reconhecimento da empresa dentro do mercado. 

O ciclo em si é uma representação usada pelos negócios, com o objetivo de monitorar e usar como vantagem as etapas da jornada do cliente, de modo que as áreas de marketing, vendas e o atendimento possam usar os dados para aprimorar seus resultados. 

Ele é usado, principalmente, ao longo de fases que podem fazer com que se tenha um gatilho de compra que leve o potencial cliente adiante, e isso pode ajudar o relacionamento que a empresa irá desenvolver com os seus consumidores. 

Com a compreensão de como um ciclo funciona, também torna-se possível fazer com que haja uma menor perda de clientes por dar a atenção devida a cada um deles e com isso, reverter o resultado para que se transforme em um defensor da marca. 

Portanto, tanto uma fabricante de bateria de carro 70 amperes como também uma loja de artigos esportivos que compreende sobre o ciclo de vida do cliente ganha bases mais sólidas para desenvolver-se no mercado. 

E, com isso, é possível fazer com que a empresa possa se transformar na primeira opção, de tal forma que ela ganha bases mais sólidas para que haja uma evolução interna e externa, gerando bons resultados a um longo prazo. 

Isso deve ser feito de modo que investimentos não sejam perdidos ou, então, de modo que a estratégia seja concluída, como deve ser, fazendo com que, assim, a marca ganhe bases mais sólidas para atuar por longos períodos na sua segmentação. 

Fases do ciclo de vida do cliente

Dentro do ciclo de vida do cliente, uma fabricante de persiana tela solar para cozinha pode notar que há determinados estágios dos quais devem ser cumpridos para que o objetivo final seja conquistado positivamente. 

Alcance

Porque é a primeira etapa do ciclo de venda do cliente, o alcance é caracterizado como uma forma da empresa ser descoberta dos mais diversos modos. Por plataformas de busca, anúncios, redes sociais ou até mesmo indicações. 

Ao se ter esse alcance para um público ainda mais abrangente, as formas de fazer com que o negócio seja descoberto também crescem consideravelmente, e, com isso, pode-se demonstrar que está em atividade dentro do mercado. 

Uma das técnicas que estão englobadas ao ato de aumentar o alcance de vistoria para transferência de caminhão é o SEO, cuja otimização das plataformas de busca oferecem resultados melhores para as palavras-chave que a empresa está usando. 

Com um bom alcance, torna-se possível também que a empresa realize desde testes para melhorar seu desempenho como também observar como está sendo o engajamento dentro do mercado, e com isso, alcançar pontos que não foram conquistados. 

Quanto mais a empresa alcança o público que está alinhado com suas estratégias e está dentro do desejado, melhores também se transformam os seus resultados. 

Aquisição

Em seguida, chega o estágio da aquisição do qual também é conhecida como consideração, porque o cliente está ponderando se a empresa oferece mais prós ou contras de acordo com o que lhe é desejado. 

O que o leva a buscar pela reputação que a empresa pode ter no mercado de grelha flexível, e com isso, até mesmo podendo entrar em contato com o negócio para que as dúvidas sejam tiradas de uma forma mais direta. 

Por isso, é importante que mesmo estando no segundo estágio haja uma preparação e separação de informações das quais contribuem para facilitar todo o processo de ciclo de vida que está em andamento. 

Isso deve ser feito de modo que, assim, a empresa saberá o que falar para ajudar a levar a decisão de compra adiante e com isso, ter uma fortificação para ações futuras que ainda serão desenvolvidas pelas outras etapas do ciclo como a fidelização. 

Conversão

O terceiro estágio é definido pela conversão. Neste, o potencial cliente se transforma em um cliente após as avaliações e as decisões que levaram a compra do produto ou serviço oferecido pelo empreendimento. 

Porém, ainda é preciso que a empresa possa estar engajando e incentivando as estratégias porque a compra pode não ser garantida, como no caso do e-commerce, em que o carrinho é enchido com os produtos mas pode ser abandonado. 

Com essa possibilidade, cabe ao empreendimento elaborar formas de fazer com que as compras não tenham barreiras que possam vir a atrasar o negócio ou gerar uma desistência, ou seja, deve-se ter uma boa compreensão do perfil do cliente. 

