A história dos negócios, produtos e serviços é feita por eras, e essas eras determinam como devemos caminhar, e posso garantir para você que agora estamos vivendo a era do FOCO.
A história
Sua mãe já dizia:
“menino vai lá no seu Zé dos queijos comprar um quilo de queijo”
ou você mesmo já deve ter chamado alguém para ir em algum lugar que é bom em uma única coisa:
“Vamos tomar um caldo no rei do caldo”
Em algum momento da sua vida você já ouviu ou viveu isso.
Aqueles típicos comércios que são referência em um produto, isso. Onde somente lá, você vai encontrar o melhor produto desta categoria. Ou ainda aquele profissional que é excelência no ramo em que ele opera.
Mas com o tempo isso foi se perdendo, as pessoas queriam ser especialista em um monte de coisa e esqueceram as referências. e passaram a ser ‘multis’, eram bons em fazer de tudo um pouco.
Me lembro também que no início dos anos 2000 até meados de 2010 estava na moda o profissional que fazia de tudo, era o chamado multi-função ou multi-tarefa.
Ser Multi
Era uma maneira de renovação, pois as pessoas e as empresas queriam fugir do modelo de especialista em alguma coisa, ou daquele funcionário que só sabia fazer uma tarefa. Muitos falavam que o modelo de especialista era ultrapassado pois lembrava as linhas de montagens ou cozinhas do Mc Donalds, onde cada pessoa faz uma parte do processo. E na era da informática como foi conhecida (e esquecida a década de 2000), tudo tinha que ser multi.
Bem, acho que esqueceram também que esse é um método extremamente eficiente. Esse método era considerado ultrapassado pois na era da informática, como se falava, a pessoa tinha que ser multi.
Na verdade até acredito que algumas coisas podem ser eficientes sendo multi, eletrodomésticos talvez seja interessante sendo multi. Se bem que pra ser bom mesmo tem que ser único e com foco.
Pois bem, ser multi é uma coisa muito, mas muito errada (na minha opinião). Como uma única pessoa pode dar conta de várias coisas de forma eficiente??? Ok, mas tome cuidado para não querer ser especialista em algo que você não é bom.
DICA: você pode gostar do artigo: O Que Uma Marca Precisa Fazer Para Ser Lembrada?
Era do FOCO
Foi aí que as coisas mudaram, o tempo passou e as empresas perceberam que o certo mesmo era ter um profissional dedicado a cada área. O resultado vinha com muito mais facilidade quando você tem foco em alguma coisa.
Isso ilustra bem o que quero falar com você.
Escolha uma coisa
Tenha foco e força em uma coisa. Se você tem um comércio. Se você é um autônomo, se você fabrica algo, escolha um produto que você possa se tornar referência.
Não precisa abandonar os outros, mas você precisa ser lembrado sempre que alguém pensar no serviço que você presta, no produto que você vende, seja a referência.
Ter um ponto de referência vai tornar você mais conhecido, você será indicado e as vendas certamente irão aumentar.
E aí você tem um produto que possa ser referência? comenta ai.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.