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Os 5 Ws (e 1 H) do Marketing de Conteúdo

Jorge Cavalcante
Escrito por Jorge Cavalcante
6 min de leitura
Os 5 Ws (e 1 H) do Marketing de Conteúdo
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Deseja que seus esforços de marketing de conteúdo sejam bem-sucedidos? Aqui estão os seis elementos básicos que você precisa considerar ao lançar suas campanhas.

Deseja obter maior exposição da marca e toneladas de novos leads sem gastar um único centavo em anúncios pagos?


Antes de balançar a cabeça e descartar a ideia como impossível, considere a prova.

Em 15 de janeiro, a Shutterstock publicou seu infográfico anual de tendências criativas. Dê uma olhada.

marketing de conteúdo cria exposição de marca

O infográfico é repleto de imagens tecnicolor, música moderna e videoclipes impressionantes. É tão incrível que ganhou:

  • 54 backlinks
  • 4.194 compartilhamentos sociais
  • 10.900 engajamentos totais
  • Tudo em apenas quatro meses!

Então, o que a Shutterstock pagou por essa enorme exposição da marca?

Nem um centavo.

Tudo o que eles fizeram foi criar esse pedaço brilhante de conteúdo e publicá-lo para o mundo ver.

As boas novas? Você pode alcançar o sucesso impressionante deles também.

Tudo o que você precisa se resume a duas palavras: marketing de conteúdo.

Vamos explorar como é feito!

Os 5 Ws e 1H do Marketing de Conteúdo

Esses seis elementos explicam os conceitos básicos de marketing de conteúdo bem-sucedido.

W#1: O quê – O que é Marketing de Conteúdo?

Aqui está uma definição rápida de marketing de conteúdo :

“O marketing de conteúdo é um marketing estratégico baseado na criação e distribuição de conteúdo relevante focado na melhoria da vida dos usuários. Seus objetivos finais são posicionar uma marca como uma autoridade, ganhar confiança e impulsionar uma ação lucrativa do usuário. ”

Como exemplo, veja este email de Ramit Sethi .

marketing de conteúdo por e-mail

Tradução do texto da imagem:

Eu quero lhe mostrar como escrever de uma maneira que faça você se destacar. De uma maneira que as pessoas possam reconhecê-lo instantaneamente em 22 palavras.

Para te mostrar como, vou fazer algo especial: vou mostrar uma sessão dos bastidores de como escrevo um email para centenas de milhares de pessoas. como o que você está lendo agora – o tipo de e-mail que criou uma empresa e que é divertida de ler.

Você acompanhará por cima do meu ombro enquanto eu ando pelo mesmo processo criativo que usamos para escrever todos os nossos e-mails, criar uma lista de mais de 300.000 assinantes e escrever páginas de vendas de 8 dígitos.

O email fornece um link para uma masterclass gratuita de 30 minutos.

Não está vendendo nada. Não é um anúncio pago.


Mas faz três coisas:

  • Ele ensina as pessoas a escrever um e-mail excelente.
  • Promove o reconhecimento da marca.
  • Ele define Ramit Sethi como uma autoridade na indústria.

Os usuários que assistem e amam as masterclass estão um passo mais perto de comprar os produtos da Ramit.

É assim que o marketing de conteúdo é incrível!

W#2: O porquê – por que o marketing de conteúdo?

Mas por que você deve fazer marketing de conteúdo em vez de gastar em anúncios?

Se você possui uma grande empresa com uma tonelada de recursos, não obterá melhores resultados ao pagar por promoções?

A resposta surpreendente é não .

Aqui está a prova:

  • O conteúdo educacional aumenta em 131% a probabilidade de os consumidores comprarem.
  • 47% das pessoas usam um bloqueador de anúncios.
  • O marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que o marketing tradicional.

Além disso, hoje em dia as pessoas não querem se sentir “vendidas” ou “fechadas”.

Eles querem coletar informações, aproveitar o valor livre e escolher a marca que lhes proporciona a experiência mais significativa.

W#3: O Onde – Onde Fazer Marketing de Conteúdo

O primeiro lugar para fazer marketing de conteúdo é no seu próprio site.

Por quê?

Porque seu site é sua própria casa de conteúdo .

Não importa o que aconteça, você é quem está no controle.

