O geomarketing é uma estratégia empregada por empresas de diversas áreas, portanto, como consumidor, há grandes chances de qualquer pessoa já ter sido alvo de tais ações.
O objetivo é que as marcas usem estratégias que transmitem sua mensagem ao público certo da maneira certa.
À medida que a tecnologia se desenvolve, a popularidade da internet e o uso de smartphones aumentam, assim como a evolução das estratégias de geomarketing.
As empresas de restaurante para almoço de casamento, por exemplo, conhecem seu público-alvo melhor do que nunca. Eles sabem quais são as necessidades dessas pessoas, os problemas mais comuns, suas idades e, principalmente, sua localização.
Por meio de ferramentas como o Google Analytics, as empresas podem obter informações sobre as pessoas que visitam seus sites. E, com base nesses dados, desenvolve ações e estratégias de marketing.
Os consumidores estão constantemente sendo monitorados pelas marcas, o que é bom para as empresas de manutenção residencial e predial e bom para as pessoas.
Isso porque as estratégias de marketing se tornam mais assertivas, gerando mais lucros para a empresa e atendendo a demanda do consumidor.
Com isso, os empreendedores precisam entender a fundo o que é geomarketing e quais as as vantagens dessa estratégia para os mais diversos tipos de segmentos.
Afinal, o que é geomarketing?
O geomarketing é uma estratégia de marketing mais avançada que leva em consideração a localização, essa estratégia é utilizada para aplicar ações de marketing.
Pode ser empregado para promover um produto ou serviço, melhorar a reputação de uma creche para animais de estimação, aumentar a receita ou outros objetivos associados aos negócios.
Para investir em campanhas efetivas, as podem aderir a diversas estratégias de marketing muito comuns, porém ,extremamente efetivas. Algumas são:
- Inbound marketing;
- Anúncios patrocinados;
- SEO e tráfego orgânico;
- E-mail marketing.
Dentre outras das mais variadas, basta que as empresas consigam filtrar o que é positivo para a marca dentro de cada estratégia e avaliar se ela se encaixa com o modelo de negócios da organização.
Se, por exemplo, uma loja de móveis planejados industriais quiser vender mais estes produtos, deve considerar quais os melhores produtos que oferecerá, seu preço e como será anunciado.
Todas essas perguntas devem ser respondidas para definir uma estratégia de marketing e as informações necessárias podem ser coletadas por meio das ferramentas.
Contudo, através da base da análise de dados geográficos, a estratégia pode identificar algumas tendências de mercado que ajudam a monitorar a concorrência e permitem que as empresas tomem decisões mais decisivas sobre suas atividades.
Originalmente, o geomarketing era empregado em estratégias de marketing off-line, como anúncios veiculados em rádio e televisão. Além disso, para ter sucesso, era necessário estudar apenas uma parte específica do país.
Nesse sentido, a organização considera apenas as preferências de determinado local e assim oferece soluções aos consumidores.
No entanto, à medida que a internet se tornou mais popular, as pessoas começaram a buscar informações sobre produtos e serviços online.
Por exemplo, alguém que deseja obter um crachá de identificação funcional, pode pesquisar na internet sobre qual o preço para adquirir um.
Isso muda a forma como as organizações expressam e formulam suas estratégias de marketing, pois precisam se adaptar aos novos hábitos de consumo do público.
É por isso que quando o usuário abre o navegador, é solicitado que ele identifique sua localização. Assim, todos são monitorados mesmo durante uma simples pesquisa no Google. É dessa forma que ele otimiza os resultados da pesquisa.
Para um melhor exemplo, alguém que mora no Brasil viajando para outro país e procurando uma empresa alimentação coletiva encontrará lugares alternativos em seu país, mesmo que não tenha atualizado sua localização.
Como usar o geomarketing nas demais estratégias?
A utilização dessas plataformas, utilizando GPS, facilita a exploração de mecanismos de rastreamento de clientes, seja diretamente, através da imagem de um vendedor, ou indiretamente. As melhores estratégias são:
Segmentar o público através do local
A segmentação de público por localização é um mecanismo de planejamento estratégico essencial para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de vendas.
Com a ajuda da informação disponível na plataforma online e da informação existente sobre a futura empresa, a equipe, profissional ou agência consegue segmentar o público-alvo pela abrangência geográfica da marca.
Posicionando lojas e escritórios físicos do ponto de vista de captação de consumidores, o planejamento estratégico analisa a extensão da rede logística.
Portanto, é preciso analisar até que ponto é viável a prestação de serviços, como aplicação de película protetora automotiva e outros tipos de atividades.
Ao demarcar um perímetro, deduz-se o perfil do público-alvo para o espaço segmentado, ao invés de contar com métodos mais gerais, desenvolve-se a estratégia com menor custo e rapidez, isso contribui para a produtividade.
