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Marketing

Conheça 8 benefícios do Marketing de Experiência

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Escrito por Parceiro
Conheça 8 benefícios do Marketing de Experiência
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Garantir um bom desempenho de mercado pode exigir várias etapas para alcançar uma conquista estratégica bem elaborada. Nesse caso, entender o potencial do marketing de experiência pode ser um fator importante.

Ao longo dos anos, as ferramentas de negócios foram dotadas de significativa sofisticação para atender à demanda cada vez maior pelos mais diversos produtos e serviços, sob uma ampla lógica de comunicação.

Nesse caso, a empresa precisa adotar algumas técnicas que foram desenvolvidas ao longo do tempo até chegar às campanhas de marketing que fazem grande sucesso hoje.

Do ponto de vista lógico, as empresas possuem atributos específicos que devem ser alterados das estratégias gerais para que tenham resultados positivos.

No entanto, é fundamental que haja uma avaliação precisa dessa dinâmica para evitar situações generalistas que levem a uma falha estratégica e a uma grande perda de poder de mercado.

Se uma empresa do setor de curso de micropigmentação quiser pagar as contas do público, a implementação no mercado automotivo certamente não atenderá às suas necessidades mais básicas.

Com isso, deve haver um reconhecimento que leve em conta as preocupações da gestão, claro, também deve haver uma capacidade analítica que considere todos os segmentos de mercado possíveis.

Suponha-se que no setor de vendas de brindes corporativos criativos, uma empresa de uma região específica tenha adotado métodos inovadores de marketing. Isso terá um impacto significativo no mercado.

Quanto mais esse assunto for discutido, maior será a demanda por uma realização estratégica por parte dos concorrentes, pois eles podem ficar para trás rapidamente.

Nenhuma estratégia de mercado pode ser desconsiderada a ponto de permitir que a concorrência se estabeleça de forma mais plena e sem atritos.

Como resultado, uma distribuidora de sorvetes para revenda terá a capacidade de incorporar aspectos importantes do mercado sem ter que contribuir com uma quantia significativa de dinheiro para as estratégias.

No setor de marketing isso é ainda mais ilusório, pois existe uma grande variedade de formas de se comunicar com o mercado em todos os cenários possíveis, o que pode levar a uma demanda quase instantânea por um produto ou serviço.

Essa assessoria é vital e deve conter algumas perspectivas estratégicas importantes que, em média, já fazem parte de uma percepção de marketing apurada.

Com isso, um totem informativo pode servir de plataforma para as mais diversas demandas, o que possibilitaria a implementação de ações específicas que outros concorrentes podem não ter.

Marketing de experiência: o que é esse conceito?

O marketing de experiência está essencialmente utilizando as emoções dos clientes para ganhar, manter e envolver as pessoas. Baseia-se num processo que induz emoções associadas à experiência.

Com o tempo, as organizações começaram a reconhecer que o produto ou serviço, mesmo que seja de alta qualidade, não é suficiente para reter clientes.

Devem investir em ações que levem a experiências positivas e clientes mais satisfeitos, essa demanda é derivada da ideia de cliente-parceiro.

É um procedimento que envolve a análise de cada cliente individualmente, a fim de determinar sua relevância para os produtos e serviços da empresa.

Uma loja de móveis especializada em móveis planejados para escritório pequeno pode alterar sua reputação para fazer isso. Isso porque é um meio de entender as preferências, interesses e maiores preocupações das pessoas.

Após o evento, é importante reconhecer como a persona toma suas decisões de compra, as ações que a levam a escolher uma marca em detrimento de outra e as formas que podem fidelizá-la.

E existem muitas razões para a utilização do marketing experiencial nas empresas, uma delas é que facilita a identificação dos clientes com a marca, eles experimentam um resultado positivo durante o processo de compra e retêm essa memória.

Para um negócio que atua com cartonagem industrial, por exemplo, é uma forma de estreitar os laços com os consumidores para que se tornem clientes fiéis e participantes ativos da empresa.

O investimento também é benéfico porque é um meio de atrair clientes, despertar o seu interesse e promover uma experiência partilhada, podendo aumentar as vendas.

O que são os 3 Vs do marketing de experiência?

Os 3 V’s são fundamentais para guiar as ações do marketing de experiência e criar estratégias de relacionamento efetivas com o público-alvo.

Além disso, assim como no marketing tradicional e no marketing digital, é importante adaptar a abordagem do marketing de experiência de acordo com as características do público-alvo e do mercado em que a empresa atua.