Mas existem outras plataformas nas quais você pode publicar e promover seu conteúdo. Esses incluem:

  • Blogs de influenciadores conhecidos (postagem de convidado)
  • Mídia social
  • O email

Uma combinação saudável desses é o segredo do sucesso do marketing de conteúdo.

W#4: O Quem – Quem Alvejar com Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo não é sobre a criação e publicação de postagem após postagem, esperando que alguém veja o que você está fazendo e tome medidas.

É sobre saber exatamente para quem você está escrevendo e criar conteúdo que tornará a vida deles melhor .

Tome este e-mail de Rori Raye, Tenha o relacionamento que você deseja como exemplo.

marketing de conteúdo direcionado

Este e-mail funciona porque tem como alvo uma pessoa específica: uma mulher que está com o coração partido e confusa sobre o relacionamento.

Não é para:

  • Músicas
  • Mulheres em relacionamentos felizes
  • Homens




Enviá-lo para eles seria apenas uma enorme perda de tempo.

Além disso, escrever um conteúdo genérico para agradar a todos acabará sendo atraente para ninguém .

Então, descubra o que seu público-alvo precisa e comece a criar conteúdo que mude suas vidas de maneiras profundas e significativas.

W#5: O quando – quando fazer marketing de conteúdo

Quando você deve fazer marketing de conteúdo?

O tempo todo!

A chave desse tipo de marketing é a consistência.

Você não pode se sentar para escrever um conteúdo inspirador, publicá-lo e deixar seu blog estagnar pelos próximos dois meses.

O que você deve fazer é criar um cronograma e cumpri-lo a todo custo.

Então, com que frequência você deve postar no seu blog?

Quanto mais melhor!

Aqui está um gráfico da Orbit Media para guiá-lo.

fortes resultados no marketing de conteúdo via frequência de publicação

H: Como – Melhores práticas para marketing de conteúdo

Siga este guia passo a passo para uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida.

Etapa 1: conheça seu público

Antes de criar um único conteúdo, você precisa responder três perguntas.

  • Quem é seu público e quais são seus pontos negativos?
  • Como você pode ajudá-los?
  • Que tipo de conteúdo melhor atrairá para eles?

Responder a essas perguntas manterá seu conteúdo focado e relevante.

Etapa 2: decida seus objetivos de marketing de conteúdo

A próxima pergunta que você deve se fazer é: “Qual é o objetivo final da minha campanha de marketing de conteúdo?”

Na verdade, você pode ter mais de um objetivo. Você pode usar o marketing de conteúdo para:

  • Aumente o tráfego para seu site
  • Aumentar receita
  • Ganhe confiança
  • Configure-se como uma autoridade em seu setor

Conheça seus objetivos antes de começar a criar conteúdo e anexe KPIs às suas partes de conteúdo para medir seu sucesso.

Etapa 3: Descubra quais tipos de conteúdo você criará

O tipo de conteúdo número um que você precisa é um blog.

Seu blog funciona como o núcleo da sua campanha de marketing de conteúdo.

Publique duas ou mais postagens de blog por semana, garantindo que sejam relevantes, acionáveis, valiosas e compartilháveis.

Além do seu blog, aqui estão cinco ótimos tipos de conteúdo que você pode adicionar à sua campanha:

  • Vídeo
  • Webinars
  • Ebooks
  • O email
  • Podcasts

Etapa 4: criar um calendário de conteúdo

Um calendário de conteúdo ajuda você a manter o controle de partes relevantes e oportunas.

Etapa 5: comece a criar conteúdo!

Lembre-se de que a qualidade é a principal meta a ser buscada em cada conteúdo que você publica.

Os 5 Ws e 1 H do Marketing de Conteúdo Incrível

Você não precisa de muito dinheiro para colocar sua marca na frente e no centro da mente do seu público.

De fato, a publicidade paga cara não está mais trazendo os resultados que costumava.

As pessoas não querem se sentir vendidas. Eles investem em bloqueadores de anúncios, ignoram os comerciais de TV e ignoram a mala direta.

Então, o que eles querem?

Eles querem se sentir poderosos. Eles querem estar no controle.

Eles querem tomar decisões com base no valor que uma marca lhes dá.

A boa notícia é que você pode fornecer tudo isso através do marketing de conteúdo bem-sucedido.

Mais recursos:

Créditos de imagem: Todas as capturas de tela tiradas pelo autor, abril de 2020

Matéria original em: https://www.searchenginejournal.com/content-marketing-what-why-where-who-when-how/364130/#close

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