Ao saber o que pode ou não levar para uma desistência, as chances de que estes índices sejam revertidos crescem consideravelmente e fazem com que o misturador de tintas industriais seja comprado. 

Retenção

A retenção é o quarto estágio do ciclo de vida do cliente. Com o objetivo de fazer com que o relacionamento com o cliente seja aprofundado, a chance também está em um retorno na compra do produto ou serviço. 

Por isso, criar estratégias que possam lembrar do atendimento ou então perguntar como está sendo o uso do produto e até mesmo dar dicas de uso faz com que o cliente possa estar ainda mais conectado com o negócio. 

Até mesmo as pesquisas de satisfação são formas de fazer com que se tenha uma retenção maior, e, por isso, quanto mais a empresa busca criar estratégias das quais o cliente esteja ligado após a compra, melhor se torna o resultado. 

Isso de modo que, assim, essa atenção contribua para que a empresa seja divulgada ao ciclo social com uma maior facilidade e fazendo com que o empreendimento tenha bases mais sólidas em seu nicho. 

Lealdade

O último estágio do ciclo de vida do cliente é quando o cliente é fiel com o empreendimento, tendo uma lealdade da qual acaba recomendando ao ciclo social porque confia no que o negócio oferece. 

Mesmo sendo a etapa final, é fundamental que a empresa incentive para que a fidelização ocorra com os clientes que estão com engajamento mais elevado por meio de programas de benefícios. 

A partir de um determinado número de indicações e retorno por parte dos indicados, as chances de que descontos e outras ações positivas sejam concluídas, fazendo com que se tenha um interesse de ambas as partes. 

Ao final da etapa, o novo cliente irá indicar ao seu ciclo social após uma boa experiência de compra e com o produto como cerca de segurança residencial atendendo às suas expectativas. 

Ou seja, quanto mais a empresa criar estratégias das quais incentive a fidelização como também um retorno, melhores se transformam os resultados da atuação dentro do mercado. 

Como fazer gerenciamento do ciclo de vendas?

Para se ter um melhor gerenciamento do ciclo de vendas, algumas ações devem serem feitas pelo empreendimento, como: 

  • Estar presente na mente do cliente;
  • Focar no vínculo;
  • Criar programa de fidelidade;
  • Ouvir o consumidor. 

Ter uma presença na mente do consumidor é uma forma de fazer com que o empreendimento tenha uma chance de conquistar e fidelizar por longos períodos, de modo que as ações posteriores possam ser mais fáceis de serem conquistadas. 

Ou seja, as estratégias de fidelização, vendas e as abordagens quando o indivíduo entra em contato se tornam positivas para que haja uma fidelização mais rápida e prolongada, o que é algo positivo dentro das mudanças constantes do mercado. 

Posteriormente, chega o momento em que deve ter um foco em criar meios para se ter um vínculo. Ao conhecer o perfil dos clientes de controle remoto guindaste, o empreendimento ganha bases mais sólidas para atuar. 

E com programa de fidelização em ação após o final do ciclo de vida, a permanência do cliente se transforma em um período mais prolongado para que, deste modo, a empresa conclua seus objetivos. 

Como também se criam bases mais sólidas para investimentos que ajude no crescimento da marca, tanto de forma interna como também de modo externo.

Com isso, acabam-se ganhando outras bases para desenvolver-se no nicho e conquistar mais espaço e mais consumidores.

Outra forma de fazer com que o gerenciamento seja eficiente é por meio dos feedbacks dos consumidores. O retorno do cliente e o ato da empresa de ouvi-lo é um meio de ter um bom gerenciamento da prática. 

Uma vez que ao se ter uma percepção de que suas opiniões são importantes ao empreendimento, o retorno ou então, a indicação por parte do cliente, se transforma o negócio em algo mais assertivo. 

E, com isso, a empresa pode desenvolver-se do melhor modo cada vez mais e conquistar aquilo que é desejado dentro da marca, de modo positivo. 

Considerações finais 

Conhecer como funciona um ciclo de venda faz com que uma fabricante de camiseta personalizada professora possa ter uma maior captação e fidelização dos consumidores. 

Isso é algo positivo dentro do mercado, e, por isso, compreender cada estágio ajuda a empresa a preparar-se para as mudanças a fim de estar mais presente na mente do cliente ao ponto de ele confiar na empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow on LinkedIn