E para que isso dê certo, entender os conceitos por trás de cada V do marketing de experiência é parte fundamental do processo. A definição de cada um é:

1. Verdade

A estratégia de comunicação e relacionamento de uma marca deve investir em contar histórias verdadeiras e fazer promessas que possam ser cumpridas.

Marcas que são verdadeiras em suas promessas e valores têm mais chances de obter sucesso na criação de uma percepção positiva junto aos clientes.

2. Vontade

A capacidade de uma marca em mostrar “verdade” é frequentemente um fator chave na vontade do consumidor em interagir, comprar ou se relacionar com ela.

Esse elemento é fundamental na tomada de decisão da persona e pode ser o diferencial para a fidelização de clientes ou o esquecimento da empresa.

Por outro lado, a “vontade” do consumidor está diretamente ligada à sua experiência, incluindo aspectos como a disponibilidade e a conveniência dos produtos ou serviços oferecidos.

3. Valor

O valor é um dos três V’s do marketing de experiência e diz respeito à percepção dos clientes sobre a experiência e as conexões criadas no primeiro contato com a marca.

Ele é construído a partir da identificação entre o indivíduo e a empresa e dos resultados sensoriais das interações. Essa percepção é fundamental para a fidelização dos clientes e para o sucesso da estratégia de marketing de experiência.

Como colocar o marketing de experiência em ação?

Semelhante a outras áreas do marketing, não existe uma receita única e pré-determinada que funcione para todos os negócios.

O marketing de experiência também é diferente. Cada segmento de mercado e tipo de público terá demandas diferentes. No entanto, existe uma forma de aplicá-lo de forma prática e simples. Esses passos são:

Compreender a experiência atual do cliente

A percepção que o público tem da empresa depende da imagem que os consumidores têm dela de acordo com sua estratégia. Isso é possível se os clientes tiverem uma experiência positiva durante a jornada de compra.

Por isso, é importante investigar como fluem os processos atuais da empresa e mapear a jornada do cliente (ou várias jornadas, caso a empresa trabalhe com vários produtos), isso permitirá entender de forma abrangente como realmente é a experiência do cliente.

Verificar os desafios dos clientes

Uma experiência de sucesso é caracterizada pelo cuidado em toda a associação entre o cliente e a empresa de letreiro luminoso fachada ou qualquer outro segmento de negócio.

Por isso, é imprescindível se colocar no lugar do público e reconhecer quais pontos geram feedback positivo e quais geram feedback negativo e, ao identificar os pontos críticos, pensar em como melhorá-los.

Implementar as mudanças necessárias

Após compreender a jornada do cliente e reconhecer os pontos que não estão contribuindo para a experiência dele, é hora de defender mudanças que irão reverter isso.

Ao visualizar esse problema, uma empresa que comercializa mesa de bilhar personalizada, por exemplo, percebe que precisa aumentar o treinamento da sua equipe de Customer Success ou contratar mais profissionais para atender a demanda.

Como resultado, o ponto de contato tem uma conotação positiva e espera-se que a experiência do cliente aumente.

Acompanhar o desempenho das ações

Depois de implementar iniciativas para melhorar a experiência dos clientes, é fundamental continuar avaliando a satisfação deles para saber se a organização está no caminho certo ou se há outros pontos que precisam de mais atenção.

Dessa forma é fácil compreender o que precisa de melhorias e o que pode ser mantido por conta da qualidade do serviço/produto.

Os benefícios do marketing de experiência

Se o objetivo de uma empresa é estar no coração dos clientes de forma duradoura, o marketing de experiência traz diversos benefícios para as empresas. Esses benefícios são:

  1. Mais oportunidades para atrair clientes;
  2. Fortalecimento do relacionamento com os clientes;
  3. Contribuição para aumento das vendas;
  4. Espaço para recebimento de feedbacks sinceros;
  5. Promover consistência para a marca;
  6. Possibilitar a implementação de novas ações;
  7. Redução de custos com outras ações;
  8. Aumento da taxa de fidelização de clientes.

Essas são apenas alguns dos principais benefícios que o marketing de experiência é capaz de proporcionar para uma marca. Ao implementá-lo de forma correta, todos os segmentos de negócio são capazes de usufruir dessas e muitas outras vantagens.

Considerações finais

Incentivar experiências positivas para os consumidores é fundamental para qualquer negócio que deseja aumentar sua popularidade no mercado.

Conforme evidenciado ao longo deste artigo, essas ações têm o potencial de gerar participação e identificação, ambos cruciais para a fidelização do cliente.

Investir em marketing experiencial é facilitar experiências positivas que irão influenciar a decisão de compra do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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