fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Gestão

Máquina de vendas: saiba como construir para o seu negócio!

Parceiro
Escrito por Parceiro
Máquina de vendas: saiba como construir para o seu negócio!
Já somos muitos, e quanto mais melhor!

Receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para potencializar os lucros, aumentar as vendas de produtos e obter mais contratos de prestação de serviços, criar máquina de vendas torna todo negócio mais rentável e escalável para uma empresa, podendo ser usada em qualquer nicho ou negócio.

Fazer com que a organização cresça é um caminho percorrido desde a linha de produção, passando pelo setor de vendas e logística. Portanto, é necessário métodos adequados, que possam impulsionar o crescimento financeiro da empresa e o suporte de desenvolvimento. 

Nesse sentido, todas as áreas devem estar alinhadas, cada uma no papel produtivo a que pertencem, como o trabalho dos vendedores de acessórios para caminhão mercedes, cuja responsabilidade é grande no fechamento de metas pré-determinadas.  

No entanto, lidar com o crescimento exige estruturação e preparação para encarar os desafios que surgem pela frente, na administração correta dos recursos financeiros que a máquina de vendas proporciona.

Entendendo o significado de máquina de vendas 

O conceito refere-se à criação de métodos assertivos para adquirir leads qualificados, conquistar e reter mais clientes através de um planejamento voltado para a previsibilidade, lucratividade e escalabilidade dos negócios, sendo esta última o ponto mais importante. 

A previsibilidade, no sentido de identificar tudo o que ocorre dentro de uma loja de acessorios para piscina, onde é possível antecipar qualquer tipo de problema, e desta forma, transformá-lo em novas oportunidades de negócios. 

A escalabilidade, no sentido de elevar os resultados ao longo do tempo, aprimorando, por exemplo, os canais de vendas para que um número maior de produtos seja adquirido, o que afeta substancialmente no aumento dos lucros.  

Escalabilidade e máquina de vendas 

A escalabilidade é um termo para classificar se uma empresa está conseguindo o aumento da receita, sem que seja necessário aumentar os custos, para que possa investir mais e melhor. Portanto, a escalabilidade tem tudo a ver com a máquina de vendas.  

Isso significa que aumentando os lucros com as vendas de sanca de gesso aberta para quarto, fazem com que a empresa se destaque no mercado em que atua e ao mesmo tempo torne o negócio escalável. 

Existem dois tipos de escalabilidade: horizontal e vertical. Na horizontal, o objetivo é tornar-se referência no mercado e, para isso, a empresa precisa diversificar as atividades para atender uma gama mais diversa de clientes em diferentes segmentos. 

Na escalabilidade vertical, a empresa busca o crescimento do negócio apenas no nicho em que atua, focando nas atividades principais nas quais é especialista, como no aluguel de sala comercial por hora, motivo pelo qual a empresa foi criada, esse é o core business.  Core business é a atividade básica da empresa, o negócio básico com o qual trabalha. Ou seja, é a atividade-foco e principal na qual o empreendedor se direciona para abrir um determinado negócio, trabalhando sempre no mesmo sentido.

A importância da máquina de vendas 

Quando se fala em criar uma máquina de vendas, ela passa a se tornar essencial para os negócios, nos seguintes quesitos apontados abaixo: 

  • Manter e aumentar os clientes em potencial; 
  • Gerir melhor as vendas; 
  • Tornar a experiência de compra mais agradável; 
  • Tornar a empresa mais forte financeiramente; 
  • Acelerar o percentual de vendas; 
  • Manter os clientes já existentes; 
  • Impedir que os clientes não retornem; 
  • Aumentar e conquistar o público. 

Com a transformação digital, os clientes passaram a ser mais exigentes nas compras de produtos e serviços e, por esta razão, nem sempre o preço é um fato de conquista, porque muitas vezes o cliente prefere pagar mais e ser atendido nas necessidades. 

Nesse sentido, se os preços de impressora senha atendimento forem negociados, além de trazer mais recursos financeiros, impedem que o cliente procure pela concorrência, aumentando a quantidade de compradores.  

Todo processo de vendas deve ser monitorado através de métricas de avaliação como as vendas diárias e por equipe, a identificação na porcentagem de conversões, o tempo médio de um atendimento e a quantidade de clientes obtidos pelo contato.

Quais são os tipos de máquinas de venda?

Com as máquinas de venda, a empresa não só facilita a vida dos clientes, mas também consegue aumentar a renda financeira, aumentando o consumo de produtos e abaixo são destacadas as mais conhecidas: 

  • Máquinas de cafés, snacks e refrigerantes; 
  • Máquinas de cartão de crédito; 
  • Máquinas POS; 
  • Máquinas NFC; 
  • Totens; 
  • Tablets e celulares. 

