O termo “lançamento” é comumente conhecido por quem produz conteúdo na internet, mas o lançamento interno pode ser uma novidade para alguns.
Trata-se de uma estratégia de marketing utilizada por diversas empresas, desde infoprodutores até grandes empreendimentos, com o objetivo de engajar e fidelizar leads de uma base de dados e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) da empresa.
As vantagens e detalhes sobre esse método podem beneficiar até mesmo empresas que atuam com produtos físicos, como é o caso de uma fabricante de balcão refrigerado, onde esse negócio pode apresentar novos meios de vender o produto.
Contudo, para quem de fato deseja se especializar em lançamentos e popularizar a marca através deles, é fundamental compreender a fundo o que são lançamentos internos, quais os benefícios eles trazem para os negócios e como fazer um bom lançamento.
O que é lançamento?
Quem está no ramo de marketing digital, com certeza já ouviu falar do programa “Fórmula de Lançamento”, criado pelo americano Jeff Walker e liderado pelo divulgador Erico Rocha no Brasil.
O Fórmula de Lançamento ensina estratégias, modelos e dicas para que o infoprodutor realize lançamentos de infoprodutos.
Existem diversos modelos de lançamento dentro do Fórmula, como o lançamento relâmpago, o lançamento semente, o lançamento externo, o lançamento perpétuo, o lançamento de afiliados e o lançamento interno.
Cada um desses modelos atende a necessidades distintas do público-alvo que pretendem atingir, levando em consideração:
- Valores de investimento;
- Tempo de execução;
- Se o infoproduto já existe ou não;
- Popularidade e possibilidade de fidelização.
Porém, cada modelo de negócio pode proporcionar uma oportunidade de venda. Por exemplo, uma companhia especializada em telamento de casas e apartamentos pode elaborar um lançamento sobre uma nova tela de proteção para crianças.
Através das estratégias e modelos de lançamento, fica muito mais fácil obter altos números de leads interessados no que está sendo comercializado.
Qual o conceito de lançamento interno?
Lançamento interno é uma estratégia de marketing utilizada por empresas para promover um novo produto ou serviço exclusivamente para seus colaboradores, antes de disponibilizá-lo para o público em geral.
Essa tática tem como objetivo criar um buzz interno, gerando expectativa e entusiasmo entre os funcionários, que podem se tornar embaixadores da marca e divulgar o lançamento para amigos, familiares e redes de contatos.
O lançamento interno pode ser realizado de diversas formas, como através de eventos exclusivos para os colaboradores, apresentações em reuniões de equipe, distribuição de amostras e brindes, entre outras ações que envolvam a participação ativa dos funcionários.
Além de gerar engajamento e criar uma cultura de valorização interna, essa estratégia pode ajudar a identificar possíveis problemas ou ajustes necessários antes do lançamento oficial para o mercado.
No entanto, é fundamental ressaltar que o lançamento interno não substitui a necessidade de uma campanha de lançamento bem estruturada para o público em geral.
Entretanto, assim como em estratégias de marketing de uma uma empresa de piso vinílico para área externa, os lançamentos precisam ser bem estruturados.
Afinal, o lançamento interno é apenas uma das etapas da estratégia de marketing, que deve ser planejada com cuidado e executada de forma estratégica para alcançar o sucesso desejado.
Quais os benefícios do lançamento interno?
Dentre os diversos tipos de lançamento existentes, o lançamento interno destaca-se por trazer alguns benefícios importantes.
Um dos principais benefícios está no engajamento de uma base de leads, o que significa que a empresa pode manter uma proximidade maior com seu público, mantendo-se ativa junto a ele e mantendo-o informado sobre suas novidades.
Além disso, o lançamento interno também ajuda na validação do produto, permitindo que a empresa compreenda melhor o mercado e tenha uma ideia mais sólida sobre os gostos e comportamentos do seu público.
Isso, por sua vez, pode levar a um crescimento da audiência, pois se o produto for inovador e mantiver o interesse de um público já consolidado, há maiores chances dessas pessoas compartilharem e recomendarem a marca.
Por fim, o lançamento interno também pode levar a um faturamento maior e ajudar uma empresa de grama para campo de futebol, por exemplo, a crescer, se desenvolver e se estabilizar de uma forma saudável e escalável, conquistando o sucesso.
Saiba como executar um bom lançamento interno
Um lançamento interno, em síntese, se trata de uma estratégia de marketing que é voltada principalmente para a divulgação de muitos e variados produtos, assim como uma squeeze personalizada infantil, cursos, serviços ou projetos dentro da própria empresa.