Experiências personalizadas para os usuários
Válido tanto para sites quanto para aplicativos móveis, a experiência do usuário diz respeito à organização de informações e recursos visuais de forma a tornar a experiência agradável ao cliente, criando um percurso fluido e um esquema de cores harmonioso como um todo.
Para empresas que possuem diferentes abordagens em diferentes localidades, a utilização do geomarketing para adaptar a experiência do usuário na tela é essencial para grandes empresas.
A instância mais comum é em corporações multinacionais, que alteram o idioma da página com base na localização.
Essa localização é fornecida pelo endereço IP do usuário, bem como pelos cookies que são rastreados pelo dispositivo visitante. Esta informação é programada para gerar um comando que modifica automaticamente a URL do navegador.
Normalmente, esse tipo de mecanismo é indicado pela tag “/bbr” ou pela sigla do país no final do endereço do site. Em uma situação prática, o mecanismo fica evidente na primeira visita a uma página inicial, que solicita informações de localização.
Apesar de ser comum em grandes corporações que fabricam tela proteção apartamento, essa estratégia de geomarketing é econômica para empresas menores e pode ser necessária quando há o desejo de expandir fora do território.
E-mail marketing com integração a GPS
Essa é outra forma de Inbound Marketing, no entanto, este método também é utilizado no método tradicional de marketing de saída via e-mail, ele possui um componente de desempenho chamado geomarketing.
Combinado com o GPS, o método de envio de mensagens pode ser personalizado de forma mais específica. Incentivar leads e manter o interesse na empresa sem se tornar irritante ou intrusivo é uma tarefa difícil para qualquer empresa que tenta fazer marketing digital.
Na área de geomarketing, um e-mail é enviado com base no caminho do usuário. Dessa forma, os usuários são mais propensos a ir a uma loja física para verificar e fazer uma compra.
Estratégias de geotagging
Geotagging é um termo abrangente que abrange todas as estratégias de geomarketing que envolvem plataformas de mídia social que utilizam tags de localização.
A associação de uma foto a um endereço comercial é o princípio do geotagging, que emprega metatags e outros mecanismos dos buscadores com o objetivo de transformar a postagem de uma foto em um impulsionador de tráfego orgânico.
Outro exemplo de geotagging, desta vez relacionado aos mecanismos de busca, é uma ferramenta de registro de empresas no GPS de uma empresa. Maquetes de imagens de ruas, fotos do exterior da empresa e seus produtos estão todos associados ao local.
Quando alguém insere o endereço da rua onde a empresa está localizada, seja online ou nas redes sociais, os algoritmos que regem esses espaços automaticamente vinculam e direcionam o indivíduo para a empresa.
Quais os principais benefícios do geomarketing?
Essa estratégia, portanto, traz uma série de benefícios para as organizações, sendo os mais significativos:
Aumento significativo na receita das empresas
O aumento da receita é atribuído à redução de custos, e se forem realizadas ações com foco em um local específico, suas estratégias se tornam mais assertivas.
Tentar alcançar mais pessoas requer mais investimento e, muitas vezes, é ineficaz. Por outro lado, se as empresas buscam encontrar um consumidor específico, a lucratividade é muito maior.
Maior possibilidade de atrair clientes novos
Através do geomarketing, é possível reunir informações sobre o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia social.
Além da possibilidade de encontrar clientes em tempo real, também é possível entender a popularidade do negócio, que tem regiões com alto índice de abandono de carrinho.
Se uma companhia investir em campanhas de marketing precisas que levem o consumidor o que ele quer, quando ele precisa, onde ele precisa, será mais fácil convertê-lo sem gastar muito.
Utilização mais precisa da base de dados
Os instrumentos de coleta de informações sobre o público também servem para avaliar o aumento das vendas, levando em consideração a base de clientes, comportamento e localização, isso o ajudaria a aumentar a base.
Com base nesses dados, as empresas conseguem entender onde as pessoas estão comprando, quais são suas principais características, quem está comprando mais e outras informações valiosas.
Com isso, é possível estimular vendas, mudar estratégias de marketing, encontrar novas agências de distribuição e os melhores locais para abrir filiais.
Várias franquias conhecidas utilizam o geomarketing para determinar se um local vale ou não a pena abrir uma franquia.
É por isso que têm consistentemente boas vendas, pois suas unidades aparecem onde há um grande fluxo de interessados e potenciais clientes.
Considerações finais
O uso de táticas de geomarketing por qualquer empresa tem o objetivo de localizar, a um custo menor, pessoas que realmente tenham interesse em determinado produto ou serviço.
Essa é uma ação que pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio, independente do porte ou segmento de mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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