As máquinas que oferecem cafés, snacks e refrigerantes são muito utilizadas em lojas ou na recepção de empresas que, além de tornar a espera mais agradável, podem trazer lucros adicionais.  

Enquanto o consumidor estiver esperando o recebimento de uma porta de correr automática, pode desfrutar de um cafezinho quente ou matar a sede com um refrigerante e saciar a fome com um snack. 

As máquinas de cartão de crédito facilitam a vida dos clientes, seja em compras online ou presenciais, porque elas oferecem pagamentos parcelados e são indispensáveis para flexibilizar e agilizar os pagamentos.  

Inclusive, os próprios lojistas podem comprar os insumos e materiais necessários para confeccionar uniforme serviços gerais feminino, podendo pagar em parcelas, facilitando as aquisições.  

As máquinas POS (Point of Sales) são aquelas que possuem um sistema integrado e diversas funções de vendas e é constituída de um software, que gerencia o estoque em das diversas lojas em um único local.  

Estas máquinas são bastante funcionais e podem processar instantaneamente os pagamentos com cartões de débito ou crédito, imprimir e enviar recibos de venda para o e-mail, acompanhar o estoque em tempo real e armazenar os dados dos clientes.   

As máquinas NFC são aquelas que permitem o pagamento por meio de cartões de crédito ou débito pela aproximação de relógios, pulseiras, chaveiros e celulares, através de uma comunicação sem fio. 

Mesmo que a pessoa esqueça o cartão, ela pode realizar o pagamento de forma cômoda e é um serviço de baixo custo para os lojistas, com uma taxa cerca de 1,99% ao ano, durante o uso de uma maquininha.  

Os totens digitais são dispositivos de autoatendimento, que permitem a busca de informações, como uma empresa que coloca revestimento acm fachada residencial, e ao mesmo tempo podem pagar contas.  

Para uma loja, eles facilitam e agilizam o atendimento, reduz o tempo de trabalho dos funcionários, deixando-os disponíveis para outras atividades mais importantes, não ocupam muito espaço, diminuem as filas e ainda podem divulgar o nome da empresa.  

Os tablets e celulares facilitam os processos de compras dos clientes, pois neles é possível visualizar as informações de preços e produtos, sem o auxílio de um vendedor, o que reduz o custo das despesas na contratação de muitos colaboradores.  

Como estruturar a máquina de vendas na prática 

Para que seja estruturada a máquina de vendas é necessário manter a atenção de alguns pontos muito importantes, tais como: 

  • Criar um plano estratégico para a máquina; 
  • Investir em tecnologia; 
  • Treinar os funcionários para saberem utilizá-la; 
  • Identificar os pontos fortes de comunicação com os clientes; 
  • Colocar o cliente em primeiro plano. 

A máquina de vendas deve ser de fácil uso, tanto para os colaboradores, como para os clientes. 

Portanto, é necessário investir nas melhores tecnologias disponíveis, para que ela funcione corretamente. 

Quanto mais bem treinados estiverem os colaboradores, mais conhecimento eles terão para usar a máquina de vendas, podendo direcionar os clientes adequadamente, quando os mesmos tiverem dúvidas a respeito.  

Benefícios da máquina de vendas 

Estruturar uma máquina de vendas, perfaz diversos benefício para a empresa, como os alguns elencados abaixo: 

  • É fácil de controlar; 
  • Aumenta a entrada adicional de lucros;
  • Mantém a escalabilidade da empresa;
  • Alavanca o número de clientes; 
  • Facilita os pagamentos; 
  • Proporciona maior comodidade ao cliente; 
  • Pode veicular a imagem da empresa. 

A máquina de vendas é uma oportunidade para a empresa de conquistar mais clientes, através dos serviços oferecidos, mantê-los em compras constantes e ainda faz com que os mesmos possam se sentir mais confortáveis no momento de uma espera. 

Considerações finais 

A máquina de vendas faz com que os negócios prosperem e, quando são utilizadas ferramentas tecnológicas avançadas, como as máquinas de POS, elas facilitam o pagamento das compras pelo sistema de aproximação. 

São diversos tipos de máquinas de vendas encontradas e utilizadas, e todas elas trabalham no intuito de aumentar os lucros e, também, facilitar a vida dos consumidores. 

Seja qual for a máquina escolhida pela empresa, o importante é destacar que elas podem atrair e converter novos clientes. 

Investindo na automatização e integração da máquina de vendas, os processos de compras e vendas tornam-se mais ágeis, tanto para o consumidor como para a empresa. É um sistema facilitador e que garante lucros adicionais.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

TAGS:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow on LinkedIn