Para que seja bem sucedido, é fundamental um bom planejamento, que envolve desde a definição dos objetivos até a escolha das ferramentas de comunicação mais adequadas.
Nesse sentido, o planejamento se torna uma etapa crucial para garantir a eficácia do lançamento interno, contribuindo para o engajamento e motivação dos colaboradores, além de potencializar os resultados esperados. Alguns passos essenciais são:
Conseguir engajamento com a base de leads
Essa etapa de preparação para o lançamento tem como objetivo engajar a base de leads, fornecendo materiais que os preparem para o novo produto.
Esses materiais podem incluir ebooks, artigos, vídeos e webinars relacionados ao produto que será lançado. É importante oferecê-los de forma periódica e com uma jornada bem definida, em vez de oferecer apenas um único material.
Para isso, é recomendado criar uma jornada de e-mails que ajude a preparar os leads para o lançamento. Dessa forma, eles estarão mais aptos a receber a oferta e a tomar a decisão de compra.
Realizar o PPL
O PPL, ou Pré-Pré-Lançamento, consiste em criar expectativas para o lead a respeito do produto que está por vir. É nessa etapa que se utilizam gatilhos mentais para gerar mistério e curiosidade no público.
É possível afunilar ainda mais os conteúdos oferecidos nessa fase, tornando-os mais específicos e direcionados, a fim de aumentar a sensação de expectativa e antecipação pelo lançamento do produto.
Etapa de pré-lançamento
Nesta etapa, os conteúdos são ainda mais específicos. Os Conteúdos de Pré-Lançamento, os CPLs, geralmente são vídeos elaborados para despertar o interesse do público e chamar sua atenção.
Recomenda-se a produção de três CPLs. O primeiro deve ser um vídeo apresentando uma oportunidade, abordando uma dor e uma possível solução para ela.
O conteúdo explora essa solução de forma encantadora, mostrando como pode ser aplicada no dia a dia, mas sem citar explicitamente o produto que será lançado.
O segundo CPL é produzido sabendo que o público já identificou a dor e precisa de uma solução. Desse modo, ele aborda como essa solução pode ser utilizada no cotidiano.
Por fim, o terceiro CPL mostrará os benefícios de um produto que pode ser desde um forro acartonado tabicado, até um curso sobre finanças pessoais, que oferece exatamente as soluções para o problema apresentado.
Execução do lançamento
A aplicação do método de lançamento de um produto envolve a apresentação dos seus valores e condições de pagamento, juntamente com a opção de compra já disponível no site da corporação.
O processo de lançamento pode variar de acordo com cada empresa, porém, é essencial que o carrinho de compras esteja pronto e que haja uma frequência constante de e-mails direcionados aos leads.
Essas estratégias de lançamento seguem a mesma regra do lançamento de produtos como mezaninos de madeira, pois ao instigar o público através das outras etapas, o processo de compra se torna algo natural para os leads.
Acompanhamento pós-lançamento
Por último, nesta fase, é feita a medição da aceitação do lançamento interno. É realizada a análise de vendas, a interpretação das avaliações e testemunhos.
Também é imprescindível avaliar o que deu certo e o que não deu certo na estratégia, para que possa ser utilizado como aprendizado em futuros lançamentos.
O sucesso de um lançamento interno pode trazer novas oportunidades de faturamento e aumento de lucros para a empresa.
É primordial que após uma estratégia bem-sucedida, a empresa possua recursos e soluções para manter sua organização e eficiência na geração de receitas, além de cumprir suas obrigações fiscais, como a emissão de notas fiscais.
O acompanhamento de pós-lançamento é semelhante ao pós–venda usada por empresas que atuam com instalação de porta de vidro ou qualquer outro tipo de produto ou serviço. Este processo é fundamental para garantir a fidelização do cliente a longo prazo.
Considerações finais
Por fim, os lançamentos internos são uma estratégia importante para promover mudanças e inovação dentro de uma organização. No entanto, para que sejam bem-sucedidos, é fundamental que haja um planejamento adequado e uma execução eficiente.
Além disso, é imprescindível que os líderes e gestores envolvidos tenham habilidades de comunicação e liderança, para motivar e engajar os colaboradores.
Quando bem executados, os lançamentos internos podem trazer benefícios significativos para a empresa, como aumento da produtividade, melhoria na qualidade dos serviços e produtos e fortalecimento da cultura organizacional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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